logo

Telefone: (11) 3024-9500

Na Suíça, um passeio imperdível com o Grand Train Tour | Qual Viagem Logo

Na Suíça, um passeio imperdível com o Grand Train Tour

31 de julho de 2017

Desde 1847, quando o primeiro trem circulava pela Suíça na área de Zurique, os suíços são apaixonados por esta forma de viajar. Eles viram nesse meio de transporte uma forma prática e agradável de se deslocar e fizeram linhas de trem por todo o país.

Para celebrar essa mobilidade, foi criado o Grand Train Tour of Switzerland, circuito ferroviário lançado pelo Turismo da Suíça em 2015 que atravessa 1.600 km de ferrovias pelo país, passando por 44 atrações, 22 lagos, 11 Patrimônios Mundiais da UNESCO, cinco vales alpinos, quatro regiões linguísticas e duas reservas de biosfera.

Foto por Divulgação / Turismo da Suíça

Foto por Divulgação / Turismo da Suíça

De trem, o itinerário entre Genebra e Zurique dura em torno de 2h40. Contemplando a bela paisagem pela janela, nem se nota o tempo passar. Já um dos percursos mais famosos do país está nos Alpes, entre Zermatt e St. Moritz, e dura pouco mais de sete horas. Das janelonas do trem panorâmico Glacier Express, a vista é de tirar o fôlego: montanhas intocadas, desfiladeiros profundos e vales encantadores, além de 91 túneis e 291 pontes vertiginosas.

As rotas no circuito incluem as chamadas linhas panorâmicas. O Wilhelm Tell Express, que vai de Lucerna a Lugano, combina cruzeiro no lago com viagem de trem ao longo da ferrovia Gotthard, em duas das quatro regiões do país com diferentes idiomas e culturas: Lucerna (alemão), na região Central; e o cantão de Ticino, de forte influência italiana.

Foto por Divulgação / Turismo da Suíça

Foto por Divulgação / Turismo da Suíça

Já o Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A ferrovia atravessa a fronteira numa viagem entre Thusis e Tirano, já na Itália. O Glacier Express, por sua vez, entra no Grand Tour não só por sua paisagem de St. Moritz a Zermatt, onde se sobressai a Matterhorn, mas pela gastronomia preparada a bordo, na cozinha da composição. E há ainda o GoldenPass Line, que liga Montreux, no Lago Genebra, a Interlaken e Lucerna.

Para fazer todo esse trajeto, o mais indicado é usar o Swiss Pass. O passe é válido para todo o sistema de transporte suíço, ou seja, inclui navios, ônibus, transporte urbano e trens. Com um único bilhete é possível conhecer todo o país, utilizando todos os meios de transporte. Jovens entre 16 e 25 anos e crianças de quatro a 15 anos têm descontos nas passagens. Menores de quatro anos viajam gratuitamente.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Turismo da Suíça

Comentários