logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 boas e variadas opções para comer em Salvador Logo

Foto: blue_rain via Istock

10 boas e variadas opções para comer em Salvador

22 de julho de 2015

A cidade de Salvador é considerada uma das capitais do nordeste onde se encontra o número mais diversificado de opções gastronômicas. Engana-se quem pensa que a capital da Bahia só oferece pratos apimentados e que só é possível apreciar os famosos Acarajé e Abará. Atendendo a sugestão de uma leitora, selecionamos alguns bons restaurantes de Boa Terra, onde você poderá apreciar desde pratos tradicionais baianos até os mais completos da culinária internacional. Confira 10 lugares para comer em Salvador:

Casa de Tereza- No Rio Vermelho

Se tem um restaurante regional charmoso na cidade, é esse aqui, comandado pela chef Tereza Paim. Instalado num antigo casarão no boêmio bairro do Rio Vermelho, o Casa de Tereza serve iguarias da culinária baiana e nordestina. A entradinha de polvo é ótima e o ensopado de camarão, polvo e peixe fresco divino. A iguaria vem acompanhada de arroz, pirão, aipim na manteiga de garrafa, farofa de dendê, farofa de manteiga, vinagrete, e uma deliciosa pimenta caseira. Tudo de bom! Além de ser charmosa, a casa ainda conta com uma lojinha cheia de produtos típicos, lembranças e patuás religiosos.

Paraíso Tropical – Cabula

Totalmente fora do circuito turístico da cidade, funciona num sitio gigante no bairro popular do Cabula. Ideal para um longo almoço, comer no Paraíso Tropical, além de ser delicioso, é uma atração à parte. Os pratos são servidos com ingredientes exclusivos, cultivados no pomar do sítio. Se nunca provou biri-biri, ingá, umbu, cajarana, dentre outras frutas tropicais como graviola e jambo, prepare-se para comê-los juntamente com os pratos mais célebres da casa, como as moquecas, ensopados e a galinhada.

Yemanjá-  Armação

Se veio para a Bahia pensando em comer moqueca ou ensopado, esse é o lugar mais famoso da cidade. Comece pela casquinha de siri, que é servida num piscar de olhos, e em seguida escolha dentre os diversos tipos de moquecas/ensopados da casa. Não tem como errar pedindo o ensopado de camarão do Iemanjá, servido com farofa, arroz e pimenta de cheiro.

Foto: Paul_Brighton via Istock

Foto: Paul_Brighton via Istock

Taboada- Rio Vermelho

O Taboada é um gostoso bistrô instalado num antigo casarão no bairro do Rio Vermelho. É especializado em culinária francesa, com alguma influência brasileira. O lugar é agradável, romântico e tem poucas mesas. Daqueles restaurantes para ir com o amor ou amigos, comer bem e tomar um vinho, ou comemorar uma data especial com a pessoa amada. É uma boca dica também para os turistas que chegam desavisados em Salvador e querem um lugarzinho especial e quase exclusivo.

Larriquerri- Bairro Garcia

É um bistrô charmoso, informal, com menu escrito no quadro negro, diversas opções de petiscos e pratos elaborados com primor. As entradas, são fartas e bem servidas, como o ceviche peruano, os dadinhos de tapioca, a trouxinha de carpaccio e da cremosa burrata. Como prato principal,  o destaque fica por conta do talharim Mamarosa, de massa fresca com molho de gorgonzola, passas e nozes e o fettuccine de camarão ao pesto. As massas são artesanais e os molhos que a acompanham são feitos de forma delicada e com sabores suaves.

Amado- Bairro do Comércio

Debruçado sobre as águas da Baía de Todos os Santos, o restaurante Amado é um dos mais “amados” da cidade. O chef Edinho Engel prepara pratos sofisticados, com toque regional. O risoto de camarão, brie e aspargos são boas pedidas. Há também uma deliciosa galinha d’angola assada com tagliatelli ao creme de parmesão. Com a mudança do cardápio, novos pratos foram inseridos e há sempre uma surpresa do chef, como esse filé da foto como purê de raízes e feijão verde. Uma delícia!

Maria Mata Mouro- Pelourinho

Localizado em pleno centro histórico esse restaurante é uma ótima pedida para quem quer comer bem, mesmo estando no ponto turístico mais famoso da cidade. Destaque para o pernil de cordeiro ao molho de tamarindo com purê de mandioquinha, bobó de camarão, além de massas e até paella. Tudo isso num ambiente discreto e acolhedor.

Mistura- Itapuã

Há anos o restaurante Mistura, antigo Mistura Fina, faz sucesso entre os amantes da boa gastronomia. Localizado no famoso bairro de Itapuã, tão amado pelo nosso Vinícius de Moraes, o Mistura se destaca pelos pratos com peixes e frutos do mar. Pra não erras peça o  carpaccio de badejo de entrada, servido com  camarão ao prosecco com risoto trufado e o risoto de frutos do mar. Tudo gostoso, muito bem servido e requintado.

Pasta em Casa- No Vero Rio Vermelho

A proposta desse restaurante pequeno e aconchegante é excelente para quem deseja almoçar rápido e gostoso. Todos os dias no almoço, há sempre uma massa especial, uma lasanha e alguma carne. O cliente pode escolher um único prato, ou provar um pouquinho de cada. Todas as massas servidas na casa podem ser encomendadas e congeladas. Destaque para o raviole de banana da terra. Simplesmente delicioso!

Boi Preto- Na Boca do Rio

Sem dúvida, a melhor churrascaria da cidade. Carnes excelentes, queijinho coalho com melaço de cana, Buffet de salada com dezenas de opções e buffet variadíssimo de pratos quentes , caso alguém prefira não comer carne. Tem até comida japonesa.  O feijão tropeiro de lá, e o corte de fraldinha, são bons destaques, também o variado cardápio de petiscos servidos a mesa como pasteizinhos de queijo coalho e camarão e a banana da terra açucarada servida quentinha.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destacada: blue_rain via Istock

Comentários