Ícone do site Qual Viagem

Férias na Serra da Bocaina? Saiba o que fazer por lá!

Foto por IStock/ Martinelli73

Que tal preparar as malas, ou melhor, a mochila e partir rumo a roteiros cheios de emoção, aventura, integração com a natureza e relaxamento total durante as férias de julho? A MW Trekking, agência especializada em ecoturismo e que realiza trekkings e rotas no Parque Nacional da Serra da Bocaina e no alto da serra elaborou roteiros para todos os estilos de aventureiros.

 Para ingressar a este maravilhoso mundo a agência está lançando o programa “Camping Selvagem para Iniciantes”. Destinado a crianças e para quem quer iniciar a esta prática, o camping acontece no entorno da Pousada Recanto da Floresta, no alto da Serra da Bocaina na clareira do Riacho Verde, onde os iniciantes irão montar acampamento e se conectar com a natureza, apreciando o céu estrelado em torno da fogueira onde será servida sopa quentinha. A pernoite será nas barracas e o único som é o da floresta. Para completar a aventura, caminhada de 1,5km para visitar a Cachoeira Santo Izidro que possui 80 metros de altura de queda d’água. A cachoeira fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Esta programação será de 7 a 9 de julho.

Foto Divulgação

 No mesmo final de semana os moutains bikers poderão usufruir de um delicioso passeio em plena floresta na companhia de sua “magrelinha”. Pedalando por 30 km (ida e volta), no sábado dia 8 de julho, os bikers irão curtir visuais de montanha e campos de altitude. Uma caminhada de 3km levará a mais bela cachoeira da Serra da Bocaina, na cidade de Areias, a cachoeira da Garoba, no local será montado um piquenique. No dia seguinte, mais pedalada visitando as cachoeiras dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

 Já para os aventureiros destemidos, a MW Trekking fará duas saídas para o roteiro Trilha do Ouro (de 21 a 23 e 28 a 30 de julho). Serão três dias de caminhada em plena floresta, saindo de São José do Barreiro (SP) e chegando à praia de Mambucada ( Angra dos Reis – RJ), com pernoite em casa de colonos no meio do Parque Nacional da Serra da Bocaina, considerado o Paraíso do Trekking do Brasil. A Trilha do Ouro é a mais famosa das travessias do país entre as serras da Bocaina e do Mar passando pelos trechos mais selvagens do Parque. Grande parte de seu leito foi coberto por enormes pedras colocadas por escravos nos fins do século XVIII que usavam o caminho para escoar o ouro contrabandeado de Minas Gerais e séculos mais tarde foi usada para escoar o café. Durante todo percurso banhos de cachoeiras são comuns como nas Santo Izidro, Posses, Vale do Bonito e a cachoeira do veado com 200m de queda d’agua. O grupo ainda faz observação da flora e fauna local com guias especializados em biologia.

Foto Divulgação

 E, tem mais, nos dias 21 a 23 de julho, o Camping Selvagem no Pico da Bacia será contemplado pela Lua Nova, a escuridão total no alto do Pico permitirá uma das mais belas vistas do Vale do Paraíba, Represa do Funil e Campos da Bocaina. O Pico da Bacia a 2050 m de altitude é o guardião da cidade de São José do Barreiro. A montagem do acampamento acontece antes do pôr do sol, um espetáculo a parte, observando o astro Rei se pondo no horizonte e colorindo o céu, uma verdadeira comunhão com a natureza.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ Martinelli73

Comentários

Sair da versão mobile