logo

Telefone: (11) 3024-9500

Versalhes: toda a opulência da monarquia francesa | Qual Viagem Logo

Versailles, France - April 19, 2015: Tourists visiting Versailles Palace, UNESCO list of World Heritage Sites, in the city of Versailles, France.

Versalhes: toda a opulência da monarquia francesa

19 de março de 2019

O mundialmente famoso Palácio de Versalhes é o maior símbolo de uma época em que boa parte da Europa tinha como governo as monarquias absolutistas, nas quais o rei estava acima de todos os poderes e a corte era cercada do mais puro luxo. A vida de excessos da nobreza custeada pelo povo que vivia na miséria foi um dos fatos que levaram à Revolução Francesa.

Foto por iStock / manjik

Foto por iStock / manjik

Com o fim da monarquia, o conjunto do Parque e Palácio de Versalhes foi conservado pelo Estado e foi transformado em museu. Hoje, é uma das atrações mais visitadas da França e está listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Visitar o palácio é como testemunhar uma parte da história europeia.

Foto por iStock / Page Light Studios

Foto por iStock / Page Light Studios

Localizado nos arredores de Paris, na cidade de mesmo nome (Versailles), o palácio surpreende já do lado de fora de seus portões dourados. Uma enorme e suntuosa construção com uma vasta riqueza de detalhes, erguida a partir do século XVII. Versalhes foi sede do governo por cerca de um século e o lar da corte francesa e dos reis Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.

Foto por iStock / Birute

Foto por iStock / Birute

O palácio possui 2.300 cômodos em mais de 63 mil m². É possível visitar alguns desses espaços, como a Galeria das Batalhas (o maior salão do palácio), os aposentos do rei e a belíssima Sala dos Espelhos, o ponto alto da visita. Repleto de pinturas, esculturas, tapeçarias, móveis suntuosos e ricos ornamentos, o Palácio de Versalhes abriga uma coleção de obras de arte com 60 mil itens.

Foto por iStock / VitalyEdush

Foto por iStock / VitalyEdush

Mas a visita não acaba por aí, já que a propriedade possui um total de 8 km² e se abre para o parque com o Grand Canal e os famosos Jardins de Versalhes. O projeto paisagístico é uma verdadeira obra-prima, no qual uma variedade de plantas, árvores e flores formam desenhos, bosques e labirintos.

Foto por iStock / Page Light Studios

Foto por iStock / Page Light Studios

Há também esculturas, fontes, espelhos d’água e escadarias. Se quiser conhecer tudo, prepare as pernas, pois os caminhos são longos. Mas vale a pena, por ser a parte mais memorável do passeio a Versalhes.

Foto por iStock / mtnmichelle

Foto por iStock / mtnmichelle

Junto ao parque está a propriedade chamada de Trianon, onde dois palácios menores foram erguidos para momentos de mais privacidade dos monarcas. Não menos luxuosos que o próprio Palácio de Versalhes, são eles o Grand Trianon, em mármore rosa, e o Petit Trianon, espaço favorito da Rainha Maria Antonieta. Outros lindos jardins ficam no entorno.

Foto por iStock / lkonya

Foto por iStock / lkonya

Dicas

Vale separar um dia inteiro da sua viagem para conhecer Versalhes. Pela propriedade, há cafés e restaurantes, além de lojas variadas. Você também pode alugar uma bicicleta ou até um barco para remar pelo Grand Canal.

Foto por iStock / Pomemick

Foto por iStock / Pomemick

Versalhes fica a menos de 20 km do centro de Paris. A melhor maneira de chegar lá é de trem, pela linha RER C. Desça na estação Versailles Château-Rive Gauche e depois siga a pé até o palácio.

Para saber mais sobre horários, ingressos e outras informações práticas, visite o site oficial de Versalhes.

Mais informações em: chateauversailles.fr

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / jikgoe

Comentários