logo

Telefone: (11) 3024-9500

Irkutsk: puro charme na Rússia | Qual Viagem Logo

View of the city of Irkutsk, Orthodox churches. Built in the early nineteenth century. Siberia, Russia

Irkutsk: puro charme na Rússia

11 de outubro de 2017

2017 está acabando e logo logo entrará 2018, o ano que não promete muitas emendas de feriados e, mas, trará consigo a Copa do Mundo FIFA, que será sediada na Rússia. Essa é oportunidade de visitar um dos maiores países do mundo (em território), assistir um dos campeonatos mais importantes, e também conhecer uma cidade com jeitinho de interior e bem aconchegante e acolhedora: Irkutsk, a capital da Sibéria oriental.

IRKUTSK, RUSSIA - JULY 07, 2016: 130 Kvartal quarter (Irkutsk Sloboda) is a specially created area of historic buildings in the center of Irkutsk, Russia.

Foto por iStock / saiko3p

Se você está procurando por grandes marcas, comércios e alimentação, pode ficar nas cidades principais e mais famosas, como Moscou e São Petersburgo. Apesar dessas grandes marcas ainda não terem chegado na cidade – o que acaba completando todo seu charme e característica – o destino não deixou de ser uma das paradas mais populares da Transiberiana.

Kirkirey, Irkutsk region, Russia  - July, 29,2016: Baikal Express. Tourist train travel. Organised tour of Circum-Baikal Railway. Route passes through picturesque shore of deep lake

Foto por iStock / zhaubasar

Com população mais amistosa e sorridente e arquitetura do século 19, esses são apenas alguns detalhes que tanto encantam os turistas que a visitam. Em 1879, aconteceu um grande incêndio na cidade, resultando na metade das casas queimadas, mas mesmo assim sua arquitetura não perdeu nem um pouco do seu charme, e muito menos a alegria dos moradores, que vêm se adequando cada vez mais para receber turistas – ainda é difícil encontrar alguém que fale inglês, mas com um pouquinho de esforço você consegue se comunicar.

Irkutsk, Russia - September 17, 2016: Street with typical Russian log cabins located in the Irkutsk Sloboda (130 Quarter).

Foto por iStock / Trots1905

Entre os passeios obrigatórios, após caminhar pelo centro histórico, está a visita ao lago mais profundo do mundo na Ilha Olkhon. O Lago Baikal, ou melhor, o Lago Rico (tradução do russo), é um dos importantes do mundo, e se tornou um símbolo natural da Rússia. Também chamado de O Olho Azul da Síberia, sua profundida atinge até 1.642 metros e foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996.

Cape Burkhan in Olkhon island, lake Baikal, Siberia, Russia

Foto por iStock / asafta

O lago é uma verdadeira atração em todos as estações do ano, especificamente no inverno quando, além dele ficar completamente congelado, os moradores aproveitam para atravessar outras ilhas de carro passando por cima do gelo. No verão, quando as temperaturas podem atingir até 15°C, os moradores aproveitam nas margens do rio. Olkhon é a quarta maior ilha fluvial do mundo e abriga outra atração: a rocha Shamanka.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / sfreestee

Comentários