logo

Telefone: (11) 3024-9500

Projeto organiza turismo sustentável em comunidades de Ilhabela | Qual Viagem Logo

castelhanos_foto-florie-thielin-7

Projeto organiza turismo sustentável em comunidades de Ilhabela

19 de março de 2018

Com o objetivo de apresentar a beleza de um dos principais destinos de Ilhabela e promover uma aproximação com as comunidades seculares locais, o projeto Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos abre um novo roteiro turístico no litoral norte de São Paulo. A iniciativa ocorre acontece na Baía dos Castelhanos, uma das mais belas e bem preservadas da ilha, onde vivem seis comunidades tradicionais caiçaras seculares que mantêm sua cultura baseada na pesca, no artesanato e na gastronomia típica.

Foto por Florie Thielin

Foto por Florie Thielin

Além de estar próximo da beleza natural e oceânica da Ilha de São Sebastião, a principal ilha do arquipélago de Ilhabela, são oferecidas atividades que geram contato com os costumes das comunidades como trilhas, passeios de barco e oficinas, todas contemplando a valorização da cultura e a preservação do meio onde vivem. É uma forma de desenvolver um turismo mais responsável e sustentável na região, que inclua e torne protagonista a região local.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Um dos destaques fica por conta com a conversa com os anciãos ou acompanhar uma pesca no cerco, uma técnica japonesa que foi incorporada na Baía dos Castelhanos da década de 1920 e que se espalhou por todo o litoral. Outra opção para quem busca uma relação mais próxima com a natureza são cinco tipos de trilhas em diferentes níveis de dificuldades, em meio à Mata Atlântica e com direito a banhos de cachoeira; ou ainda passeios de barco e canoa para apreciar o litoral. A comunidade oferece diferentes chalés e camping e ainda restaurantes com a culinária típica caiçara com frutos do mar frescos e outros produtos.

Foto por Florie Thielin

Foto por Florie Thielin

O Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos é uma iniciativa das próprias comunidades da Baía dos Castelhanos e conta com a realização da Maembipe Ecoturismo Consultoria e Pouso Sambaquis Pousada e Turismo de Aventura. Ilhabela Convention & Visitors Bureau e a Associação Castelhanos Vive são os patrocinadores da iniciativa, que também tem o apoio da SOS Mata Atlântica, ONG Garupa, Viajar Verde, OCA Consultoria Ambiental, Associação Amor Castelhanos, Turismo Comunitário Blog, Mirô Ilustração Criativa, Ana Silva, Paula Arantes e Mariana Pirró.

O projeto, é uma das ações previstas no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhabela (PMMA), aprovado em 2015 pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que previa trabalhar o turismo de base comunitária nas comunidades locais. A proposta teve início durante a realização do I Workshop de Marketing e Turismo Sustentável de Ilhabela, em abril de 2016.

COMO CHEGAR NA PRAIA DE CASTELHANOS

O acesso até a Praia de Castelhanos, a partir do centro de Ilhabela, é feito em veículos de turismo ou particulares. Depois de cruzar a Estrada-Parque, que corta o Parque Estadual de Ilhabela, o turista tem acesso ao Estacionamento da Praia de Castelhanos.

Carros particulares:

1. Travessia na Estrada-Parque: a travessia particular pela Estrada-Parque é gratuita e só pode ser feita em veículos 4×4.

Ela dura aproximadamente 1h20 e o próprio trajeto, por dentro da Mata Atlântica preservada e rica em espécies, torna-se um atrativo.

Horário: a travessia da Estrada-Parque pode ser feita diariamente entre 7h e 14h (no sentido Praia dos Castelhanos) e entre 15h e 18h (no sentido Centro).

Turistas com hospedagem agendada na comunidade, que precisem cruzar a estrada fora destes horários, devem solicitar autorização.

Entre em contato com nossa Central de Reservas, que irá auxiliar na logística da sua visita e, caso necessário, solicitar sua autorização de travessia. Na alta temporada e feriados, o fluxo de visitantes é maior, portanto reserve com antecedência.

2. Estacionamento:

Ao fim da estrada Estrada-Parque o visitante encontra o Estacionamento da Praia de Castelhanos. Com capacidade para 42 carros particulares, ele é gerenciado pela Associação Castelhanos Vive e tem como objetivos diminuir os impactos negativos causados pelo turismo na região e garantir geração de renda. Parte do dinheiro arrecadado no estacionamento é diretamente revertido para o Turismo de Base  Comunitária nos Castelhanos. Ao parar seu carro no estacionamento e dar sua contribuição voluntária você também estará apoiando o projeto.

Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

3. Travessia do Rio Castelhanos:

Para preservar a Praia de Castelhanos e o rio que é fonte de água doce para a comunidade, somente veículos de turistas que vão com hospedagem agendada na comunidade estão autorizados a cruzar o Rio Castelhanos, que fica além do estacionamento.

Horário: somente é permitido cruzar o rio de carro antes das 11h e após as 18h (no verão), ou após as 17h (no inverno).

Para mais informações, acesse o site oficial: www.castelhanos.org

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada por Florie Thielin

Comentários