logo

Telefone: (11) 3024-9500

Encante-se pelo ar bucólico e agradável da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Paqueta island in Rio de Janeiro.

Encante-se pelo ar bucólico e agradável da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro

23 de junho de 2017

Vizinha do Rio, a Ilha de Paquetá fica distante apenas uma hora da capital fluminense e ganhou importância histórica após ser ocupada pelos franceses, antes mesmo da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Desde sua colonização, Paquetá serviu de refúgio para Dom João VI, abrigou o patriarca da independência e também foi celeiro de alimentos.

Ilha de Paquet?, cidade do Rio de Janeiro.

Foto por iStock / Ecampolina

Também conhecida como “Pérola da Guanabara” ou “Ilha dos Amores”, visitar a ilha é reviver o início do século XIX, com seu casario centenário, ruas de terra, poucos carros, transporte feito por charretes motorizadas, bicicletas, triciclos e os chamados ecotaxis. E o mais interessante é a forma como é possível chegar à cidade, por meio de barca em um trajeto que dura cerca de 70 minutos por um valor de R$5,90.

Tranquil and romantic island of Paqueta, a touristic attraction off the beaten path in the middle of Guanabara Bay in Rio de Janeiro, Brazil.

Foto por iStock / Richmatts

Além de preservar alguns hábitos da época, a ilha é completamente prazerosa e agradável. Para os turistas que amam e não trocam por nada um adorável passeio ao ar livre e roteiros culturais, com certeza não faltarão motivos para conhecer Paquetá, já que a cidade investe em atrações culturais para atrair visitantes. Outro motivo muito convidativo é o clima agradável de interior.

Solitaire fisherman on his boat, with morning light, going somewhere near Paqueta, a tropical island in Rio de Janeiro, Brazil.

Foto por iStock / jptinoco

O clima bucólico não é o único destaque da ilha. Por lá, o turista encontrará belezas naturais, praias com águas calmas, lazer e tranquilidade desigual, até mesmo nos fins de semana quando a ilha fica mais lotada e animada.

paqueta-galeria-1

Foto por Visit Rio / Alexandre Macieira

Para conhecer um pouco mais sobre sua história e trajetória, visite a Casa de Arte de Paquetá, que mantém uma exposição permanente. Além de história, o museu também serve de entretenimento para adultos e crianças, que podem relaxar no charmoso bistrô, mirante e um jardim.

paqueta-galeria-2

Foto por Visit Rio / Alexandre Macieira

Quem preferir por um passeio mais refrescante, principalmente se for durante o verão, não perca as chances de aproveitar os dias ensolarados nas praias, fazer uma caminhada pelas ruas da cidade, ou até mesmo em uma charrete. Pequena, linda e barata, um fim de semana é suficiente para conhecer o local.

Como chegar

O embarque para a ilha é feio na praça XV, no centro da cidade, onde pode-se chegar facilmente de ônibus, metrô, taxi ou carro. Ao embarcar na barca, durante o trajeto o passageiro a bordo terá vista de paisagens fantásticas, como a Baía de Guanabra, Ilha Fiscal, Ponte Rio/Niterói, Ilha do Sol e muitas outras. O desembarque acontece no terminal hidroviário de Paquetá, na praça Pintor Pedro Bruno. Para consultar os horários, acesse: www.grupoccr.com.br/barcas/

 

 

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto por iStock / Edi_Eco

Comentários