logo

Telefone: (11) 3024-9500

Holambra: a cidade mais florida do Brasil | Qual Viagem Logo

Holambra: a cidade mais florida do Brasil

15 de março de 2019

Com um charme encantador, a cidade de Holambra, no interior de São Paulo, é um dos destinos turísticos mais indicados para quem quer visitar a cultura holandesa. O nome, inclusive, é uma junção entre Holanda, América e Brasil. Fundada em 1948, foi povoada por uma colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. O município também se destaca por ter o melhor índice de segurança do país.

O que chama mesmo a atenção dos turistas e comerciantes é a principal atividade econômica da cidade: a comercialização de plantas ornamentais. Holambra se tornou popular no mundo todo por ser o principal centro de produção de flores da América Latina. Ela abastece desde floriculturas de Campinas (microrregião do município) até de outros estados e cidades brasileiras. Hoje, o estado de São Paulo é o maior produtor de flores do país. Ao todo, 20 municípios produzem esses artigos e estão reunidos em seis polos principais: Holambra, Atibaia, Campinas, Dutra, Paranapanema e Vale do Ribeira. Juntos, eles correspondem a 60% da produção nacional.

Foto via iStock por Alfribeiro

Foto via iStock por Alfribeiro

Assim como em Aalsmeer, município localizado nos Países Baixos e responsável por sediar o maior leilão de flores do mundo, Holambra também trabalha com a comercialização diária de flores por meio de leilões eletrônicos. A atividade é desenvolvida na cooperativa Veiling Holambra, considerada o principal centro de comercialização de flores do Brasil. O município também é responsável por abrigar a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.

O evento é realizado desde 1981 e reúne atores do mercado mundial para vender e comprar plantas ornamentais. Para se ter uma ideia da grandeza do evento, ele atrai, anualmente, cerca de 300 mil pessoas. Além de movimentar a economia de Holambra, a ocasião celebra a cultura holandesa por meio de itens tradicionais de paisagismo, jardinagem e decoração do país. Você também pode provar a culinária holandesa durante o evento.

Foto via iStock por FerreiraSilva

Foto via iStock por FerreiraSilva

A cidade, inclusive, é uma boa opção para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura dos Países Baixos. Anualmente, há feiras e eventos temáticos. Dessa forma, é possível conhecer arquitetura, artesanato, culinária e danças típicas dos Países Baixos. Holambra é um dos 29 municípios paulistas a ganhar o título de estância turística. O status garante uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional.

Texto por Agência com edição

Imagem Destacada via iStock por paulobaqueta

 

Comentários