logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rio de Janeiro terá Festa dos Santos Populares Portugueses | Qual Viagem Logo

Rio de Janeiro terá Festa dos Santos Populares Portugueses

19 de maio de 2016

Palco do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, a Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, abrigará a primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, a mais tradicional de Portugal e que comemora o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Entre 10 e 12 de junho, música, gastronomia, literatura e arte vão dominar o espaço aberto da Praça, Paço Imperial e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

iStock_000020917649_Small

Foto por iStock / Edi_Eco

O espaço terá iluminação, enfeites, balões, bandeirinhas e toda a tradição portuguesa que deu origem às festas juninas brasileiras. O evento é gratuito e aberto ao público. O dia 10 foi escolhido para abrir a festa por ser o dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas. Nesse dia, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira de Portugal.

O festival contará com uma extensa programação de shows com representantes da cultura pop portuguesa, como a banda Deolinda (grupo de música popular inspirado no fado) e o acordeão frenético de Rosinha (cantora que se destaca pelo humor nas suas letras), que se apresentarão no palco montado na Praça XV. Outra atração musical será a sanfoneira Lucy Alves, que ficou conhecida na última edição do The Voice Brasil e que atualmente brilha na novela das 21h da rede Globo, Velho Chico.

Nomes como Nicolas Krassik e Cordestinos, mistura de música clássica e nordestina, e o Forró do Kiko, cuja marca registrada é o improviso, também integram a agenda do evento. No dia 12, em homenagem a Santo Antônio, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduz o baile romântico dos namorados. Haverá ainda desfiles de trajes tradicionais típicos portugueses e músicos tocando as conhecidas Guitarradas Portuguesas.

Em torno do palco, haverá barracas e foodtrucks com o melhor da gastronomia lusitana, como sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, punheta (salada de bacalhau desfiado), bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e bacalhau, além de cerveja artesanal e sangrias. Já no Paço Imperial, haverá sessões de degustação e um workshop culinário ministrado por Alexandre Henriques, chefe do restaurante Gruta Santo Antônio, em Niterói, considerado um dos melhores restaurantes portugueses do Brasil.

iStock_000033986596_Small

Foto por iStock / ruhrpix

Ainda no Paço será montada uma exposição de Cascatas – maquetes que reproduzem a vida nas cidades. O português José Carlos Amaral Fernandes fará uma representação do Porto, onde é detentor do prêmio de melhor cascateiro. Já o brasileiro Morrinho construirá a maquete do Rio, a partir de pedaços de tijolos, que reproduz as favelas da região central no início do povoamento daquela área. A programação englobará, ainda, a transmissão inaugural do documentário “Ba(p)tismo de Terra”, obra que cruza seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro.

História e literatura também terão espaço na festa. Haverá palestras do historiador brasileiro Laurentino Gomes, autor do livro “1808” e de diversos livros sobre a história Brasil-Portugal, e do historiador português Jorge Couto. Além disso, o comediante do grupo Porta dos Fundos Luís Lobianco e o ator Ricardo Pereira farão a leitura de textos de poesia portuguesa no palco.

A Festa dos Santos Populares Portugueses é organizada pela Natasha Artes com patrocínio de Guanabara Diesel, Estácio e Triunfo Logística, apoio de Galp, Telecine, EDP, Porto Bay, Caixa Geral dos Depósitos e apoio institucional do Consulado de Portugal no Brasil, Câmara do Comércio Portugal-Brasil, Rio Eventos e Paço Imperial. A Natasha Artes também organiza no Rio o Festival do Fado, que acontece anualmente na Cidade das Artes.

Mais informações em: santospopularesportugueses.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / RiodeJaneiro_Photography

Comentários