logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parnamirim (RN) deve integrar o Caminho dos Santos Mártires | Qual Viagem Logo

img-20210924-wa0086

Parnamirim (RN) deve integrar o Caminho dos Santos Mártires

28 de setembro de 2021

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim, a pedido do Prefeito Rosano Taveira, iniciou na última sexta (24) as tratativas referentes ao pleito de colocar o município no Caminho dos Santos Mártires do Brasil. O acordo baseia-se no fato de que um dos Mártires, o São João Lostau Navarro, foi o proprietário da sesmaria que abrangia boa parte do litoral sul potiguar. O Mártir São João Lostau Navarro teria, ainda, usado a foz do Rio Pirangi para navegar com suas embarcações, uma vez que, além de proprietário de terra, era comerciante.

“Nascido na Europa, São João Lostau Navarro viveu aqui nessas terras, é um dos Santos Mártires do Rio Grande do Norte e precisamos difundir com a população e com os turistas que visitam Parnamirim o seu legado”, afirmou o Secretário Daniel Américo. Daniel diz ainda que muitas cidades estão fortalecendo o turismo religioso, e que a inclusão de Parnamirim na Rota dos Santos Mártires será muito importante, pois deve movimentar hotéis, pousadas e restaurantes, bem como o comércio ligado ao turismo religioso.

Segundo o secretário, o litoral de Parnamirim, além de cerca de 500 leitos de hospedagem, possui restaurantes, uma  boa estrutura de comércio turístico nas lojas do Maior Cajueiro do Mundo e uma vocação natural para unir o turismo religioso ao turismo náutico. Parnamirim tem hoje duas empresas que operam os passeios de barco aos parrachos de Pirangi e, naturalmente, elas estão prontas para agregar rotas relacionadas ao Caminho dos Santos Mártires pelo mar. No aspecto religioso, a paróquia de Pirangi já tem como padroeiros São Francisco e São João Lostau Navarro.

Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Parnamirim deve conceder o título de cidadão parnamirinense a São João Lostau Navarro, In Memoriam, e será formada uma comissão para que seja feita uma audiência pública para debater a importância de Parnamirim reconhecer São João Lostau Navarro como seu Santo Mártir.

Sidnesio Moura, idealizador e coordenador do Caminho dos Santos Mártires do Brasil, vê a chegada do município de Parnamirim como uma grande força. Além do turismo religioso, a cidade tem o Maior Cajueiro do Mundo na Praia de Pirangi do Norte e conta com museu da Segunda Guerra Mundial no antigo aeroporto, apresentando que os potiguares foram o Trampolim da Vitória.

Ainda segundo Sidnesio, “o Caminho dos Santos Mártires do Brasil só vem confirmar o seu potencial turístico para o estado e todo o país, um roteiro que agora une cinco destinos, com muita história, cultura e religiosidade”.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação

Comentários