logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uma viagem literária pelo sul da Inglaterra | Qual Viagem Logo

Bleak House, Broadstairs, Kent, England

Uma viagem literária pelo sul da Inglaterra

4 de fevereiro de 2021

Os amantes da literatura podem seguir os passos dos melhores escritores, dramaturgos e poetas da Grã-Bretanha numa incursão cultural pelo sul da Inglaterra:

Christopher Marlowe – Kent

Marlowe é um conhecido dramaturgo e poeta inglês do século 16, um protagonista do período do teatro elisabetano e fonte de inspiração para William Shakespeare. O autor de O Judeu de Malta e Tamburlaine nasceu em 1564 em Canterbury, Kent, onde também passou parte de sua juventude. Os fãs de Marlowe podem seguir seus passos em uma rota de caminhada que explora construções ligadas ao dramaturgo, enquanto investigam as circunstâncias misteriosas de sua trágica morte.

Charles Dickens – Hampshire e Kent

Foto por iStock / Jacek_Sopotnicki

Foto por iStock / Jacek_Sopotnicki

O autor de Oliver TwistGrandes Expectativas David Copperfield não precisa de introdução. Seu local de nascimento em 1812, em Portsmouth, Hampshire, agora é um museu que abriga uma série de itens pessoais do escritor. Uma coleção de 14 endereços frequentados pelo autor também pode ser descoberta na Dickens Trail, incluindo a primeira estátua pública do autor na Guildhall Square.

Dickens passou parte de sua vida em Kent, durante a infância e em parte da vida adulta. Quando criança, viveu em Sheerness e Chatham. Nos últimos 15 anos de vida, morou em uma casa chamada Gad’s Hill Place, localizada na vila de Higham, não muito longe de Rochester. A residência é agora uma escola, com tours disponíveis em datas selecionadas. Uma rota de caminhada circular explora Higham e uma série de locais importantes conectados a Dickens, assim como Broadstairs.

Foto por iStock / CBCK-Christine

Foto por iStock / CBCK-Christine

Dickens usou a Bleak House, listada como Patrimônio Grau II, com vista para a cidade, como uma casa de férias. Os visitantes também podem ver uma coleção fascinante de memorabilia no Dickens House Museum, que dizem ter servido de inspiração para a casa de campo de Betsey Trotwood em David Copperfield.

Virginia Woolf – East Sussex

A autora de Orlando, Mrs. DallowayAo Farol nasceu em Londres em 1882. Em 1919, ela e seu marido Leonard compraram uma propriedade do século 17 chamada Monk’s House, localizada na vila de Rodmell, em East Sussex. É um local idílico, cercado por vegetação, que foi usado como residência de campo por Virginia Woolf e frequentado por outros membros do Bloomsbury Group, o famoso círculo intelectual de escritores e artistas da época.

Quando a casa de Virginia em Londres foi danificada por um bombardeio em 1940, ela e o marido mudaram-se para Rodmell em caráter permanente. Após sua morte em 1941, as cinzas da escritora foram enterradas no jardim da casa, onde seu túmulo ainda está hoje. A cerca de 16 quilômetros dali fica a Charleston Farm, outro ponto de encontro do Bloomsbury Group, onde morava a irmã de Virginia Woolf, Vanessa Bell, o marido dela, Clive, e Duncan Grant (um artista do grupo).

Sir Arthur Conan Doyle – Hampshire e East Sussex

Sir Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo em 1859, mas foi na época em que morava em Portsmouth e trabalhava como médico que criou o personagem Sherlock Holmes no romance intitulado Um Estudo em Vermelho. A casa do escritor não existe mais, mas o museu local dedicou uma seção a ele intitulada Conan Doyle Collection.

Doyle passou os últimos 23 anos de vida com sua segunda esposa em Crowborough, East Sussex, em uma residência chamada Windlesham Manor. A construção ainda existe, mas tornou-se uma casa de repouso para idosos. Dentro da Área de Grande Beleza Natural de Weald, em Crowborough, há também uma estátua dedicada ao escritor, que está enterrado no cemitério da All Saints Church em Minstead Village, New Forest National Park.

Jane Austen – Hampshire, Somerset, Dorset e West Sussex

Jane Austen, autora de Razão e SensibilidadeEmma e Orgulho e Preconceito, é uma das escritoras britânicas mais queridas de todos os temposEla nasceu em 1775 na vila de Steventon, Hampshire, embora infelizmente seu local de nascimento tenha sido demolido no século XIX. Em 1801, seu pai, que era pastor anglicano, decidiu se aposentar do serviço e se mudou com sua família para Bath, uma elegante cidade termal frequentada pela alta sociedade britânica. Os visitantes podem descobrir mais no Jane Austen Centre, que explora a vida e a época da escritora na cidade.

Austen ficou duas vezes em Lyme Regis, uma charmosa cidade de Dorset localizada na Jurassic Coast, onde ela ambientou parte de seu romance Persuasão. O Lyme Regis Museum guarda uma série de objetos relacionados à sua presença na região. Há também um pequeno jardim elevado dedicado à romancista no final da Marine Parade, perto da orla marítima.

Depois que seu pai morreu em 1805, Austen se mudou com a mãe e a irmã para a Stanford Cottage, em Worthing, West Sussex. Em 1807, as três mulheres retornaram a Hampshire para se estabelecerem em Southampton, onde locais relacionados à autora podem ser encontrados seguindo a Jane Austen Heritage Trail.

Foto por iStock / AmandaLewis

Foto por iStock / AmandaLewis

Em 1809, Austen mudou-se com a mãe e a irmã para a aldeia de Chawton em Hampshire, onde passou os últimos oito anos de sua vida. Agora o Jane Austen House Museum, sua antiga residência, é um local de peregrinação emocionante para entusiastas da literatura, que muitas vezes combinam a viagem com uma visita ao túmulo da escritora na Winchester Cathedral, a 36 quilômetros de distância.

Joseph Conrad – Essex e Kent

Considerado um dos maiores escritores de língua inglesa de todos os tempos, Joseph Conrad nasceu na Polônia em 1857 e mais tarde se naturalizou cidadão britânico. O autor de obras-primas como Coração das TrevasLord Jim e Nostromo era particularmente adepto da criação de histórias ambientadas em locais exóticos e no mar, extraídas da sua experiência como oficial da Marinha Mercante.

Depois de viajar por alguns anos, Conrad se estabeleceu com sua esposa em Stanford-le-Hope, uma cidade na foz do rio Tâmisa, no condado de Essex. Durante a sua permanência em terras britânicas, Conrad viveu em duas casas. Consta que uma delas estaria localizada no extremo sul da estrada Victoria, perto da estação de trem, embora nunca tenha sido identificada com certeza. A segunda era uma antiga casa de madeira na área rural de Ivy Walls, na Billet Lane, que foi demolida na década de 1950 e substituída por uma casa de tijolos, que ainda existe.

Conrad, que morreu em 1924, passou os últimos anos de sua vida em Bishopsbourne, uma vila na Área de Beleza Natural Excepcional de Kent Downs. Essa antiga propriedade agora leva o nome de Conrad Hall e é usada como sede da prefeitura local. O corpo do escritor está enterrado com o de sua esposa no cemitério de Canterbury, com seu nome completo gravado na lápide: Joseph Teodor Conrad Korzeniowski.

Thomas Edward Lawrence – Dorset

É mais provável que os visitantes conheçam T. E. Lawrence por seu pseudônimo: Lawrence da Arábia. Nascido no País de Gales em 1888, ele foi um oficial do exército britânico que se tornou famoso por liderar a revolta árabe contra os turcos durante a Primeira Guerra Mundial. Também escritor, deixou obras de destaque, incluindo Os Sete Pilares da Sabedoria (suas memórias) e uma tradução da Odisseia, de Homero

Após sua dispensa do serviço militar, Lawrence aposentou-se e foi viver em Clouds Hill, na zona rural de Dorset, onde ficou até sua morte em um acidente de motocicleta. Ele está enterrado na aldeia de Moreton, no cemitério da igreja de Saint Nicholas. Na igreja de Saint Martin em Wareham, do século 11, há também uma estátua de Lawrence, criada pelo artista oficial de guerra britânico, Eric Kennington.

Thomas Hardy – Dorset

Autor de Tess dos Urbervilles e Judas, o Obscuro, Hardy foi um romancista e poeta muito crítico da sociedade de seu tempo. Ele passou a maior parte de sua vida no condado de Dorset, onde nasceu em 1840. Seu local de nascimento, Hardy’s Cottage, pode ser encontrado perto de Dorchester, assim como a Max Gate, outra residência anterior e que ele mesmo projetou. Hardy também era amigo de T. E. Lawrence e o visitava regularmente em Clouds Hill.

Após sua morte, Hardy teve dois funerais. Seu coração descansa em Dorset, no cemitério da igreja de St Michael em Stinford, perto de Dorchester, ao lado de outros membros de sua família, e suas cinzas estão enterradas no Poets’ Corner na Abadia de Westminster. Se os visitantes quiserem saber mais sobre os lugares relacionados ao escritor, um projeto chamado Hardy Country também explora muitos locais conectados ao escritor.

Agatha Christie – Devon

A rainha dos romances de mistério nasceu em 1890 em Torquay, um conhecido balneário de férias no condado de Devon, localizado na Riviera Inglesa. Ashfield, a casa onde nasceu, foi demolida em 1960, mas há uma placa na Barton Road que lembra o local. No Torquay Museum, os visitantes também podem explorar uma exposição dedicada à escritora.

Também em Devon, cerca de dez quilômetros ao sul, fica Greenway, a casa de férias de Agatha Christie. É uma impressionante mansão em estilo georgiano, cercada por jardins exuberantes e banhada pelo rio Dart, que pertenceu à escritora até sua morte. Para a escritora, era o “lugar mais lindo do mundo” e é fácil concordar com ela. Aqueles que desejam aprender mais sobre a vida e as obras de Agatha Christie podem se inspirar nesse itinerário, que inclui os principais locais associados à romancista mais vendida do mundo.

Samuel Taylor Coleridge – Devon e Somerset

O grande poeta foi um dos fundadores do Romantismo inglês e nasceu em 1772 em Ottery St Mary, em Devon. Seu local de nascimento na Old School House foi demolido no século 19, mas uma placa memorial está agora no local, que faz parte do Grandisson Court. Coleridge foi batizado na igreja local de Saint Mary, onde seu pai era pastor, e por algum tempo frequentou a King’s School na cidade.

Por três anos, desde o final de 1796, Coleridge viveu em uma casa na vila de Nether Stowey, Somerset, onde escreveu suas obras mais importantes, incluindo A Balada do Velho Marinheiro, Christabel Kubla Khan. O prédio agora é chamado Coleridge Cottage e, apesar de funcionar como pousada durante o século 19, agora foi restaurado para revelar muitas de suas características originais.

William Wordsworth – Somerset

Outro poeta fundador do movimento romântico inglês, Wordsworth nasceu em 1770 em Cockermouth, Cumbria, no norte da Inglaterra. Amigo e colaborador de Coleridge, Wordsworth também se estabeleceu em Somerset por um ano em 1797 e viveu em uma propriedade chamada Alfoxton House, que existe até hoje na vila de Holford, a 5 quilômetros de Coleridge Cottage. Durante esse período, os dois escritores publicaram seus famosos trabalhos Lyrical Ballads. A Alfoxton House pode ser visitada como parte do Coleridge Nature Walk, um itinerário circular que começa e termina em Nether Stowey, como as caminhadas no campo que Wordsworth e Coleridge faziam centenas de anos atrás. Os amantes da literatura e fãs de Lake District também podem se inspirar nesse itinerário final de Wordsworth.

Rosamunde Pilcher – Cornwall

Mesmo que ela não seja uma autora clássica, os visitantes podem estar familiarizados com Rosamunde Pilcher, já que os dramas de televisão baseados em seus romances são regularmente transmitidos em todo o mundo. A escritora, que vendeu mais de 60 milhões de livros, nasceu em 1924 em Lelant, Cornwall, e muitas de suas obras se passam no condado. Pilcher viveu na Escócia de 1946 até sua morte em 2019 – nunca mais voltou a morar em Cornwall, embora sua casa de infância tenha servido de inspiração ao longo de sua carreira de escritora. Uma popular série da televisão alemã chamada Rosamunde Pilcher é filmada em Cornwall, exibindo uma série de locais icônicos no condado e criando um círculo crescente de fãs de suas obras românticas.

David Herbert Lawrence – Cornwall

Durante a Primeira Guerra Mundial, entre o final de 1915 e 1917, o autor do romance erótico O Amante de Lady Chatterley viveu com sua esposa Frieda em Zennor, Cornwall. No começo, ele viveu no pub da vila, o Tinners Arms, e mais tarde alugou uma casa chamada Higher Tregerthen, que também existe até hoje. Nascido em Nottinghamshire, DH Lawrence amava a Cornwall, algo que se refletiu em seus trabalhos posteriores. Infelizmente, porém, ele e sua esposa – que era de origem alemã e parente distante do ás da aviação da Primeira Guerra Mundial Manfred von Richthofen (conhecido como Barão Vermelho) – foram acusados de espionagem e expulsos do condado.

Mais informações em: visitbritain.com/br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Thanet District Council / © VisitBritain

Comentários