logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ouro Preto abre programação de seu primeiro festival natalino | Qual Viagem Logo

Ouro Preto abre programação de seu primeiro festival natalino

10 de novembro de 2022

Um dos mais belos e procurados destinos históricos do Brasil, a cidade de Ouro Preto ganha mais encanto e magia neste sábado, 12 de novembro. Uma megaestrutura na Praça Tiradentes, que inclui uma árvore com altura superior a um prédio de oito andares, será iluminada a partir das 19 horas, marcando a abertura do Natal Luz. O festival promete atrair 50 mil visitantes à cidade até 8 de janeiro de 2023, com programação de shows, oficinas e espetáculos gratuitos.

Neste sábado, população e os visitantes poderão curtir o Palco Cultural, a Casa do Papai Noel e a Vila do Artesanato. O ator Eriberto Leão , embaixador do Natal Luz de Ouro Preto, vai subir ao palco às 22 horas e cantar para a plateia.

Além da estrutura iluminada por luzes de LED, o Natal Luz receberá até janeiro apresentações teatrais, cortejos e apresentações de bandas e orquestras locais, músicos covers e um tributo à artista Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo em 2021. Ao contrário dos grandes eventos de fim de ano espalhados pelo Brasil, o Natal Luz terá programação 100% gratuita, aberta para todos os públicos.

A inauguração oficial do festival “Natal de Luz Ouro Preto” aconteceu na manhã da última terça-feira, 8 de novembro, em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, integrantes da área cultural estadual e patrocinadores.

A Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), Marília Palhares, destacou durante a abertura do evento que mais que uma simples iluminação, o evento evoca a paz, após o longo período pandêmico. “Nós precisamos investir nela [a paz], e Ouro Preto vai renovar esse ambiente da paz”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, chamou a atenção para o fato de a festa de Natal preencher uma lacuna no calendário cultural do município, que oferece atividades ao longo do ano,  mas que não possuía programação própria para as festas de fim de ano. É a primeira vez que Ouro Preto recebe um projeto natalino expandido à abrangência estadual e nacional, o que fomenta, ainda mais, a geração de emprego e renda no município.

A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, disse que a escolha de Ouro Preto, cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, não só contribui para o evento em relação ao cenário patrimonial material, como também apresenta ao mundo “uma diversidade muito grande, imensurável, em relação à memória, à cultura imaterial”.

O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade.  A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas.

A grande diferença do festival de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação será de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil. O Natal Luz de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história do belíssimo cenário.

Tradição dos presépios

A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz de Ouro Preto com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.

O Grupo de Pastorinhas é o mais tradicional de Ouro Preto. A grande mestra, dona Ciata, recebeu o grupo de sua mãe e o conduziu por mais de 50 anos. Hoje é coordenado por Maria José Germano, a “Ica”, do qual participou desde a infância e hoje tem a responsabilidade de manter viva a manifestação. Eles se apresentam com instrumentos de percussão, que dão muito ritmo e alegria à apresentação.

O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote.

O Natal Luz de Ouro Preto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.

Embaixador do evento

O ator Eriberto Leão se diz honrado em participar como embaixador do Natal Luz de Ouro Preto. “Eu fui convidado para ser o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto e claro que eu disse sim. Sim para esse importante evento. Para mim é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil. Cidade que leva o título de patrimônio mundial. E eu estou pronto como embaixador para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil”, ressalta Eriberto. Ele vai ser o responsável por divulgar o evento por todo o país.

Serviço

Natal Luz de Ouro Preto

Data: 12 de novembro a 8 de janeiro

Confira programação completa no site: natalluzdeouropreto.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Ane Souz

Comentários