logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 destinos inspirados na história do Brasil | Qual Viagem Logo

5 destinos inspirados na história do Brasil

11 de setembro de 2019

Há muitos destinos no Brasil que ajudam a relembrar momentos da história do nosso país e que merecem ser visitados em qualquer época do ano. A ViajaNet, agência de viagens online, selecionou cinco lugares perfeitos para celebrar nossa trajetória como país. Confira:

Porto Seguro

Foto por iStock / casadaphoto

Foto por iStock / casadaphoto

Um dos destinos mais importantes quando o objetivo é conhecer in loco a história do Brasil é a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia. Famosa principalmente por suas praias e paisagens naturais, é o local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez, reservando um grande conjunto de atrativos históricos relacionados a esse fato, como uma réplica da Nau Capitânia e a enseada da Coroa Vermelha, tida como o ponto exato de desembarque das caravelas vindas de Portugal em 1500.

Salvador

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Salvador foi capital do Brasil e abriga marcos importantíssimos em seu centro histórico. Lá estão construções da época da colonização portuguesa, com inegáveis valores arquitetônicos e culturais, como o Pelourinho. Outros pontos de interesse turístico são o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa e se destaca na paisagem, o Mercado Modelo e o Farol da Barra, construído no final do século XVII, junto ao Forte de Santo Antonio da Barra.

Ouro Preto

Foto por iStock / nok6716

Foto por iStock / nok6716

O local, antigamente chamado de Vila Rica de Ouro Preto por conta de sua imensa produção aurífera, foi berço da Inconfidência Mineira, que tem Tiradentes como o seu maior ícone e foi decisivo para a futura declaração da independência do Brasil. As suas ruas de pedra bem conservadas e suas muitas construções barrocas, dentre elas várias igrejas repletas de ornamentos em ouro, dão ao turista a sensação de viajar no tempo e fazem com que se compreenda melhor esse período. Para completar essa sensação, o viajante pode se aventurar um uma visita guiada pelas minas de Chico Rei.

Rio de Janeiro

Foto por iStock / FabioVolu

Foto por iStock / FabioVolu

Quando se trata de turismo histórico, o Rio de Janeiro tem muita a oferecer. A cidade foi a capital do país entre 1763 e 1961 e, como se não bastasse, é a única cidade das Américas que foi capital de um país europeu. Temendo a invasão dos exércitos de Napoleão, D. João VI transferiu a capital portuguesa para lá, desembarcando ali em 1808 com toda a família real. O centro da cidade reúne diversas construções do período, incluindo o Real Gabinete Português de Leitura e o Paço Imperial. Em relação à história mais recente do país, a cidade abriga o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, construído em homenagem aos soldados brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial, e, perto dali, o Palácio do Catete, onde o presidente Getúlio Vargas se suicidou.

São Paulo

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Embora a capital paulista seja normalmente relacionada ao turismo de negócios, aos seus restaurantes e à sua vida noturna efervescente, não se pode esquecer que foi em São Paulo, mais precisamente às margens do Rio Ipiranga, que o famoso grito da independência foi dado por D. Pedro I, em 1822. Embora atualmente o belíssimo Museu do Ipiranga esteja fechado para visitação pública, conhecer o Parque da Independência, localizado diante do suntuoso palácio que abriga o museu, faz com que o turista perceba a dimensão de tudo o que aconteceu há quase 200 anos.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / PurpleImages

Comentários