logo

Telefone: (11) 3024-9500

Viagem em família nas águas quentes de Olímpia | Qual Viagem Logo

thermas-dos-laranjais-3-foto-por-rafael-almeida_divulgacao_enjoy-olimpia-park-resort

Viagem em família nas águas quentes de Olímpia

10 de novembro de 2020

Destino cada vez mais popular no interior de São Paulo, Olímpia surge como uma boa opção de viagem no pós-pandemia. Com parques aquáticos repletos de atrações para todas as idades, resorts completos e fácil acesso rodoviário, é ideal para curtir com a família.

Antes uma tranquila cidade do interior paulista, Olímpia viu sua popularidade crescer rapidamente entre turistas de todo o Brasil graças a seus famosos parques aquáticos, que estão entre os mais visitados da América Latina. Com o status de Estância Turística, a cidade recebe cada vez mais investimentos nos segmentos de lazer e hotelaria.

Foto por Divulgação Wyndham

Foto por Divulgação Wyndham

Com sol e calor praticamente o ano todo, Olímpia pode ser visitada em qualquer estação. Além do clima bom, as piscinas dos parques aquáticos são abastecidas com águas naturalmente quentes do Aquífero Guarani, cujas temperaturas variam entre 26ºC e 38ºC.

Foto por Rafael Almeida / Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Foto por Rafael Almeida / Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Assim, Olímpia tornou-se um dos principais destinos do estado. No ano passado, recebeu quase 3 milhões de turistas, marca recorde para a cidade e que representa um aumento de 12,8% em comparação a 2018. O número é ainda mais expressivo se levarmos em conta que o município tem apenas cerca de 54 mil habitantes.

Na região noroeste de São Paulo, Olímpia tem uma localização estratégica, a meio caminho entre São José do Rio Preto e Barretos. É fácil chegar a Olímpia de carro a partir de praticamente qualquer cidade paulista, além de algumas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Fica a 140 km de Ribeirão Preto, a 430 km da cidade de São Paulo e a 280 km de Uberlândia.

Diversão no Thermas dos Laranjais

Foto por Divulgação Thermas dos Laranjais

Foto por Divulgação Thermas dos Laranjais

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso de Olímpia é o Thermas dos Laranjais. Só no ano passado, o parque aquático recebeu mais de 1,8 milhão de pessoas, sendo assim o mais visitado da América Latina e ranqueado como o quinto mais visitado do mundo, segundo relatório da Themed Entertainment Association (TEA).

Em uma área de 300 mil metros quadrados estão mais de 55 atrações, com uma boa variedade entre brinquedos mais radicais e outros mais tranquilos, a maioria com águas quentes circulantes. Ou seja, toda a família pode se divertir. Mesmo com tantas opções, o parque segue em constante expansão e busca lançar pelo menos uma grande atração todos os anos.

Foto por Rafael Almeida / Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Foto por Rafael Almeida / Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Muitos dos brinquedos para quem quer mais emoção são exclusivos no Brasil. Entre eles estão o Surf Master, pista de surfe em meia lua, e a Montanha-Russa Aquática, um toboágua de 370 metros de extensão cheio de curvas, túneis, subidas e quedas. E ainda tem o Lendário, o maior complexo de toboáguas radicais do Brasil.

Piscinas de ondas com praias artificias, ofurôs, piscinas de ressurgência (nas quais ninguém afunda), rio lento, brinquedos para crianças e muitas outras atrações completam o parque. O Thermas conta ainda com mais de 30 estabelecimentos terceirizados de alimentação, entre restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques de guloseimas. Há ainda vestiários e armários para locação.

Hot Beach: a praia do interior

Foto por Divulgação Hot Beach

Foto por Divulgação Hot Beach

Em 2017, Olímpia ganhou mais um parque aquático de nível internacional. O Hot Beach é como uma grande praia tropical em pleno interior de São Paulo, com piscinas de água quente cercadas por areia branca e fofinha, espreguiçadeiras e centenas de coqueiros. Há mais atrações leves e para famílias, perfeitas para relaxar, como o rio lento Ebaaa River e a praia Hot Beach, com 14 tipos de ondas.

Mini toboágua e brinquedos infantis com piscinas rasinhas são ideias para as crianças, enquanto que as opções mais radicais ficam por conta do Irado (torre de toboáguas com quatro opções de descida) e do Poty Pipe (com descida em formato de U). O Hot Beach tem também ofurô, redário, sauna, vestiários e armários para locação.

Foto por Divulgação Hot Beach

Foto por Divulgação Hot Beach

A oferta gastronômica é bem completa, com a maior praça de alimentação climatizada de parque aquático da América Latina e a lanchonete Hot Beach Burguer, além de bares e quiosques. Espaços exclusivos, as cabanas VIPs e o Santa Carolina Lounge têm menu diferenciado.

O Hot Beach está no ranking dos 10 parques aquáticos mais visitados da América Latina em 2019, ocupando a nona colocação, de acordo com o relatório da TEA. O parque faz parte do primeiro complexo turístico de Olímpia, junto com três resorts do mesmo grupo.

Foto por Divulgação Hot Beach

Foto por Divulgação Hot Beach

Hospedagem com lazer e conforto

Grande polo hoteleiro de São Paulo, Olímpia tem mais de 23 mil leitos e alguns dos maiores resorts do Brasil, com estruturas completas de lazer e comodidades para famílias. Muitos dos investimentos foram impulsionados pelo modelo de multipropriedade, no qual o comprador adquire uma cota para aproveitar o imóvel durante um período determinado do ano – algo muito comum nos Estados Unidos e na Europa e que vem ganhando espaço por aqui.

E a hotelaria em Olímpia não para de crescer: já estão em construção o Solar das Águas Park Resort, que vai oferecer mil apartamentos, e o Hot Beach Suites, quarto resort do complexo Hot Beach. Ambos devem ser inaugurados no ano que vem.

Foto por Divulgação Wyndham

Foto por Divulgação Wyndham

Atualmente, é o Wyndham Olímpia Royal Hotels que mantém a posição de o maior hotel do país, com 960 acomodações. Por estar ao lado do Thermas dos Laranjais, oferece acesso exclusivo direto ao parque aquático (ingresso não incluso na diária). Além disso, tem 11 piscinas, sendo duas cobertas, oito ofurôs ao ar livre, bar na piscina, brinquedoteca, sala de cinema, academia, Spa, quadras poliesportiva, de tênis e de vôlei de praia, restaurantes e mais.

Foto por Divulgação Hot Beach

Foto por Divulgação Hot Beach

Quem fica hospedado em um dos três resorts do complexo Hot Beach já têm os ingressos para o Hot Beach inclusos na diária. E o Hot Beach Resort oferece ainda uma vantagem especial: tem acesso direto ao parque aquático, sendo considerado o único resort pé na areia de Olímpia. Sua estrutura de lazer conta com piscina de águas quentes naturais, sala kids e teen, academia, bares à beira da piscina e atividades para as crianças.

Também parte do complexo Hot Beach, o Celebration Resort tem apartamentos amplos, piscinas naturalmente aquecidas, equipe de recreação, restaurante com cozinha show, espaço kids, academia, Spa, sauna, entre outros atrativos. Já o Thermas Park Resort & Spa tem um perfil de mais exclusividade, com 48 apartamentos, em contraste aos outros resorts de grandes dimensões. Oferece ainda Spa, piscinas, restaurante, academia, brinquedoteca e playground.

Foto por Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Foto por Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

Outra opção de hospedagem na cidade é o Enjoy Olímpia Park Resort. Divididos em quatro torres, há 912 apartamentos com um ou dois quartos, varanda e cozinha tipo americana totalmente equipada. Algumas acomodações têm capacidade para até sete pessoas. Os hóspedes também podem aproveitar piscinas, restaurante, sala de cinema, sala de jogos, brinquedoteca, academia, entre outras comodidades.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação Nobile

Já o Nobile Resort Thermas de Olímpia tem suítes amplas que acomodam até cinco pessoas, além de playground, lojas, restaurante, bares e quiosques na área em estilo tropical da piscina e uma catraca exclusiva para acessar o Thermas dos Laranjais (ingressos não inclusos nas tarifas).

Mundo jurássico

Os gigantes do período jurássico invadiram a cidade de Olímpia em agosto do ano passado. É o Vale dos Dinossauros, um parque de 10 mil metros quadrados com 38 dinossauros animatrônicos. Com movimentos e efeitos sonoros, as réplicas são bem realistas e até “respiram”.

Foto por Divulgação Vale dos Dinossauros

Foto por Divulgação Vale dos Dinossauros

O passeio é garantia de fotos incríveis, inclusive ao lado do Tiranossauro Rex, além de muita diversão para a garotada. Os visitantes podem aproveitar ainda cinema, brinquedoteca, playground (Dino Play), loja, área para escavação, incubadora, quiosques de sorvetes e salgados e outras atrações.

Foto por Divulgação Vale dos Dinossauros

Foto por Divulgação Vale dos Dinossauros

Além do Vale dos Dinossauros, o Dreams Entertainment Group vai investir ainda mais em Olímpia com duas novas atrações: o Museu de Cera e o Bar de Gelo, que devem ser inaugurados dentro dos próximos meses. O grupo já tem forte presença em destinos como Gramado, Canela e Foz do Iguaçu.

Segurança na reabertura do turismo

Foi um ano atípico para uma das principais estâncias turísticas de São Paulo. Mas Olímpia já promoveu a retomada de suas atividades e está mais uma vez de braços abertos para receber seus visitantes, de acordo com os devidos protocolos de segurança.

O Thermas dos Laranjais reabriu no dia 1º de outubro, com limite reduzido de público, novo horário de funcionamento e critérios de controle para garantir a segurança dos presentes. O parque investiu em reformas, novas atrações e treinamento de funcionários.

O dia 1º de outubro também marcou a reabertura do Hot Beach, que funciona agora com um limite menor de público, venda antecipada de ingressos e novas medidas de segurança. Os três resorts do complexo retomaram a operação em 02 de outubro.

Assim como os parques aquáticos, o Vale dos Dinossauros também já foi reaberto. E nos meses de julho, agosto e setembro aconteceu a retomada das operações nos demais resorts da cidade. O Wyndham Olímpia Royal Hotels adotou o Manual de Recomendações Operacionais desenvolvido pela Wyndham Hotels & Resorts, com práticas aprimoradas de limpeza e segurança.

Já o Enjoy Olímpia Park Resort segue o protocolo “Enjoy Fun & Safe”, que reúne medidas recomendadas por órgãos internacionais, nacionais e municipais, com certificação do Bureau Veritas. O Nobile Resort Thermas de Olímpia estabeleceu protocolos baseados nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Capital Nacional do Folclore

Antes mesmo de ser a cidade dos parques aquáticos, Olímpia já mostrava uma vocação para preservar a riqueza do folclore nacional. Tudo começou nas décadas de 1950 e 1960, com os primeiros festivais e exposições sobre o tema na cidade. Mas foi apenas em 2017 que Olímpia recebeu oficialmente o título de Capital Nacional do Folclore.

Todos os anos, no mês de agosto, a cidade organiza o Festival do Folclore, o maior do gênero no Brasil e que atrai mais de 100 mil visitantes. A programação é marcada por apresentações de grupos folclóricos de vários estados brasileiros, com danças e desfiles. Acontecem ainda cursos, palestras, oficinas, gincanas, exposições de peças artesanais, oferta de comidas típicas e muito mais.

Vale conhecer também o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, fundado em 1973 e cujo acervo conta com cerca de 3 mil itens, como indumentárias de festividades, peças em materiais diversos e instrumentos musicais.

SERVIÇOS

Dicas

Antes de viajar, não deixe de consultar diretamente os parques e os resorts para obter informações atualizadas sobre o funcionamento de cada atrativo ou meio de hospedagem, além de checar os protocolos de segurança de forma mais detalhada.

Como chegar

Olímpia é servida por uma ampla malha rodoviária, o que favorece o acesso de carro. A partir de São Paulo, a viagem dura cerca de cinco horas, pelas rodovias dos Bandeirantes e Washington Luiz. Para quem prefere o transporte aéreo, Olímpia é servida pelo aeroporto de São José do Rio Preto.

Onde comer

Dentro dos parques aquáticos há diversas opções de lanchonetes, restaurantes, bares e quiosques. Se ficar hospedado em um dos resorts, pode optar por diárias com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) ou meia pensão (café da manhã e jantar).

Onde ficar

Wyndham Olímpia Royal Hotels – wyndhamhotels.com

Hot Beach Resort – hotbeach.com.br/resorts

Celebration Resort – hotbeach.com.br/resorts

Thermas Park Resort & Spa – hotbeach.com.br/resorts

Enjoy Olímpia Park Resort – enjoyhoteis.com.br

Nobile Resort Thermas de Olímpia – nobilehoteis.com.br

Passeios

Thermas dos Laranjais – termas.com.br

Hot Beach – hotbeach.com.br

Vale dos Dinossauros – valedinossauros.com.br/olimpia

Festival do Folclore – folcloreolimpia.com.br

 

Mais informações em: olimpia.sp.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Rafael Almeida / Divulgação Enjoy Olímpia Park Resort

 

Comentários