logo

Telefone: (11) 3024-9500

No sul da Itália, conheça as Sassi, principal atração em Matera | Qual Viagem Logo

Ancient town of Matera (Sassi di Matera) at sunrise, Basilicata, southern Italy.

No sul da Itália, conheça as Sassi, principal atração em Matera

12 de maio de 2017

Itália é a terra da rica história e da deliciosa gastronomia. Como se não bastasse tamanha riqueza cultural que o país agrega, o destino também possui paisagens únicas, charmosos vilarejos, montanhas nevadas, praias belíssimas e cidades que se equilibram entre o passado e o futuro.

Para entender melhor como a Itália está cheia de cantinhos perdidos e de beleza única, conheça Matera. Localizada na região de Basilicata, no sul do país, é uma das mais antigas cidades do mundo e também um pedaço da pré-história na era contemporânea. Matera conserva um grande patrimônio de cultura e tradição em seu território, tornando-se a principal atração turística da região.

Panoramic view through cave of sassi di Matera,basilicata, Italy. UNESCO European Capital of Culture 2019

Foto por iStock / Buffy1982

Casas escavadas em rochedos, algumas paredes construídas com o material resultante das escavações e residências trogloditas são um pouco do que você pode encontrar em Matera, diferente de tudo que existe no país. Um dos maiores objetivos da cidade é também restaurar, com extremo cuidado, a arquitetura da década de 50 que havia no local.

Old buildings in Matera town, World heritage site of southern Italy

Foto por iStock / littleaom

A cidade ficou conhecida pelas famosas “i sassi”, cavernas esculpidas na montanha, que eram usadas até a década de 50, quando a população foi forçada a sair de suas residências para se instalarem em bairros modernos. Naquela época, ninguém sabia que essas cavernas se tornariam o símbolo de uma cidade que renasce. Inclusive, em 1993 foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, primeira atração do sul da Itália a receber este reconhecimento.

Medieval Market in Sassi Of Matera Italy

Foto por iStock / DODDYTANK

Conhecer as Sassi de Matera significa captar a sua essência, descobrir histórias, tradições e valores que os antigos habitantes criaram naquela época para viver em harmonia com a natureza. Os sassi podem ser encontrados no meio de um vale entre as partes altas da cidade. Atualmente muitos foram transformados em restaurantes, cafés e lojinhas, enquanto outros continuam sendo usados como residências.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / bluejayphoto

Comentários