logo

Telefone: (11) 3024-9500

Delft: charme e graciosidade na Holanda | Qual Viagem Logo

Delft: charme e graciosidade na Holanda

25 de fevereiro de 2019

Delft é uma cidade pequena e charmosa, além de ser uma das mais antigas da Holanda.  Localizada a cerca de 1 hora de trem de Amsterdã e a 15 minutos de Roterdã, Delft retrata o cenário dos mais antigos cartões postais holandeses e merece um dia inteiro de visita, ou mais se puder.

O lugar é terra do  pintor Vermeer, um dos mais famosos do país, que teve a vida retratada no filme “A moça com brinco de Pérola”, com a atriz Scarlett Johansson. Delft retrata o cenário dos mais antigos cartões postais holandeses e merece um dia inteiro de visita, ou mais se puder.

A cidade tem menos de 100 mil habitantes e foi projetada para a indústria têxtil e as cervejarias. No século XVII, porém, um grande incêndio destruiu quase toda a cidade. Delft foi reconstruída e seu centro histórico ainda conserva o ar de antigamente. Hoje, suas ruazinhas são recheadas de antiquários, restaurantes, cafés, e são a melhor escolha para uma caminhada ou passeio de bike.

Delft é também uma terra da famosa porcelana azul. Produzido a partir do século 17 e inspirado na porcelana chinesa, um Delft Blue tornou-se popular entre as famílias da Europa, que exibiam suas coleções em sofisticados jantares. A cidade já abrigou 33 fábricas, mas agora tem apenas uma, a Royal Delft, fundada em 1653.

Foto via iStock por vanbeets

Foto via iStock por vanbeets

O passeio até a fábrica é um dos atrativos obrigatórios por lá. O acesso é fácil, 15 minutos de caminhada a partir da estação de trem, onde é possível fazer visitas guiadas. No Koninklijke Porceleyne Fles o turista pode visitar um museu especialmente feito para lindas porcelanas de Delft. Além de conhecer os meios de produção, existem coleções que contam a história das confecções e sua importância para a cidade.

Além disso, entre as encantadoras ruazinhas, alguns pontos são imperdíveis e vale a pena conhecer:

Markt
O lugar abriga, toda quinta e sábado (exceto na temporada de inverno), uma típica feira holandesa com venda das famosas porcelanas. Em dias comuns, vale a pena visitar as agradáveis lojinhas e galerias nos arredores.

Nieuwe Kerk 

Foto via iStock por Marina Bakush

Foto via iStock por Marina Bakush

Localizada bem próximo ao Markt está na Nieuwe Kerk, a “Nova Igreja”, com sua torre altíssima onde se pode ter uma linda vista da cidade e arredores. Com o tempo, é possível ver até Den Haag e Roterdão lá de cima. Sua construção demorou mais de 100 anos pra ser finalizada somente em 1396.

Oude Kerk

Foto via iStock por Lev_Levin

Foto via iStock por Lev_Levin

A Oude Kerk, a “Antiga Igreja”, é uma igreja gótica do século XIII, que por diversas vezes foi retratada por pintores holandeses. Ela guarda os jogos de chaves importantes do país. Erguida em 1246 a igreja é uma parte importante da sua torre, lembrando a Torre de Pisa na Itália.

Vermeer Centrum Delft

Foto via iStock por Dafinchi

Foto via iStock por Dafinchi

Casa onde nasceu, viveu e trabalhou o renomado artista Johannes Veermer. Ali é possível observar suas obras e uma réplica de seu estúdio, podendo entender  suas técnicas inspiradas em outros pintores.

Museu Municipal Het Prinsenhof 
Era o convento de Guilherme I, Príncipe de Orange, que foi assassinado em 1584 – o buraco da bala que o matou é preservado na parede do Museu. Orange representou um dos maiores momentos da história da resistência holandesa e foi um dos líderes do movimento de independência dos Países Baixos  Hoje é o principal Museu de Delft.

No museu são expostos vários objetos que contam uma história da Guerra dos Oitenta Anos contra uma dominação espanhola, além de belas pinturas do século 17.

Oostpoort

Foto via iStock por bbsferrari

Foto via iStock por bbsferrari

A entrada leste da cidade é um lugar muito importante para visitar em Delft, um lugar onde o turista vai admirar algumas impressionantes torres góticas de vigilância, as únicas que são conservadas dede 1400. É um lugar muito bom para caminhar tranquilamente e aproveitar para tirar algumas fotos da cidade.

Delft concentra todos os encantos que a Holanda mostra para o mundo. Alegria, muitas flores, gente de todas as gerações convivendo pacificamente e uma mistura de estilos arquitetônicos que torna uma cidade perfeita para um passeio.

Texto por: Sylvia Falseti e Carlos Henrique Pacheco

Imagem Destacada via iStock por boerescul

Os jornalistas viajaram segurados pela GTA

Comentários