logo

Telefone: (11) 3024-9500

Da Costa Verde a Arraial do Cabo, as maravilhosas praias do Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Da Costa Verde a Arraial do Cabo, as maravilhosas praias do Rio de Janeiro

31 de outubro de 2018

Com uma beleza incomparável, o litoral do Rio de Janeiro tem cenários de serra e mar em perfeita harmonia, além de patrimônios históricos e paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, ilhas, lagunas e florestas tropicais. A parte sul, conhecida como Costa Verde, engloba os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty. O nome é dado devido à expressiva presença de Mata Atlântica que ainda existe nesse trecho do litoral brasileiro.

Foto por iStock / FelipeGoifman

Foto por iStock / FelipeGoifman

Vale destacar Trindade (distrito de Paraty) e as praias de mar calmo em Mangaratiba e seus espetaculares resorts, além das dezenas de ilhas e praias virgens de Angra dos Reis, culminando com a maior e mais bela delas – Ilha Grande, que oferece praias desertas e um mar degradê entre o verde e o azul intenso. Seguindo em direção ao oeste, a 160 km da capital do estado, Arraial do Cabo completa esse roteiro repleto de belezas naturais e praias deslumbrantes.

A famosa Angra dos Reis

Foto por iStock / dabldy

Foto por iStock / dabldy

Ainda no litoral sul fluminense, um destino ainda pouco explorado, embora bastante famoso, é Angra dos Reis – ideal para os amantes de praias desertas e do turismo náutico. Ali a natureza fez uma de suas melhores obras. O destino oferece praias surpreendentes e tem um mar verde esmeralda, montanhas e morros cobertos pela Mata Atlântica, além de cachoeiras, rios e riachos escondidos e prontos para serem descobertos.

Foto por iStock / FelipeGoifman

Foto por iStock / FelipeGoifman

Nas atrações naturais de Angra dos Reis você pode praticar inúmeras atividades e esportes aquáticos ou simplesmente relaxar. Há uma praia para cada dia do ano. Algumas isoladas, outras mais camufladas entre as exuberantes montanhas, algumas quase desertas e outras bastante badaladas.

Foto por iStock / arteparada

Foto por iStock / arteparada

Por outro lado, a história tem seu próprio espaço neste destino que convida a conhecer monumentos e edificações dos séculos XVIII e XIX, que rememoram cenas importantes da vida de Angra dos Reis.

A majestosa Ilha Grande

Foto por iStock / Agustina Camilion

Foto por iStock / Agustina Camilion

A Ilha Grande é a mais extensa e famosa ilha de Angra dos Reis. Na verdade é quase um destino próprio dentro do maior destino. Um paraíso para aventureiros, com trilhas, cascatas, mais de 90 praias, enseadas, rios, lagoas, planícies e montanhas. É um dos melhores lugares para fazer caminhadas pela Mata Atlântica. Já a Vila do Abraão concentra os principais restaurantes, pousadas e lojas.

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

Algumas das maiores concentrações de barcos naufragados estão nesta parte da ilha a qual é uma excelente opção para o mergulho. Sobressaem a Ilha de Guriri (Ponta de Castelhanos), Ilha de Jorge Grego e Ilha dos Meros.

Foto por iStock / Agustina Camilion

Foto por iStock / Agustina Camilion

Cada praia é única e tem seu fascinante encanto. Na Praia de Mambucaba está a Igreja do Rosário. Ela tem uma vegetação densa sendo a preferida pelos adeptos do campismo.

Arraial do Cabo: o Caribe fluminense

Foto por iStock / Martinelli73

Foto por iStock / Martinelli73

Com paisagens comparadas às do Caribe, Arraial do Cabo tem mais de 30 pontos propícios à prática de mergulho e esconde no fundo de suas águas transparentes uma infinidade de corais, tartarugas marinhas e estrelas do mar, além de dezenas de espécies de peixes coloridos, arraias, moreias e baiacus de espinho.

Foto por iStock / FGamboni

Foto por iStock / FGamboni

Na Praia dos Anjos se concentra grande parte das operadoras de mergulho. É de lá que partem as embarcações que ficam ancoradas na Marina dos Pescadores. Após pequenos cursos, onde são explicados os principais procedimentos de segurança para os iniciantes ao mergulho, chega o momento de vestir o macacão térmico que serve como isolante do corpo protegendo-o das águas geladas, além de botas, nadadeiras, máscara, snorkel, colete e cilindro com ar atmosférico comprimido. Toda essa parafernália é necessária para a segurança debaixo do mar. O mergulho dura de 40 a 50 minutos. Um fotógrafo acompanha todo o passeio e registra imagens incríveis.

Foto por iStock / Freddy Thorvaldsen

Foto por iStock / Freddy Thorvaldsen

As belezas de Arraial do Cabo não são restritas ao fundo do mar. A região tem vegetação de restinga, composta por pequenos cactos e mato rasteiro. No roteiro de viagem não pode faltar uma visita a Prainha, Praia Grande, do Forno e Pontal do Atalaia, região com mirantes que garantem visual panorâmico da região.

Foto por iStock / Katarina_B

Foto por iStock / Katarina_B

Finalizando, não deixe de passar um dia em Búzios e conferir todo o charme da terra eternizada por Brigitte Bardot. Praias incríveis, restaurantes conceituados, lojas e boutiques de grifes internacionais e um centrinho super charmoso para ótimas caminhadas à beira-mar são algumas das atrações.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / vitormarigo

Comentários