logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 motivos para conhecer Bertioga | Qual Viagem Logo

10 motivos para conhecer Bertioga

18 de janeiro de 2016

Situada no estado de São Paulo, mais especificamente na Baixada Santista, Bertioga é um paraíso tropical. Antigamente, o local era habitado pelos índios da tribo tupi-guarani, que nomearam a cidade. É o abrigo de lindíssimas praias e inúmeros encantos. Hoje, vamos apresentar alguns dos melhores motivos para passear por esta incrível Estância Balneária. Leve a família e os amigos, e divirta-se!

1.    Riviera de São Lourenço

Foto via Flickr GraceOda

Foto via Flickr GraceOda

Um bairro aberto que você não pode perder. A ideia de sua construção se deu em 1979, e desde então o espaço vem crescendo e se desenvolvendo. A belíssima praia possui 4,5km de extensão, e sua areia é leve e branca. Fique deslumbrado também com o condomínio de alto padrão, e dê um pulinho para compras no shopping local.

2.    Parque dos Tupiniquins + Aldeias Guaranis

Foto via Flickr Wilfred Paulse

Foto via Flickr Wilfred Paulse

As tribos indígenas tem forte incidência na cultura bertioguense. Por isso, o Parque dos Tupiniquins, localizado no centro da cidade, é um ótimo roteiro turístico. Aqui o bacana é a conexão com a história, que pode se aprofundar ao visitar as aldeias Guaranis que se mantém tradicionais, com seus ritos e credos. As crianças vão adorar o contato com a cultura indígena!

3.    Ruínas da Igreja de Santo Antônio de Guaíbe

Foto por Marcos Pertinhes/PMB

Foto por Marcos Pertinhes/PMB

Construída em 1560, a igreja era conhecida pela catequização dos índios, que era realizada pelo padre José de Anchieta. Atualmente as ruínas são abertas a visitação, com caminhos e trilhas seguros. A visão e o frescor da natureza são impressionantes!

4.    Praia da enseada

Foto via Flickr Imagens Portal SESCSP

Foto via Flickr Imagens Portal SESCSP

Sua calmaria impressiona. Ideal para visitar com a família, é um local urbanizado e que tem vários serviços bem localizados, como restaurantes e hotéis. Uma caminhada pela areia é o ideal!

5.    Forte de São João

Foto via Flickr Matias Romero

Foto via Flickr Matias Romero

A construção original do forte foi concluída em 1710. O nome é histórico: após receber novas artilharias, uma ressaca marinha destruiu parte do edifício, atingindo também a Capela de São João, que fica na mesma praia. A conservação, os detalhes e os canhões impressionam.

6.    Praia de Boracéia

Foto via Flickr Melca Azevedo

Foto via Flickr Melca Azevedo

Bem movimentada nos feriados, é grande e apresenta bela infraestrutura de quiosques e barracas. Uma das praias mais apropriadas ao banho, pois o mar é aberto e as ondas, moderadas. Alguém quer uma água de coco?

7.    Passeio de Escuna

Foto via Flickr Marina Almeida

Foto via Flickr Marina Almeida

As embarcações carregam cerca de 80 pessoas, e percorrem praias e ilhas. Funcionam nos finais de semana, e é praticamente impossível não conferir a viagem.

8.    Praia de Guaratuba

Foto via Flickr Rafael Vianna Croffi

Foto via Flickr Rafael Vianna Croffi

Ao todo, são 8km de extensão, rodeados por condomínios residenciais. Fica pertinho da praia de Itaguaré, e tem areia acinzentada e águas rasas e cristalinas. O lugar combina muito com a clássica rede entre as árvores!

9.    Praia de Itaguaré

Foto por Juna Sattva via Commons Wikimedia

Foto por Juna Sattva via Commons Wikimedia

Diferente das outras praias, está num local ainda não urbanizado. Ao longo de seus 3km de extensão, é procurada principalmente por surfistas, além de outros aventureiros que preferem praticar canoagem.

10.  Canal de Bertioga

Foto por Jurema Oliveira via Commons Wikimedia

Foto por Jurema Oliveira via Commons Wikimedia

Se você gosta de pescar, com certeza vai adorar o Canal. A vista é maravilhosa, e permite enxergar muitos dos pontos turísticos da cidade. Aproveite as atividades náuticas e aventure-se pelas águas de Bertioga!

Bônus: Pastel do Trevo

Foto via Flickr Claudia_midori

Foto via Flickr Claudia_midori

Tradicionalíssimo na região, o pastel foi aumentando de tamanho de acordo com o gosto dos fregueses. Caracteriza-se por ser não somente um pastel, mas uma refeição completa, com muito, muito recheio. Faça como muitos turistas e confira os diferentes sabores e formas!

Texto por: colaboração Heitor Herruso

Foto destaque via Flickr Juliana Lauletta

Comentários