logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praia dos Castelhanos é um dos points do verão em Ilhabela | Qual Viagem Logo

Praia dos Castelhanos é um dos points do verão em Ilhabela

16 de novembro de 2016

A praia de Castelhanos está entre as mais belas de Ilhabela, um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo.

Foto por Julia Marques

Foto por Julia Marques

Ilhabela conhecida nacional e internacionalmente como Capital da Vela, é um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo, e é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. A cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta com a maior área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela e toda sua beleza é completada por mais de 40 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes. Entre as mais belas está a praia de Castelhanos, com quase dois quilômetros de extensão, onde é possível chegar e sair de barco ou com 22 quilômetros a pé, de bicicleta, de moto ou com veículos 4×4 que passam pelo parque estadual e é cercada por uma densa vegetação.

Castelhanos é a praia mais longa de Ilhabela e fica na baía de mesmo nome voltada para o oceano. A partir da praia, há a opção de se caminhar numa trilha de apenas 2 km, sem apresentar dificuldades, até a Cachoeira do Gato, para curtir sua queda de 80 metros. Ilhabela conta com mais de 350 cachoeiras e muitas delas são de fácil acesso, entre as principais estão a cachoeira da Lage, cujas quedas d’água formam piscinas naturais e a dos Três Tombos, que é ideal para a prática de rapel. A cachoeira da Toca é a mais famosa do arquipélago, com três metros de altura e quedas que formam tobogãs.

Foto por Julia Marques

Foto por Julia Marques

O centro de Ilhabela é conhecido como uma vila, onde tem uma grande variedade de restaurantes, bares, cafés e lojas, a noite especialmente na rua do Meio fica sempre lotada por turistas, tendo em toda Ilha uma excelente infraestrutura de hospedagem e uma farta gastronomia de alto padrão. Outros destaques são a praia Saco da Capela, podendo alugar caiaque, ou equipamento de mergulho e a praia do Perequê que está próximo ao centro histórico de Ilhabela, a vila. Toda a extensão da praia é repleta de coqueiros e quiosques, excelente infraestrutura de serviços, além da ciclovia, onde você pode alugar uma bicicleta, e várias agências de turismo, que tem como ponto de partida para passeios em toda a Ilha.

Algumas praias em destaque no sul da Ilha são: a praia do Curral, localizada a cerca de 9 km da balsa, que é a mais badalada, próxima à praia Grande; a praia do Veloso e a praia da Feiticeira, está última muito procurada pelos praticantes de Surf e Kitesurf, possuindo lindas piscinas naturais; a praia do Julião que é de fácil acesso com águas tranquilas e límpidas, com destaque pelas pedras no meio do mar. Outras praias ao norte da Ilha são: praia do Viana, formada por grandes pedras, e com sombras dos coqueiros por toda a orla, a Pedra do Sino com seu mar e tranquilo e raso, com as formações rochosas, pois quando suas pedras são batidas, emitem o som metálico de sino e a praia da Armação ao lado do Farol da Ponta das Canas, repleta de coqueiros e riachos.

Foto por Julia Marques

Foto por Julia Marques

Entre os lugares para comer, a dica é visitar o Quiosque do Alemão, na praia de Castelhanos. Restaurante de comida caseira e frutos do mar. Peixe frito inteiro, farofa, arroz, feijão e salada. Para acompanhar, caipirinha de folha de mexerica, uma especialidade do Alemão. Mesas ao ar livre com serviço de garçom.

Texto por: Julia Marques

Foto destaque por Divulgação

Comentários