logo

Telefone: (11) 3024-9500

Viajala aponta tendências de destinos para 2020 | Qual Viagem Logo

Viajala aponta tendências de destinos para 2020

25 de outubro de 2019

Segundo pesquisa realizada pela Viajala, com base em cinquenta milhões de buscas de voos de trinta e dois milhões de usuários feitas na plataforma entre janeiro e setembro desse ano, no turismo nacional três destinos tiveram destaque. Florianópolis vem em terceiro lugar e tem um potencial de alta no final de 2019 e durante os primeiros meses de 2020, com turistas oriundos da América do Sul, principalmente pelos argentinos que passam a ter voos diretos partindo de Buenos Aires com a entrada da low cost Flybondi. Os voos também partirão de São Paulo e de outras capitais brasileiras, com tarifas mais convidativas para o destino.

A segunda posição ficou com Fortaleza (CE), que tem finalização de dos voos diretos internacionais, resultando já no primeiro semestre um aumento de 99% de turistas internacionais em comparação ao ano anterior. Fortaleza ainda registrou rara queda no preço médio dos bilhetes aéreos, com um decréscimo de 4% para voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, e os que partem de Recife tiveram uma diminuição de 34% resultando em 55% de aumento nas buscas.

Santarém, no Pará, teve um aumento de 54% nas buscas da plataforma, por ser o aeroporto mais próximo de Alter do Chão. Esse é um destino que tende a “explodir” no próximo ano. A vila de seis mil habitantes recebeu em 2018, duzentos e trinta e sete mil turistas e segundo o “barômetro” da Viajala, a procura dos paulistas pelo destino subiu 90% no primeiro semestre e o preço dos voos teve queda de 2%, já para os cariocas a queda foi de 12% e a procura teve aumento de 200%. Mesmo com pouca infraestrutura hoteleira, Alter do Chão que é considerada a o Caribe Brasileiro, segundo o jornal inglês T he Guardian, tem atraído cada vez mais turistas que buscam destinos diferenciados, que possam oferecer beleza e experiências gastronômicas e de vivência.

Nos destinos internacionais as passagens no geral caíram 14,7% com destaque para Itália com decréscimo de 16% e Portugal com 22% e os mais procurados foram Portugal, Estados Unidos e Chile, onde a cidade do Porto surpreendeu com um aumento de busca de 80%.

O “barômetro” da Viajala traz dados importantes para o mercado, como a estatística do volume de viagens dos latinos americanos, que atingem ápice nos meses de janeiro e agosto e que no Brasil São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os maiores centros de origem das viagens, tanto nacionais como internacionais, seguido por Brasília, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, com destaque nas duas últimas para destinos internacionais.

Texto por: Patrícia de Campos

Foto por Cristino Martins/ Agência Pará

Comentários