logo

Telefone: (11) 3024-9500

Minas de Sal - Próximo a Bogotá, Colômbia | Qual Viagem Logo

catedral

Minas de Sal – Próximo a Bogotá, Colômbia

29 de novembro de 2016

Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)

Sobre o que fazer

Quando decidimos que queríamos conhecer as minas de Sal e os passeios mais distantes, sabíamos que era possível conhecer por contra própria. Porém tudo o que liamos sobre as pessoas que haviam feito estes passeios por conta própria (com trem, ônibus etc) elas não tinham conseguido conhecer a quantidade de lugares que queríamos conhecer no mesmo dia. Então optamos por fecharmos um guia exclusivo que nos levasse.

Fechamos este guia no centro de informações turísticas que fica na praça central de Bogotá (Bolivar) e o Guia vai com um carro próprio e motorista. Desta forma é possível fazer tudo dentro do nosso tempo e conhecer tudo o que queríamos.

Catedral de Sal

Vizinha a Bogotá, a cidade de Zipaquirá (47 km) guarda um tesouro colombiano: a Catedral de Sal. O impressionante templo foi construído dentro de uma mina de sal, a 180 metros abaixo da terra.

Eleita como a atração turística número um da Colômbia, a Catedral de Sal é uma linda surpresa do início ao fim, são mais de 150 metros cavados em uma mina de sal ainda ativa, formas e mais formas esculpidas nesse mineral e um show de iluminação.

O tour começa com uma via sacra, sendo que em cada estágio com uma Cruz esculpida em sal vai mudando de posição e se transformando, conforme a Cruz que representa Jesus se aproxima da morte, a cruz vai sendo enterrada no solo.

Tem várias esculturas muitos lindas no trajeto, o encontro de Jesus com Maria e o momento que Jesus é despido de suas vestes chamam atenção.

A segunda fase da visita é a passagem por uma linda cúpula azul, nessa cúpula há dois túneis, um que tem um terraço com a vista para a parte mais linda e profunda da catedral onde está uma Cruz enorme e um auditório  e o outro túnel com o caminho a ser percorrido para chegar até lá.

ali há três esculturas muito lindas: uma que comemora o nascimento de Jesus, uma Cruz cavada na Rocha que tem 16 metros de altura e fica muito linda iluminada, no fundo está a igreja onde semanalmente se realizam missas e de quando em quando casamentos e batismos. E por fim uma terceira escultura, inspirada no teto da capela Sistina em Roma e que simboliza o encontro de Deus pai e Deus filho. Tudo isso com direito a muita luz.

 

catedral

Foto dentro da Catedral de Sal (foto pelo guia turístico)

catedral2

Foto dentro da Catedral de Sal (foto pelo guia turístico)

catedral3

Foto dentro da Catedral de Sal (foto pelo guia turístico)

 

Mina de Sal de Nemocón

Um lugar que cativa pela sua autenticidade é a Mina de Sal de Nemocón, a uma hora do norte de Bogotá. Neste lugar, a 80 metros debaixo da terra, os viajantes percorrem 1.600 metros de túneis dos quais entre 1816 e 1968 foram extraídos aproximadamente 8 milhões de toneladas de sal.

Devido a logística e também por questões de marketing, a Catedral de Sal terminou ofuscando à atração vizinha.

Quem tem mais de 1,65 precisa baixar a cabeça enquanto desce as escadas da mina. À primeira vista dá um certo medo.

Andando um pouco mais, chegamos ao cenário mais bonito: os espelhos d’água. O efeito visual da água que reflete o teto é algo impressionante. Mas a mina é grande e há muita coisa para se ver, entre elas as esculturas e estátuas.

A mina de sal de Nemocón é tão bonita que se tornou – literalmente – cenário de cinema. Foi lá que se gravou parte do filme “Os 33”, com Antonio Banderas, Rodrigo Santoro e Juliete Binoche.

mina

Foto dentro da Mina de Sal (foto pelo guia turístico)

mina2

Foto dentro da Mina de Sal (foto por Lívia Soares)

 

Povoado de Guatavita

Povoado de estilo andaluz parece com algumas cidadezinhas europeias devido as casas que são todas brancas. É uma beleza, ainda mais tendo como pano de fundo uma represa que é encher os olhos. Uma pena termos passado tão rápido por este lugar e no final do dia e por isso não termos conseguido registrar bem o momento.

 

povoado

(Foto por Lívia Soares)

Povoado de Sesquille

Sesquille é uma cidade e município da província de Almeidas. Sesquille em chibcha significa água quente. Você ainda pode encontrar itens sagrados utilizados pelos chibchas lá.
Sesquille tem atrações culturais e turísticas dos tempos coloniais. Próximo fica a barragem Tomine e a lagoa Guatavita com sua famosa lenda.

E a pracinha central é muito charmosa.

 

sesquille

(foto pelo guia turístico)

sesquille2

(foto pelo guia turístico)

Nossa Análise

Chegamos a Bogotá por volta das 18h /19h, o tour é  um tanto flexível, podendo durar um pouco mais ou um pouco menos dependendo do seu ritmo. Não o achamos cansativo e adoramos.

Foi um dia incrivel em que por muitos momentos faltou o ar (literalmente rs), mas que valeu muito a pena. Ter essa experiência de entrar dentro da terra, com as paredes todas revestidas de sal é muito impressionante e único.

Recomendamos a todos que forem a Bogotá conhecer estes lugares.

 

oqsentimos

(foto pelo guia turístico)

Comentários