logo

Telefone: (11) 3024-9500

FUTEBOL: clubes encantam multidões | Qual Viagem Logo

FUTEBOL: clubes encantam multidões

15 de setembro de 2014

Museus dos principais times do mundo já atraem mais público do que alguns dos mais tradicionais que expõem as maiores criações artísticas da história da humanidade. Amantes do futebol cada vez mais realizam tours em famosos estádios da Europa e de outros países ao redor do planeta.

Por Roberto Maia.


Arenas super modernas, títulos, craques estrelados e seus contratos milionários, além de uma legião de fãs espalhados pelos quatro cantos da Terra. Poucas coisas no mundo causam tanta paixão e emoção como times de futebol. Os gigantes desse esporte fascinam não apenas pelas conquistas, mas pela moderna infraestrutura e conforto proporcionado aos torcedores. Nomes como Milan, Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Bayern de Munique se popularizaram em escala global e tornaram-se grandes atrações turísticas em suas cidades. Qual Viagem reuniu algumas das maiores legendas do futebol mundial que abrem seus estádios e mostram seus troféus aos apaixonados torcedores.

barcelonaBARCELONA

Um dos mais visitados do mundo, o museu do campeoníssimo FC Barcelona de Messi e Neymar mostra a história e os valores do Barça. A vitrine com os principais troféus é uma das mais concorridas atrações da cidade de Barcelona. As taças dos 22 campeonatos espanhóis e das quatro Ligas dos Campeões da Europa ocupam lugar de destaque. Interativo e repleto de componentes tecnológicos de multimídia, apresenta os maiores jogadores, a histórica e os títulos conquistados. Quatro salas temáticas mostram os valores fundamentais do clube: identidade catalã, a universalidade, compromisso social e democracia. A mais recente novidade é um espaço no museu Camp Nou Experience dedicado a Leo Messi. Lá estão expostas as quatro Bolas de Ouro e as duas Chuteiras de Ouro conquistadas pelo craque argentino.

Camp Nou

O estádio que em catalão significa “Campo Novo” foi inaugurado em 1957 e, atualmente, tem capacidade para receber 99,7 mil torcedores. Um tour pelo estádio passando pelo gramado, vestiários e área de imprensa completam o roteiro que, claro, termina na loja de artigos esportivos alusivos ao clube. Funciona de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 19 horas; e aos domingos e feriados, das 9h30 às 14h30. Os ingressos para a visitação podem ser adquiridos através do site. Informações: www.fcbarcelona. com/camp-nou/museum

BocaBOCA JUNIORS

Programa obrigatório para qualquer torcedor apaixonado em visita a Buenos Aires, o estádio do Clube Atlético Boca Junior é considerado um dos templos do futebol sul-americano. No local também está o chamado Museu Boquense com a exibição dos principais troféus conquistados pelo clube, onde os visitantes conhecem a rica história de mais de 100 anos do Boca através das várias exposições multimídia e banco de dados interativo. La Bombonera -Localizado na Calle Brandsen, distante apenas duas quadras do turístico Caminito, o antigo estádio inaugurado em 1938, tem capacidade para receber atualmente 49 mil torcedores. O apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. Quem quiser conhece-lo pode aproveitar um tour guiado que passa pelas arquibancadas, vestiários, sala de imprensa e termina com uma volta em torno do campo. Funciona diariamente das 10h às 18h. Porém, o horário muda de acordo com os jogos. Informações: www.museoboquense.com

REal MadridREAL MADRID

Em 112 anos de história, o Real Madrid acumulou uma invejável coleção de troféus que o coloca no topo do futebol mundial. A bola de ouro conquistada em 2013 por Cristiano Ronaldo já faz parte da exposição no museu do clube merengue, que recebe quase o mesmo número de visitantes que o Museu do Prado, o principal na Espanha e um dos mais famosos do mundo. Apresentações multimídia contam as glórias do passado e do presente do clube. Santiago Bernabeu – Inaugurado em 1947, o estádio do Real tem 85 mil lugares mas já prepara uma ampla reforma que irá moderniza-lo e ampliar sua capacidade para cerca de 100 mil espectadores.

O tour começa com um passeio até o ponto mais alto do estádio, local com vista panorâmica do “templo madridista”. Depois, parada obrigatória na sala de troféus com mais de 10 mil peças. No final, passagem pelo gramado com direito a sentar nos bancos dos jogadores, visita aos vestiários e à sala de entrevistas à imprensa, terminando na loja de produtos do clube. As visitas acontecem diariamente – menos no Natal e no Reveillon. Em dias de jogos, a visita fica restrita a até cinco horas antes do começo da partida e sem acesso aos vestiários. Informações: www.realmadrid.com

Manchester_United_FC_crest.svgMANCHESTER UNITED

O museu do Manchester United apresenta, em três andares, uma coleção dos principais troféus conquistados pelo clube. A exposição inclui não somente as taças, mas camisas e objetos históricos. O passado e o presente do United, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, são apresentados com o uso de tecnologia de ponta. O local que
chama mais a atenção é o memorial dedicado à maior tragédia da história do clube inglês, um acidente aéreo em que morreram 28 pessoas entre dirigentes e jogadores, em 1958, nas proximidades de Munique. Estádio Old Trafford – Apelidado de “Teatro dos Sonhos”, o estádio localizado na cidade de Manchester é o segundo maior da Inglaterra, com capacidade para 76,2 mil pessoas. No museu, painéis contam cada detalhe da história do estádio e um espaço especial é dedicado aos grandes ídolos que fizeram história vestindo a camisa do time. Ao final do passeio, o visitante recebe um certificado especial como lembrança de sua passagem por lá. As visitas podem ser realizadas diariamente, exceto nos feriados e em dias de jogos. Informações: www.manutd.com

Logo_FC_Bayern_München.svgBAYERN DE MUNIQUE

Com 3 mil metros quadrados, o museu do FC Bayern, o Erlebniswelt, guarda todas as taças conquistadas pelo clube bávaro, entre elas as quatro da Liga dos Campeões da Europa, além de outros objetos ligados à história do time. O troféu do Campeonato Mundial Interclubes da Fifa 2013, disputado no Marrocos e conquistado pelo Bayern, ocupa lugar de destaque no museu. Importantes jogadores do clube e da Alemanha, como Karl-Heinz Rummenigge, e do atual elenco – entre eles o brasileiro Rafinha – também estão representados no museu. Moderno e interativo, conta a história e os detalhes dos títulos conquistados pelo Bayern, através de exposições e filmes que mostram o percurso do clube desde a sua criação em 1900. Allianz Arena – O moderno estádio construído para a abertura da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, tem o formato de um imenso pneu e muda de cores conforme os jogos. Inaugurada no final de abril de 2005, tem capacidade para 71 mil espectadores. O outro time da cidade, o TSV 1860 Munique, também manda seus jogos no local. Aberta durante o ano todo, a arena tem sete níveis, onde estão centros comerciais. Um grande parque ecológico envolve todo o complexo. Informações: www.fcb-erlebniswelt.de

1024px-Borussia_Dortmund_logo.svgBORUSSIA DORTMUND

Fundado em 1909, uma das mais tradicionais equipes da Alemanha foi vice-campeã da Champions League de 2013, torneio de clubes mais importantes do mundo. Devido ao uniforme preto e amarelo, o símbolo do clube é a abelha Emma Biene. Westfalenstadion – Chamado de “O Templo”, o estádio foi construído para a Copa do Mundo de 1974 e totalmente
modernizado para o Mundial de 2006. A arena pode receber 80,7 mil espectadores e é um verdadeiro “caldeirão” quando o Borussia joga. Localizado no sul de Dortmund, o espaço fica
perto do Westfalenhallen, um complexo que reúne hotel, pavilhões de exposições e ginásio. As visitas ao estádio apresentam as instalações, que contam com camarotes VIP com uma visão total do campo, um museu rico em objetos e imagens relacionadas ao Borussia, além de um restaurante elegante e uma loja de souvenirs do clube. Informações: www.bvb.de

20100903200634!Juventus_F.C._LogoJUVENTUS

Clube mais popular da Itália e maior vencedor de campeonatos nacionais – Lega Calcio -, a Juventus é carinhosamente chamada de “A Velha Senhora”, por ser um dos times mais antigos do país europeu, com fundação em 1897. Devido ao uniforme alvinegro, o mascote é uma zebra. Juventus Stadium – Arena mais moderna da “Terra da Bota”, o estádio é a nova atração turística de Turim. O empreendimento é uma reconstrução do antigo estádio Delle Alpi, com capacidade para 41 mil visitantes. O espaço oferece áreas para eventos e um exclusivo lounge com serviços de atendimento impecável, que permite ao visitante assistir as partidas e dispor de um menu a la carte de pratos regionais e bebidas. A arena apresenta visitas com guias de segunda à sexta, exceto às terças. As reservas podem ser feitas pelo site. O tour percorre o túnel e vestiário dos jogadores, áreas de imprensa e o museu. Informações: www.juventus.com

paris st germain logoPARIS ST. GERMAIN

De história recente com 43 anos de fundação, o clube tem apresentado uma ascensão meteórica, sendo o atual campeão francês. Dono de um elenco milionário de jogadores, o time tem como mascote a animada lince Germain. Les Parcs des Princes – O moderno estádio, localizado no oeste da cidade, tem capacidade para 54 mil espectadores. A arena, que foi reformada e ganhou instalações sofisticadas, oferece visitas programadas, passando pelos vestiários, campo de jogo, sala de troféus e a loja oficial do clube. O tour acontece às quartas, sextas e sábados, com possibilidade de reversas por telefone e pela internet. Informações: www.psg.fr

arsenal-fc-logoARSENAL

Localizado em Holloway, no norte de Londres, o Arsenal conquistou a Premier League (campeonato inglês) 13 vezes ao longo de seus 128 anos. Seu mascote é o simpático Gunnerssaurus, um dinossauro que leva o apelido do clube, os “Gunners”. Emirates Stadium – Inaugurada em 2006, com capacidade para cerca de 60,5 mil visitantes, a arena é uma das maiores e mais modernas do Reino Unido. Para deixar os torcedores se sentirem em casa, o clube oferece um tour agradável pelas dependências sofisticadas do espaço. Um guia leva os turistas e aficionados aos vestiários, campo de jogo e sala de entrevistas coletivas. O objetivo é proporcionar uma sensação parecida com a dos jogadores. Informações: www.arsenal.com

chelsea-logoCHELSEA

Apesar de ser fundado em 1905 e com alguns títulos há décadas passadas, os “Blues” – referência ao uniforme azul – são reconhecidos como um dos principais clubes do planeta nos últimos anos. O clube do magnata russo Roman Abramovich tem como símbolo o afável leão Stanford, nome do estádio da equipe. Stamford Bridge – Apesar de ter sido construída em 1877, a arena é uma das mais charmosas e sofisticadas da Inglaterra. Com capacidade para 50 mil torcedores, a casa do Chelsea é o mais central dos estádios de Londres. É possível agendar pela internet uma visita guiada, com exceção de datas de jogos. Pacotes permitem ao público conhecer áreas como gramado, acentos, vestiário, museu do clube, sala de imprensa e um almoço no charmoso Frankie Sports Bar and Grill, situado na própria arena. Informações: www.chelseafc.com

MILANMILAN E INTERNAZIONALE

A cidade italiana de Milão, conhecida como principal destino mundial da moda e do design, também pode ser chamada de templo do futebol. Como em pouquíssimos locais do mundo, um mesmo estádio recebe jogos dos dois clubes adversários ferrenhos da cidade: o Internazionale e o Milan. San Siro – Principal estádio da Itália, o Giuseppe Meazza – nome de um antigo jogador e ídolo das duas torcidas -, mais conhecido como San Siro, foi inaugurado em 1926, e tem capacidade para 80 mil torcedores. Inicialmente recebia apenas jogos da  nternazionale, até que em 1947, o Milan também passou a mandar seus jogos no local.

Internazionale@2.-logo-70'sO Museu do San Siro conta a história dos dois clubes. Além da visita ao museu também é possível fazer um passeio para percorrer o estádio que está entre os maiores da Europa. O museu guarda as taças, bolas, camisas, chuteiras, objetos de arte e vários outros objetos que marcaram a história do futebol mundial. Um cinema apresenta filmes sobre o estádio, o Milan e a Inter. A visita termina na San Siro Store, loja que comercializa produtos dos dois times em espaços separados. Funciona diariamente exceto em feriados. Nos dias de jogos o horário sofre alterações. Informações: www.sansiro.net

EscudoRiverPlateRIVER PLATE

Um dos mais importantes clubes das Américas e um dos mais populares da Argentina, o River Plate está entre os grandes vencedores de campeonatos nacionais. Conhecido como “El Millonario”, o time tem como símbolo a “gallina” – galinha, em espanhol. Monumental de Núñez – Palco da final da Copa do Mundo de 1978 e de partidas da seleção argentina, o estádio com capacidade para 65 mil pessoas, fica no bairro nobre de Belgrano, em Buenos Aires. O clube oferece passeios guiados, que passam por diferentes áreas, como vestiários, sala de imprensa e arquibancadas. Outra atração é o museu, com várias seções, um bar temático e uma loja de souvenirs e sportswear. Informações: www.cariverplate.com.ar

Ajax_Amsterdam.svgAJAX

O clube é um dos clubes mais consagrados da Europa. Ao lado de Bayern de Munique e Juventus forma o trio de únicos times que conquistaram todas as competições europeias. Seu mascote é a simpática lince Lucky, um sucesso entre a criançada. Amsterdam Arena – Com capacidade para 52 mil espectadores, o estádio é um dos mais modernos do mundo. Tornou-se famoso por ter um teto retrátil e instalações super modernas. O clube oferece um tour com a opção de visitar os jogadores e áreas como vestiários da arena que também conta com um museu e acesso wi-fi livre. As visitas acontecem em cinco horários diários, chegando a sete durante as férias. Se der um pulo em Amsterdam, não deixe de conhecer o estádio e conferir concertos, festivais de dança, uma partida do Ajax e até da seleção da Holanda. Informações: www.ajax.nl

MUSEUMUSEU DO FUTEBOL

Instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do histórico Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, de tantos jogos memoráveis, o museu temático dedicado ao futebol possibilita uma experiência interativa e encantadora aos visitantes. A visita ao Museu do Futebol é dividida em três setores: Emoção, História e Diversão. Inaugurado em 2008, apresenta os principais momentos da história do futebol através de recursos tecnológicos. Conquistas, jogadas imortais, os gritos e as coreografias das torcidas podem ser vistas em projeções em grandes telas presas ao teto, em cabines de áudio com narrações dos gols e em monitores de TV. Além disso, oito totens exibem vídeos e fotos de todas as Copas do Mundo. No local também funciona o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), uma biblioteca pública exclusiva sobre o tema.

pacaembuPacaembu

O passeio termina na Sala Pacaembu, que homenageia o simpático estádio inaugurado em abril de 1940e até hoje é utilizado pelos principais clubes da capital paulista. Atualmente, o estádio tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, em jogos oficiais. Recentemente, recebeu duas finais da Copa Libertadores da América: em 2011, entre as equipes de Santos e Peñarol (URU), e em 2012, entre Corinthians e Boca Juniors (ARG), ambos os jogos vencidos pelas equipes brasileiras.

Museu peleMUSEU PELÉ

Inaugurado em junho, o museu localizado na região portuária da cidade de Santos, homenageia o rei do futebol e tricampeão mundial pela seleção brasileira. O local que recebeu investimento de R$ 46 milhões tem acervo de 2,5
mil peças do maior jogador de futebol de todos os tempos, além de espaços interativos espalhados pelos três blocos do casarão do Valongo, no largo Marquês de Monte Alegre. Entre os objetos expostos destacam-se a réplica da taça Jules Rimet, conquistada pelo Brasil em 1970; a camisa da primeira Copa que disputou, em 1958, na Suécia; a caixa de engraxate que o menino Edson Arantes do Nascimento com apenas 10 anos utilizou para trabalhar em Bauru (SP); a moeda de 400 réis (equivalente hoje a 50 centavos) que ganhou como remuneração ao seu primeiro trabalho; a bola de meia utilizada nas primeiras peladas disputadas; camisas da seleção e do Santos, taças, medalhas, chuteiras e o troféu de “Jogador do Século” dado para Pelé pela Fifa; e até o radinho de pilha do pai Dondinho. Além das peças, a estrutura conta com um auditório com 90 lugares e uma sala interativa em que é possível reviver a atmosfera do Maracanã no dia em que Pelé marcou seu milésimo gol. Uma imagem holográfica do rei permite aos visitantes exercitar suas qualidades de futebolista jogando com ele. A estimativa é de que até o final do ano, 600 mil pessoas passem pelo local.

Comentários