Ícone do site Qual Viagem

Dica de roteiro: tour pela região leste do estado de SP até a divisa do RJ

Feriados prolongados são perfeitos para viajar e aproveitar o tempo para fazer diversas atividades, entre elas descansar e conhecer lugares lindos facilmente acessíveis em curtos trajetos. Bem pertinho da capital paulista, a região leste do estado de São Paulo é uma boa opção para fugir do trânsito estressante e também da rotina do dia a dia. Por lá, estão situadas cidades de todos os tamanhos e gêneros, seja para o turismo religioso, aventureiro ou até mesmo para os fãs das praias.

Foto por Caroline de Oliveira

Com certeza, Cunha merece uma visita especial, principalmente se o objetivo do visitante for esticar o percurso até Paraty, que está a apenas 46 km da estância climática paulista. Durante o caminho, faça algumas paradas para tornar o trajeto mais atraente. Em São José dos Campos, por exemplo, pare em um dos shoppings para fazer um lanche, descansar e até comprar algo que tenha esquecido. E aproveitando, a cidade é conhecida por ser o polo aeroespacial mais importante da América Latina, então conheça o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Parque Santos Dumont.

MAB. Foto por Aniello de Vita

Ao sair de São José, continue a viagem até o Circuito da Fé, onde está localizada a maior basílica do Brasil e o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora no mundo. Já na estrada, você é atraído pela grandeza do santuário e sua beleza. Em Aparecida faça um passeio de teleférico e tenha uma vista panorâmica da cidade. Para finalizar sua passagem rápida, conheça o Museu de Cera.

Foto por Caroline de Oliveira

E, por fim, siga até Cunha. Ao chegar à pequena, porém charmosa e acolhedora, cidade, o turista irá encontrar diversos ateliês de cerâmica. Além disso, também há duas igrejas principais (Rosário e Matriz) – cada uma delas datam as reformas pelas quais passaram e são os principais cenários para os maiores eventos da cidade. Cunha proporciona o turismo para diversos gostos: ecoturismo, aventura, contemplação de paisagens e até visitas a alambiques e cervejarias artesanais. Passe pelo menos dois dias na cidade, conhecendo os encantos e pontos interessantes do turismo, além de aproveitar o clima agradável.

Foto por Bruno Jeliel

Para viver as experiências do destino, uma dica de hospedagem é a Pousada Recanto das Girafas, localizada a 10 minutos de carro do centro histórico. O estabelecimento oferece ótimos chalés e um café da manhã simpático e delicioso.

A dica é sair de Cunha pela manhã para curtir o dia em Paraty. Portanto, ao partir, faça algumas paradas em atrações que você encontrará no trajeto, como capelas, o monumento Paulo Virgínio, a Pedra da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. E não se esqueça de fotografar dois momentos “imperdíveis”: uma cachoeira durante o caminho e a placa que sinaliza a divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Foto por Caroline de Oliveira

O sinal de que você está perto de um dos Patrimônios Históricos Nacionais do Brasil é quando você passar em frente ao Alambique Engenho D’Ouro – que, por sinal, é ponto de parada obrigatório! O Engenho é um dos mais tradicionais do litoral. Conforme for seguindo pela estradinha, você também irá passar em frente ao parque temático Mini Estrada Real, que também merece visita.

Foto por Bruno Jeliel

Ao chegar a Paraty, caminhe pelas ruas de pedras do centro histórico e conheça do seu jeitinho o charme irresistível da cidade, as construções antigas, as lojas, as praias e a simpatia de quem mora por ali. Você também vai perceber como é grande o fluxo de turistas e encontrará com pessoas de todos os lugares, principalmente estrangeiros. Após conhecer tudo, pare em um dos muitos restaurantes, bares ou lanchonetes para almoçar, estabelecimentos para todos os gostos e de todos os valores. E, para não perder tempo e aproveitar o segundo dia com os melhores roteiros e paisagens, passe na Paraty Tours – agência de turismo no mercado há 25 anos – e compre seu roteiro. A agência oferece um leque de opções para o turista, que vão desde passeios históricos, culturais e de ecoturismo até a lua de mel, aventura, cachoeiras, mar, alambiques e muitos outros.

Foto por Bruno Jeliel

E que tal escolher uma pousada em frente ao mar para descansar? A Pousada Bella Mar, em frente à Praia Grande e a cinco minutos da Prainha (acesso somente por trilha) é uma ótima opção. Com os melhores preços, o lugar tem quartos confortáveis e com vista para o mar.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Bruno Jeliel

Comentários

Sair da versão mobile