De 17 a 27 de julho, ocorre a sexta edição de um dos festivais mais imponentes e artísticos do Brasil, a Ópera da Serra da Capivara. O evento combina música, teatro, circo, dança, artes visuais e a própria natureza no imponente sertão do Piauí, em São Raimundo Nonato e no Parque Nacional da Serra da Capivara, que é uma Unidade de Conservação Federal.

Foto por Raiane Lobão
Ocupando uma das mais icônicas unidades de conservação brasileira e de proteção integral do meio ambiente e com a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, o evento conta com uma programação ampla e plural, que integra uma experiência artística que valoriza a cultura local, a natureza e grandes talentos artísticos nacionais.

Foto por Raiane Lobão
Para este ano, o festival terá como ato teatral principal “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma reimaginação do clássico “O Fantasma da Ópera”, romance gótico de ficção de Gaston Leroux e publicado pela primeira vez em 1910, que ganhou adaptações nos cinemas e nos palcos pelo mundo. Ambientado nas majestosas cavernas e boqueirões da Serra da Capivara e com concepção do diretor de arte Felipe Guerra, o clássico celebra a beleza e a história da região, incorporando elementos das tradições locais e da natureza, com elementos de dança, música tradicional e acrobacias, em uma experiência teatral que conecta o passado e o presente.

Foto por Raiane Lobão
Diferente dos outros anos, em que o ato teatral ocorria no anfiteatro da Pedra Furada, “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara” será apresentado no “Anfiteatro Ancestral”, em frente à cortina de pedra, uma mudança necessária devido ao crescimento do festival, oferecendo uma experiência ainda mais rica para o público, sem comprometer a integridade dos sítios arqueológicos e o meio ambiente. A mudança para o Anfiteatro Ancestral ainda amplia as possibilidades de produção, criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, seguindo com o seu compromisso com a cultura e a preservação do patrimônio da humanidade.
Ópera na Cidade
Além da programação da Ópera da Serra da Capivara, o festival também promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, que leva diversas atrações artísticas regionais, oficinas, feirinha de artesanato e gastronomia local, de forma gratuita e aberta ao público.
Mais informações em: operadaserradacapivara.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Raiane Lobão