logo

Telefone: (11) 3024-9500

Flórida: os melhores lugares para ver os peixes-boi de perto | Qual Viagem Logo

Flórida: os melhores lugares para ver os peixes-boi de perto

29 de dezembro de 2023

O peixe-boi-marinho é um mamífero que chega a atingir 3 metros de comprimento e cerca de meia tonelada de peso. Durante todo o ano, aqueles que visitam a Flórida podem avistar peixes-boi (manatees, em inglês) nos oceanos, rios, baías e nascentes do estado norte-americano. Porém, é nos meses mais frios do Hemisfério Norte que esses dóceis gigantes buscam refúgio nas águas mais quentes da Flórida. Portanto, entre novembro e março, diversas regiões do estado se transformam no destino perfeito para ver e até mesmo nadar com os peixes-boi. Selecionamos algumas opções de locais e passeios para você embarcar nessa aventura inesquecível:

Foto por Carol Grant / VISIT FLORIDA

Crystal River

Crystal River e Homasassa são as principais opções para quem deseja ver de perto esses simpáticos animais em seu habitat natural. Localizadas na costa oeste da Flórida, estas são as únicas cidades dos Estados Unidos onde é possível nadar com os mamíferos. A temperatura média de 23ºC de suas águas é ideal para os peixes-boi.

Foto por Joyce Kleen / Discover Crystal River Florida

Crystal River abriga o Crystal River National Wildlife Refuge, o único refúgio nos Estados Unidos criado especificamente para proteger habitats críticos para o peixe-boi. Um dos melhores lugares para visitar é Three Sisters Springs, nascentes mundialmente famosas por suas águas cristalinas. Existem muitas empresas de turismo, incluindo o Adventure Center at Plantation on Crystal River, que oferecem passeios de barco e, acima de tudo, a possibilidade de nadar com peixes-boi nessa época do ano, tendo sempre o cuidado de praticar a observação passiva, sem tocar nos animais.

Foto por Carol Grant / VISIT FLORIDA

Ainda na região de Crystal River, o Homosassa Springs Wildlife State Park também oferece experiências que permitem ver de perto os peixes-boi, incluindo passeio de barco e acesso ao calçadão de madeira para avistar os animais. Fora do parque estadual, as empresas de turismo em Homosassa também oferecem passeios de barco para nadar de forma próxima e observar passivamente os peixes-boi.

Fort Myers

O Manatee Park, no condado de Lee, em Fort Myers, sudoeste da Flórida, é outro local escolhido como refúgio pelos peixes-boi no inverno. O parque oferece diversos passeios para os visitantes, incluindo tours em grupo e trilhas para observação da fauna local. O lugar é a escolha perfeita para passeios em família por dispor de playground para crianças, além das áreas para piquenique. A Manatee Kayaking Company tem tours guiados ou aluguel de caiaques para quem quiser explorar as águas do Orange River, onde os peixes-boi vivem nos meses de inverno.

Weeki Wachee

Juntamente com a magia das sereias que se apresentam no tradicional Mermaid Show e os pitorescos cruzeiros fluviais, o Weeki Wachee Springs State Park, no centro-oeste da Flórida, oferece a oportunidade de testemunhar a beleza serena dos peixes-boi em seu habitat natural. A Weeki Fresh Water Adventures promove passeios para descer de caiaque pelo imaculado rio Weeki Wachee, com cada remo aproximando você dos fascinantes mamíferos marinhos. Ao deslizar pelas águas cristalinas, fique atento à dança graciosa dos manatees.

Ocala

A apenas uma hora ao norte de Orlando fica o condado de Ocala/Marion, uma região onde você pode explorar quilômetros de natureza intocada. Lá está o Silver Springs State Park, uma das maiores nascentes já descobertas, um lugar perfeito para os visitantes observarem peixes-boi nadando nas águas cristalinas. Silver Springs oferece o Glass Bottom Tour, um passeio de barco com fundo de vidro, que permite ver o mundo subaquático das nascentes sem se molhar. Se você procura um pouco mais de aventura, alugue um caiaque, canoa ou stand-up paddle na concessionária do parque e reme rio abaixo. Fique de olho no nariz do peixe-boi aparecendo na superfície do rio para respirar e você poderá vê-lo mais de perto.

Fort White

Ichetucknee Springs State Park, no norte da Flórida, é um oásis de oito grandes nascentes cristalinas que se unem para formar o Rio Ichetucknee. Os peixes-boi adoram a área, já que a água permanece a uma temperatura constante de 21ºC durante todo o ano, proporcionando nascentes perfeitas para aventuras de outono e inverno. Os meses fora da alta temporada trazem cursos de água muito menos movimentados, o que significa que os animais mais tímidos têm maior probabilidade de aparecer para aqueles que os visitam. A Paddling Adventures, localizada na entrada sul do parque, oferece aluguel de boias, caiaques e pranchas de stand-up paddle, permitindo que você experimente o esplendor da natureza e se conecte com a vida selvagem da Flórida.

St Lucie

No condado de St Lucie, na costa leste da Flórida, o Indian River Lagoon é um tesouro natural, que oferece um ecossistema diversificado onde peixes-boi são avistados o ano todo, especialmente durante os meses mais frios, quando buscam o calor reconfortante das águas da lagoa. Os visitantes podem embarcar em passeios de barco operados pela Indian River Lagoon Boat Tours ou praticar stand-up paddle com a On Local Time Water Excursions, duas ótimas oportunidades para curtir a natureza e avistar manatees nadando tranquilamente na lagoa.

St. Pete/Clearwater

A região de St. Pete/Clearwater é outro destino propício para encontrar os majestosos mamíferos. A Get Up and Go Kayaking oferece passeios guiados em Tarpon Springs a partir de dezembro, quando os peixes-boi migram para Spring Bayou para aproveitar as águas mais quentes. Os passeios são feitos em caiaques com fundo transparente e com instrutores prontos para tirar dúvidas. Mas se você está interessado em aprender mais sobre essas amadas criaturas, o Clearwater Marine Aquarium pode responder suas perguntas sobre peixes-boi e seu ecossistema. Além das áreas educacionais, o aquário também possui uma área de reabilitação com foco em soltura.

Bradenton

Localizado na cidade de Bradenton, na costa centro-oeste da Flórida, a reserva Robinson é um refúgio para peixes-boi e um ótimo lugar para observá-los. Com atrações como caiaque e stand-up paddle, que podem ser alugados na Surferbus, além de trilhas e observação da vida selvagem presentes na reserva, o lugar é uma bela opção para quem ama a natureza. Bean Point, ao norte da vizinha Ana Maria Island, também recebe peixes-boi no inverno.

10 fatos curiosos sobre os peixes-boi

Foto por Carol Grant / VISIT FLORIDA

  • O peixe-boi-marinho pode ter 3 metros de comprimento e pesar cerca de meia tonelada;
  • Eles são mamíferos e têm pelos táteis espalhados pelo corpo, sensíveis ao movimento ou ao toque;
  • Sua dieta é baseada em plantas aquáticas e semi-aquáticas como algas, aguapés, gramas marinhas e outras vegetações;
  • Esses animais podem passar até 8 horas do dia comendo e podem consumir o equivalente a 5%-10% do seu peso;
  • Eles são criaturas solitárias, vivendo sozinhos ou em pequenos grupos;
  • Seus sentidos são incrivelmente aguçados, podendo até distinguir cores e respirar embaixo da água;
  • Eles podem se mover de 5 a 8 km/h e fazer curvas perfeitamente;
  • Os filhotes de peixe-boi nascem com cerca de 1 metro de comprimento, pesando 30 kg e são amamentados pela mãe durante 2 anos e meio;
  • Podem viver por cerca de 60 anos;
  • Têm os elefantes como antepassados comuns, o que talvez possa explicar seu tamanho e peso.

Mais informações em: visitflorida.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / pclark2

Comentários