logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 pontos turísticos no Rio de Janeiro que remetem ao Brasil Império | Qual Viagem Logo

Rio de Janeiro, Brazil - April 5, 2010: The Real Gabinete Portugus de Leitura - Royal Portuguese Reading Room - has the largest and most valuable literary of Portuguese outside Portugal. Constructed between 1880 and 1887, it has more than 350,000 volumes, Rio de Janeiro, Brazil

8 pontos turísticos no Rio de Janeiro que remetem ao Brasil Império

4 de março de 2020

Capital do Brasil entre 1763 e 1960, o Rio de Janeiro foi palco de grandes acontecimentos de nossa história, como a chegada da família real portuguesa em 1808 e a proclamação da República em 1889. Além de curtir as praias e a natureza, quem visita a Cidade Maravilhosa tem a oportunidade de mergulhar na história do país através de uma série de pontos turísticos que remetem a épocas passadas, como a do Brasil Império.

Jardim Botânico

Foto por iStock / andremarinst

Foto por iStock / andremarinst

É o mais antigo Jardim Botânico do Brasil. Apesar de ter sido fundado em 1808 por D. João VI, só foi aberto ao público em 1822. Possui 137 hectares, raras coleções de bromélias e orquídeas, corredores de palmeiras imperiais e plantas exóticas, além de patrimônio histórico e cultural.

Quinta da Boa Vista

Foto por iStock / romarj

Foto por iStock / romarj

No bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos do Rio, com 155 mil m². Ali estão jardins e lagos projetados na época do Império em estilo francês e monumentos originais (como o Templo de Apolo e o portão de entrada do atual BioParque), além do antigo palácio da família real, onde funcionava o Museu Nacional.

Paço Imperial

Foto por iStock / FabioVolu

Foto por iStock / FabioVolu

Construído em 1743, foi a primeira residência da família real no Brasil, até 1822. Mesmo depois, continuou como sede do governo. Ali aconteceram eventos importantes, como o Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea. Hoje, o casarão é um centro cultural vinculado ao IPHAN e aberto ao público.

Real Gabinete Português de Leitura

Foto por iStock / dabldy

Foto por iStock / dabldy

Fundado em 1837 por imigrantes portugueses, reúne um acervo com 350 mil obras de autores portugueses, incluindo textos raros – a mais valiosa coleção do tipo fora de Portugal. A arquitetura impressiona, sendo uma das construções mais bonitas do Rio de Janeiro.

Floresta da Tijuca

Foto por iStock / Leoaraujo7

Foto por iStock / Leoaraujo7

O que hoje é uma das maiores florestas urbanas do mundo foi uma área desmatada pelo cultivo de cana de açúcar e café, até que, em 1861, foi reflorestada a mando de D. Pedro II. Dentro do Parque Nacional da Tijuca, tem uma natureza exuberante, com cascatas, fontes e espécies de fauna e flora da Mata Atlântica, além de trilhas e pontos turísticos como a Vista Chinesa, a Cascatinha Taunay e a Capela Mayrink.

Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Foto por iStock / romarj

Foto por iStock / romarj

Construída no século XVII no topo de um morro com vista para o mar, era a igreja favorita da família real desde a chegada da corte em 1808, tanto que todos os membros da família Bragança nascidos no Brasil foram consagrados ali. Em 1849, D. Pedro II outorgou o título de “Imperial” à Irmandade.

Museu Nacional de Belas Artes

Foto por iStock / User10095428_393

Foto por iStock / User10095428_393

Apesar de estar em um edifício projetado em 1908 e de ter sido criado oficialmente em 1937, o museu possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Entre quadros, esculturas, objetos, documentos e livros, há peças da coleção pessoal de D. João VI, deixadas aqui quando ele retornou a Portugal.

Ilha Fiscal

Foto por iStock / FabioVolu

Foto por iStock / FabioVolu

O palacete da Ilha Fiscal recebeu o que é hoje chamado de “O Último Baile do Império”, realizado poucos dias antes da proclamação da República. Promovido por D. Pedro II, o Baile da Ilha Fiscal foi a última demonstração do luxo do Império. Hoje, o local pertence à Marinha e é aberto a visitas, com exposições temporárias.

Na hora de procurar um destino para as férias e adquirir pacotes de viagem, o Rio de Janeiro é sempre uma boa opção, inclusive para quem gosta de história e cultura.

Para visitar esses e outros dos principais pontos turísticos da cidade, vale procurar uma hospedagem mais próxima ao centro ou na Zona Sul, onde estão alguns dos melhores hotéis Rio de Janeiro.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / dolphinphoto

Comentários