logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 lugares para comer e beber em Belo Horizonte | Qual Viagem Logo

Foto por Caroline de Oliveira

6 lugares para comer e beber em Belo Horizonte

12 de maio de 2017

Comida mineira é sinônimo de fartura, tempero marcante, sabor aguçado. Viajar para Belo Horizonte, então, é quase como um mergulho em um universo gastronômico único. O mineiro gosta de comer bem e isso pode ser comprovado em seus bares, restaurantes, na porta do Estádio ou na feirinha da Afonso Pena. Nesse mar de sabores é impossível dizer o que há de melhor na cidade, mas a Qual Viagem viajou para a capital mineira e se aventurou em visitar alguns dos principais points locais. Confira nossa seleção:

Restaurante Xapuri

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Uma verdadeira experiência mineira. Essa é a melhor definição desse restaurante, localizado na região da Pampulha. Funcionando desde 1987, quando foi inaugurado por Dona Nelsa, o lugar preza pelo jeito mineiro de ser. Na decoração, o clima rustico predomina no amplo espaço, formando um ambiente de fazenda. No fogão a lenha, Flávio Trombino, filho da fundadora, comanda a cozinha que oferece pratos típicos da culinária mineira com um toque especial. Destaque para a linguiça e os doces (experimente o de limão!) que são feitos lá mesmo, e o Frango Preguento do Bento (meio galinhada, meio risoto, um sabor único).

Informações: restaurantexapuri.com.br

Bar do Museu Clube da Esquina

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Icônico na música brasileira, o movimento Clube da Esquina (que rendeu som, disco e muito mais) tem espaço cativo na capital mineira. A poucos metros da esquina onde Bituca, Beto Guedes, Lô Borges e companhia se reuniam está um dos novos points de Santa Tereza: o Bar Museu Clube da Esquina. Temático como não poderia deixar de ser, o bar está repleto de referências à essa rica época da MPB mineira.  Com o objetivo de contar essa história adiante e celebrar esse legado cultural o espaço conta com boa programação musical, com a presença de artistas locais como Rodrigo e Marilton Borges – sobrinho e irmão do Lô. No cardápio, petiscos e pratos levam o nome de músicas famosas. Amor de Índio e Gosto de Sol são algumas das boas pedidas.

Informações: bardomuseuclubedaesquina.com

Cervejaria Wäls

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A Wäls nasceu em 1999 das mãos da família Pedras Carneiro, de Belo Horizonte, e é comandada hoje pelos Irmãos Tiago e José Felipe. A missão é criar as melhores cervejas para os paladares mais diferenciados, harmonizando com momentos únicos. Na fábrica, localizada no Bairro São Francisco, é possível faze ruma visita guiada para conhecer todo o processo de produção e ainda se deliciar degustando uma cerveja acompanhada de alguns pratos alemães. Destaque para o joelho de porco e o salsichão, ambos servidos com batatas fritas.

Informações: wals.com.br/cervejaria

Armazém Medeiros

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Logo na chegada um chorinho tocado perto das mesas da rua já chama a atenção. E o clima agradável do Armazem Medeiros se estende para dentro do charmoso prédio, que pertence a família desde os anos 40. A decoração, assinada pela arquiteta Izabela Vecci, é o encanto do lugar com prateleiras de madeira que expõem produtos característicos dos antigos armazéns e luminárias de garrafas de cerveja dão um toque especial. O bar oferece petiscos típicos de boteco, como pasteizinhos, bolinhos e chapas de carne para acompanhar uma Backer gelada.

Informações: facebook.com/Armazém-Medeiros

Salumeria Central

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Situada no bairro Floresta, que vem ganhando espaço na noite mineira, a Salumeria Central é um bom lugar para se reunir na capital. A localização privilegiada incluir vista para a Estação Central e boa parte da iluminada BH. Mas é no cardápio que está seu grande atrativo. Para quem não sabe, o termo italiano salumeria remete a um lugar destinado à degustação de carnes de porco, salames, queijos artesanais, massas, risotos e outras iguarias. Muito além disso, o espaço oferece também cervejas artesanais para harmonizar com essas delícias. E alguns pratos imperdíveis, como a Panturrilha de Porco. A decoração chama a atenção com uma videoinstalação realizada pelos videoartistas Eder Santos e André Hallak.

Informações: facebook.com/salumeriacentral/

Restaurante Drumond

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

Com projeto moderno e de muito bom gosto, o Drummond, localizado no lobby do hotel Holiday Inn conta com espaços amplos e bem definidos que integram a elegante área do restaurante, do bar que ganha destaque com uma das maiores adegas da região, do lounge bem intimista e uma área com mesas ao ar livre que completam o espaço gourmet desse charmoso restaurante.  Entre os pratos, destaque para: filé ao molho de mostarda, linguado ao molho de camarão, carré suíno, ballotine de frango mais acompanhamentos e, ainda, deliciosas sobremesas servidas em porções individuais tipo finger food.  No bar, o happy hour também ganha um tom especial com a indicação do Chef – a Tartine Mineira – sanduíche com costela de boi desfiada, catupiry e ovo frito.

Informações: holidayinn.com

Texto por: Eliria Buso. A jornalista viajou a BH a convite da IHG e contou com apoio da Belotur.

Foto destaque por: Caroline de Oliveira

Comentários