logo

Telefone: (11) 3024-9500

As melhores atrações esportivas para curtir na Inglaterra | Qual Viagem Logo

As melhores atrações esportivas para curtir na Inglaterra

11 de abril de 2022

A Inglaterra é o berço de muitos esportes. Desde as modalidades que foram de fato inventadas pelos ingleses até as atividades que se popularizaram e ganharam força por lá, o país europeu tem um forte apelo esportivo.

Na lista de atrações estão desde os tradicionais campeonatos de futebol até um dos principais torneios do mundo de tênis. Também chamam a atenção corridas de automobilismo, casas de poker e partidas de duas modalidades particularmente estimadas pelo povo local: o rugby e o críquete.

Futebol

Surgida na própria Inglaterra, a versão moderna do futebol que conhecemos é a grande paixão dos torcedores locais. Com uma das ligas nacionais mais fortes da Europa e clubes renomados pelos quatro cantos do mundo, a modalidade movimenta a economia e o turismo em todo o país.

Cidades como Londres, Manchester e Liverpool sediam os estádios dos principais times da elite e recebem fãs de várias partes do globo em busca de partidas emocionantes.

Entre os campeonatos mais prestigiados estão a Premier League (primeira divisão do campeonato inglês), Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa. Além disso, é possível assistir a partidas oficiais da seleção nacional, que costuma jogar em Wembley, maior complexo esportivo do Reino Unido e o segundo maior da Europa, com capacidade para 90 mil pessoas. Apenas o Camp Nou, estádio do Barcelona, pode receber mais espectadores: 99,7 mil ao todo.

Tênis

Foto por Shep McAllister via Unsplash

Apesar de não ter sido inventado na Inglaterra, o tênis é um dos esportes mais praticados por lá. Tanto é que o torneio mais antigo da história da modalidade é sediado em Londres desde a sua primeira edição em 1877.

Realizado anualmente no All England Lawn Tennis Club (AELTC), Wimbledon é uma das quatro competições mais importantes do calendário, ao lado do Australian Open (Melbourne), Roland Garros (Paris) e US Open (Nova York).

Famoso pelo seu charme e tradição, o certame disputado em quadras de grama não apenas reúne os melhores jogadores do mundo na busca por um dos troféus mais cobiçados do esporte, como também chama a atenção de celebridades, membros da monarquia britânica e autoridades, sempre presentes nas grandes partidas.

Vale mencionar que os torcedores que comparecem ao AELTC não podem deixar de provar a sobremesa oficial do evento: o clássico morango com chantilly.

Automobilismo

Um dos grandes pólos de automobilismo do mundo, a Inglaterra recebe ao longo do ano diversas etapas de categorias como a Fórmula 3 Inglesa, o Campeonato Britânico de Carros de Turismo ou a Moto GP, mas é a Fórmula 1 a grande atração do esporte a motor no país.

Realizado geralmente no mês de julho, o GP da Grã-Bretanha acontece no circuito de Silverstone, localizado na região das East Midlands, a pouco mais de 100km de distância de Londres.

Em 2021, cerca de 356 mil espectadores estiveram presentes durante todo o fim de semana de evento, sendo 140 mil somente no dia da corrida principal, vencida pelo astro da casa, Lewis Hamilton.

Poker

Consolidada como uma das nações mais populares neste esporte mental, não é surpresa que a Inglaterra tenha uma sala de poker muito famosa, considerada uma das melhores do mundo, a Dusk Till Dawn (CTD). Compartilhando seu nome com a famosa música do cantor britânico Zayn e da compositora australiana Sai, de 2017, este local exclusivo para a modalidade está localizado na cidade de Nottingham, oferecendo alguns dos torneios europeus mais importantes nesta disciplina.

Ao mesmo tempo, também estão sendo realizados eventos menores ao vivo do jogo de cartas, que foi reconhecido em 2010 como uma atividade esportiva intelectual pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA, na sigla em inglês).

Rugby

O rugby é uma modalidade muito apreciada na Inglaterra. Em 2015, o país foi sede da Copa do Mundo, vencida pela Nova Zelândia. Quatro anos mais tarde, no Mundial disputado no Japão, os ingleses ficaram com o vice-campeonato, perdendo na final para a África do Sul.

Em seu território, um dos eventos mais esperados pelos amantes do esporte é o Rugby Six Nations, disputado sempre entre os meses de fevereiro e março nos estádios dos países participantes (o time da rosa vermelha manda seus jogos no Twickenham, em Londres). Até o ano 2000, disputavam a competição a Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales e França. Desde então, a Itália passou a fazer parte do grupo.

Críquete

Juntamente com o futebol e o rugby, o críquete compõem o top 3 dos esportes coletivos mais populares da Terra da Rainha. Não é à toa que o país é o atual campeão mundial, título conquistado em casa no ano de 2019. Na ocasião, os ingleses dividiram a sede do torneio com os vizinhos do País de Gales.

Entre os formatos mais conhecidos da modalidade está o One Day International (ODI), modelo de disputa utilizado na Copa do Mundo. Os eventos do ODI acontecem ao longo do ano em diferentes localidades, com partidas entre países. Na Inglaterra, o time costuma variar as cidades onde se apresenta, como Londres, Leeds, Nottingham, Birmingham, entre outras.

Foto  destaque por: Tembela Bohle no Pexels

Comentários