logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mostra de Artes de Tiradentes inaugura neste domingo | Qual Viagem Logo

Mostra de Artes de Tiradentes inaugura neste domingo

24 de novembro de 2022

Em um evento fechado apenas para convidados, inaugura neste domingo (27), 11h, em Tiradentes-MG, a primeira mostra de arte mineira contemporânea de Tiradentes – MARTIR (Mostra de Artes de Tiradentes). A abertura será uma solenidade que vai contar com a presença do prefeito de Tiradentes-MG, Nilzio Barbosa e outras autoridades. O MARTIR será aberto ao público a partir do dia 01 de dezembro, das 10h às 17h.

Tiradentes que já é conhecida pela arte e arquitetura, principalmente barroca recebe uma coleção exclusiva de Tadeu Bandeira que valorizará ainda mais a arte contemporânea em Minas Gerais. “A cidade tem sua riqueza predominantemente no barroco, agora vai respirar um pouco mais do pós-moderno”, comenta Tadeu. A coleção é uma exposição permanente do MARTIR que poderá receber outras ao longo do tempo.

O acervo de Tadeu contempla nomes como: Adriane Gallinari, Ângelo Marzano, Ana Horta, Arlindo Daibert, Cao Guimarães, Carlos Bracher, Cristiano Rennó, Daniel Bilac, Eduardo Resende, Fani Bracher, Fernando Cardoso, Fernando Lucchesi, Isaura Pena, Jorge Fonseca, João Castilho, José Alberto Nemer, José Bento, Léo Brizola, Luiz Flávio Silva, Marco Paulo Rolla, Marcos Coelho, Benjamin, Marilá Dardot, Mário Azevedo, Marta Neves, Mônica Sartori, Nello Nuno, Paulo Nazareth, Pedro David, Pedro Motta, Pedro Neves, Ricardo Homem, Roberto Bethônico e Rodrigo Mogiz.

Que Minas Gerais é sinônimo de cultura, não é nenhuma novidade. Isso se reflete na grande quantidade de museus no estado. Mas, quando se pensa em arte contemporânea, o estado não se destaca por ter poucas opções que contemplem a atual produção mineira em exposição permanente. Com a chegada do MARTIR — Mostra de Artes de Tiradentes, um espaço totalmente dedicado à arte contemporânea mineira, esse cenário vai mudar.

Local

O espaço, um imóvel centenário, cuidadosamente restaurado, localizado no quarteirão mais charmoso da tradicional Rua Direita, passa a abrigar um amplo acervo de obras de arte culturais, telas e exposições que apresentam diversos artistas contemporâneos. São mais de 100 obras de 1970 até os dias de hoje que, possibilitarão à mostra aumentar a visibilidade da arte contemporânea mineira, bem como transformá-la em um espaço inclusivo.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Tadeu Bandeira é um colecionador que se apaixonou pela arte muito cedo. “Desde os tempos da faculdade eu comecei a comprar meus quadros. Depois comprava em leilões de arte. Visitando museus ao redor do mundo, percebi que os mais importantes têm seu acervo formado em grande parte por doações. Acho fundamental ter o desprendimento de proporcionar ao público uma visão de tudo que guardei ao longo dos anos”, discorre.

Por trás do MARTIR, existe uma história. Ele faz parte de um Instituto que tem outras relevantes frentes de atuação. “Tiradentes é uma cidade muito acolhedora. Tenho certeza de que todos ficarão maravilhados com o MARTIR e terão a certeza de que Minas Gerais segue à frente do seu tempo, produzindo coisas cada vez mais belas e orgulhando seu povo”, expressou Alexandre Lanna Resende que complementa: “Sou parte e ponte deste projeto e isso me deixa repleto de satisfação”, finaliza ele que foi o responsável pelo encontro dos sócios.

Instituto Tragaluz

Os proprietários do Tragaluz Restaurante Casa, Pedro e Patrícia Navarro, fundaram o Instituto Tragaluz juntamente com Alexandre Lanna Resende, Renata Resende, Tadeu Bandeira, Joel e Jane Padula. O MARTIR é um dos braços desse Instituto.

“Atuamos há mais de 20 anos em projetos sociais, como os de combate à desnutrição infantil, em diversas localidades. Almejávamos atuar com maior ênfase em Tiradentes, em frentes que temos maior vocação. Assim, nasceu o Instituto Tragaluz!”, conta Pedro.

O Instituto tem uma frente ligada ao combate à fome e à desnutrição na primeira infância. “A primeira infância é o fantástico período compreendido da gestação aos seis anos de vida. Nessa fase ocorre o desenvolvimento da arquitetura cerebral e a aprendizagem de habilidades fundamentais para o sucesso de uma criança e de um cidadão responsável. Além disso, objetivamos retirar Tiradentes do Mapa da Fome do Brasil”, explica Pedro.

Inicialmente, o Instituto atua em Tiradentes, mas os planos são de expandir para outros municípios do Campo das Vertentes.

O Instituto é formado por um conselho de administração que engloba sociólogo, professor, advogados, médico e fonoaudiólogo, além de contar com um número significativo de voluntários.

Pedro reforça a importância de atuar na localidade onde está inserido: “É um exercício de cidadania. Tiradentes nos abraçou. Queremos continuar contribuindo com as pessoas e cidade que amamos”.

CasaNutri / Combate à Fome: um centro de recuperação e educação nutricional de base comunitária criado com o objetivo de proteger as crianças da desnutrição na primeira infância. Esse distúrbio nutricional pode ocasionar consequências irreversíveis, impossibilitando que crianças desempenhem em sua totalidade as suas capacidades físicas e intelectuais. Atuam em Tiradentes com objetivo de recuperar crianças com desnutrição moderada/grave, apoiando as suas famílias. Atendimentos clínicos multiprofissionais mensais, além de visitas domiciliares semanais às crianças e famílias. Distribuem ovos caipiras como complemento nutricional às crianças desnutridas e seus familiares.

MARTIR: Mostra de Arte de Tiradentes — espaço dedicado a exposições, arte e cultura. Tem como vocação as artes plásticas, traduzido na exposição da coleção “Tadeu Bandeia”, focada na arte mineira contemporânea a partir da década de 70.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários