logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dica de roteiro: tour pela região leste do estado de SP até a divisa do RJ | Qual Viagem Logo

paraty-107

Dica de roteiro: tour pela região leste do estado de SP até a divisa do RJ

15 de agosto de 2017

Feriados prolongados são perfeitos para viajar e aproveitar o tempo para fazer diversas atividades, entre elas descansar e conhecer lugares lindos facilmente acessíveis em curtos trajetos. Bem pertinho da capital paulista, a região leste do estado de São Paulo é uma boa opção para fugir do trânsito estressante e também da rotina do dia a dia. Por lá, estão situadas cidades de todos os tamanhos e gêneros, seja para o turismo religioso, aventureiro ou até mesmo para os fãs das praias.

Cunha

Foto por Caroline de Oliveira

Com certeza, Cunha merece uma visita especial, principalmente se o objetivo do visitante for esticar o percurso até Paraty, que está a apenas 46 km da estância climática paulista. Durante o caminho, faça algumas paradas para tornar o trajeto mais atraente. Em São José dos Campos, por exemplo, pare em um dos shoppings para fazer um lanche, descansar e até comprar algo que tenha esquecido. E aproveitando, a cidade é conhecida por ser o polo aeroespacial mais importante da América Latina, então conheça o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Parque Santos Dumont.

p-195-sjc_01_0596_p

MAB. Foto por Aniello de Vita

Ao sair de São José, continue a viagem até o Circuito da Fé, onde está localizada a maior basílica do Brasil e o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora no mundo. Já na estrada, você é atraído pela grandeza do santuário e sua beleza. Em Aparecida faça um passeio de teleférico e tenha uma vista panorâmica da cidade. Para finalizar sua passagem rápida, conheça o Museu de Cera.

aparecida-santuario-nacional-1

Foto por Caroline de Oliveira

E, por fim, siga até Cunha. Ao chegar à pequena, porém charmosa e acolhedora, cidade, o turista irá encontrar diversos ateliês de cerâmica. Além disso, também há duas igrejas principais (Rosário e Matriz) – cada uma delas datam as reformas pelas quais passaram e são os principais cenários para os maiores eventos da cidade. Cunha proporciona o turismo para diversos gostos: ecoturismo, aventura, contemplação de paisagens e até visitas a alambiques e cervejarias artesanais. Passe pelo menos dois dias na cidade, conhecendo os encantos e pontos interessantes do turismo, além de aproveitar o clima agradável.

cunha-igreja-do-rosario-4

Foto por Bruno Jeliel

Para viver as experiências do destino, uma dica de hospedagem é a Pousada Recanto das Girafas, localizada a 10 minutos de carro do centro histórico. O estabelecimento oferece ótimos chalés e um café da manhã simpático e delicioso.

A dica é sair de Cunha pela manhã para curtir o dia em Paraty. Portanto, ao partir, faça algumas paradas em atrações que você encontrará no trajeto, como capelas, o monumento Paulo Virgínio, a Pedra da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. E não se esqueça de fotografar dois momentos “imperdíveis”: uma cachoeira durante o caminho e a placa que sinaliza a divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

paraty-30

Foto por Caroline de Oliveira

O sinal de que você está perto de um dos Patrimônios Históricos Nacionais do Brasil é quando você passar em frente ao Alambique Engenho D’Ouro – que, por sinal, é ponto de parada obrigatório! O Engenho é um dos mais tradicionais do litoral. Conforme for seguindo pela estradinha, você também irá passar em frente ao parque temático Mini Estrada Real, que também merece visita.

paraty-35

Foto por Bruno Jeliel

Ao chegar a Paraty, caminhe pelas ruas de pedras do centro histórico e conheça do seu jeitinho o charme irresistível da cidade, as construções antigas, as lojas, as praias e a simpatia de quem mora por ali. Você também vai perceber como é grande o fluxo de turistas e encontrará com pessoas de todos os lugares, principalmente estrangeiros. Após conhecer tudo, pare em um dos muitos restaurantes, bares ou lanchonetes para almoçar, estabelecimentos para todos os gostos e de todos os valores. E, para não perder tempo e aproveitar o segundo dia com os melhores roteiros e paisagens, passe na Paraty Tours – agência de turismo no mercado há 25 anos – e compre seu roteiro. A agência oferece um leque de opções para o turista, que vão desde passeios históricos, culturais e de ecoturismo até a lua de mel, aventura, cachoeiras, mar, alambiques e muitos outros.

paraty-285

Foto por Bruno Jeliel

E que tal escolher uma pousada em frente ao mar para descansar? A Pousada Bella Mar, em frente à Praia Grande e a cinco minutos da Prainha (acesso somente por trilha) é uma ótima opção. Com os melhores preços, o lugar tem quartos confortáveis e com vista para o mar.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Bruno Jeliel

Comentários