logo

Telefone: (11) 3024-9500

Artesanato com materiais naturais é destaque em Carolina (MA) | Qual Viagem Logo

20180321_121248

Artesanato com materiais naturais é destaque em Carolina (MA)

26 de abril de 2018

A cidade de Carolina, localizada na Chapada das Mesas, interior do Maranhão, já é nacionalmente conhecida por suas mesetas e a grande quantidade de nascentes que dão origem a rios e cachoeiras que banham a região e atraem turistas durante o ano todo.

Foto por Leonardus Borges

Foto por Leonardus Borges

Mas um aspecto ainda pouco observado é a tradição presente no artesanato, que aos poucos revelam a cultura do típico interiorano e sertanejo brasileiro. A originalidade no modo de fazer e a matéria prima local transformam-se em arte popular com identidade e capaz de diferenciar a cidade de Carolina dos demais destinos das chapadas brasileiras.

Foto por Leonardus Borges

Foto por Leonardus Borges

Sobre isso, falamos do artesanato feito em palha de milho, do capim dourado, do crochê, das fibras de palmeiras nativas como o tucum, buriti entre outras. O destaque vai para a boneca feita em palha de milho de nome “Carolina”. Essa boneca, que é a preferida entre os visitantes, também é uma referência direta ao nome da cidade, que por sua vez é uma homenagem à esposa de Dom Pedro I, a imperatriz Carolina Josefa Leopoldina.

Foto por Leonardus Borges

Foto por Leonardus Borges

Foi pensando em fortalecer os artesãos da cidade turística de Carolina que a Prefeitura Municipal de Carolina criou a Feira do Cerrado, que funciona em data programada durante a noite no centro histórico da cidade.

Foto por Leonardus Borges

Foto por Leonardus Borges

A feira, que também conta com a apresentação de danças tradicionais, se tornou um atrativo à parte para os visitantes e moradores e vem contribuindo para a geração de renda para as famílias locais ao mesmo tempo em que coloca o turista em contato direto com a cultura popular e tradicional do município. Vale a pena conferir.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Leonardus Borges

Comentários