logo

Telefone: (11) 3024-9500

Flórida: 6 nascentes para conhecer em Ocala | Qual Viagem Logo

Flórida: 6 nascentes para conhecer em Ocala

2 de fevereiro de 2023

No centro da Flórida e a pouco mais de uma hora de carro de Orlando, a região de Ocala tem uma coleção de cenários naturais de extrema beleza. Entre os mais deslumbrantes estão os das nascentes, que formam grandes piscinas naturais de água cristalina e tons que vão do turquesa ao esverdeado. Em áreas protegidas, muitas das nascentes em Ocala são abertas ao público e oferecem de espaços para um bom mergulho a passeios turísticos bem estruturados, ou então apenas uma paisagem mágica para admirar. Conheça seis delas na lista abaixo:

Silver Springs

Foto por Ocala/Marion County Visitors and Convention Bureau

O Silver Springs State Park, a poucos quilômetros do centro da cidade de Ocala, é um local que combina história e natureza. Ali está um dos maiores conjuntos de nascentes dos Estados Unidos. Para ter uma ideia, são mais de 30 só na cabeceira do Silver River. E foi exatamente a beleza desse lugar que inspirou a criação do passeio de barco com fundo de vidro, considerado a atração mais antiga da Flórida, já que segue em operação desde 1873.

Foto por Forrest Mankins / VISIT FLORIDA

Neste passeio, os visitantes ficam sentados em torno de um grande vão protegido por um vidro. É através dessa “janela” no fundo do barco que todas as belezas subaquáticas de Silver Springs vão se apresentando aos poucos, enquanto o barco navega sobre as nascentes ao longo do rio: partes mais rasas e cobertas por vegetação, áreas mais profundas, as aberturas por onde a água brota, peixes aos montes, algumas tartarugas e, se você tiver sorte, até mesmo peixes-boi.

Foto por Patrícia Chemin

Com um lindo tom azul turquesa, a água é absurdamente cristalina, então dá para ver muito bem cada detalhe, além de fazer fotos e vídeos incríveis. É importante destacar que não é permitido nadar em Silver Springs.

Rainbow Springs

Foto por Scott Sporleder / VISIT FLORIDA

Já em Dunnellon, cidade a meia hora do centro de Ocala, o Rainbow Springs State Park protege a quarta maior nascente da Flórida. No local, foram encontradas evidências de que essa nascente já era usada por seres humanos há 10 mil anos. Ali, na cabeceira do Rainbow River, há uma área delimitada onde você pode nadar livremente entre peixes e tartarugas, em uma água pura e cristalina que brota do solo a constantes 22ºC. É uma temperatura muito agradável para um bom mergulho, principalmente nos dias quentes da Flórida.

Foto por Chris Zuppa / VISIT FLORIDA

Tanto Rainbow Springs quanto o Rainbow River impressionam pelas águas cristalinas – dá até para ver o fundo. Em alguns pontos, a água ganha uma tonalidade turquesa e parece se iluminar ao refletir a luz do sol. A partir da área da nascente, o rio corre por vários quilômetros até o centro de Dunnellon, e uma atividade muito popular entre os locais é percorrer toda sua extensão de boia, caiaque ou stand-up paddle.

Juniper Springs

Foto por Patrícia Chemin

Dentro da Floresta Nacional de Ocala, a Juniper Springs Recreation Area encanta logo à primeira vista: uma grande área aberta cercada pelas sombras de carvalhos e palmeiras, onde, no centro, está uma grande piscina natural circular de água cristalina abastecida por várias nascentes, exibindo tonalidades que vão do azul turquesa ao esverdeado. Uma pequena e antiga cabana de madeira com uma roda d’água completa o cenário. Simplesmente é impossível tirar uma foto ruim em Juniper Springs.

Foto por Patrícia Chemin

Como acontece nas outras nascentes pela Flórida, a água ali brota sempre a 22ºC, independente da temperatura externa. Ou seja, dá até mesmo para se aventurar em um mergulho revigorante nos dias de inverno. Com uma profundidade variável e repleta de peixinhos, a piscina natural é delimitada por uma faixa de pedras e concreto, com escadas para facilitar o acesso à água.

Fern Hammock Springs

Foto por Patrícia Chemin

A Juniper Springs Recreation Area conta ainda com algumas trilhas de nível fácil. Uma delas leva até Fern Hammock Springs, outro conjunto deslumbrante de nascentes. Por ser um lugar menos conhecido e com acesso somente através de uma caminhada, você vai se sentir em meio a um refúgio tropical todo seu.

Foto por Patrícia Chemin

Fern Hammock tem uma água bem rasinha, em um incrível tom azul turquesa, bem protegida por uma cobertura de plantas. Dá para ver a água borbulhando através da areia branca e fininha no fundo, um cenário que lembra muito os fervedouros do Jalapão. Não é permitido nadar em Fern Hammock, mas você pode admirar as nascentes de vários ângulos, inclusive a partir de algumas pontes de madeira que cruzam o espaço.

Silver Glen Springs

Foto por Patrícia Chemin

Silver Glen Springs é um local que nem parece real de tão bonito. Também parte da Floresta Nacional de Ocala, essas nascentes formam um amplo espaço de águas calmas e cristalinas. Como o fundo é composto por rochas e areia claras, a água ganha uma tonalidade azul turquesa. É como nadar em uma grande piscina, só que totalmente natural, cercada por uma floresta. Há trechos mais rasos, nos quais a água fica abaixo da cintura, e outros que chegam a quase 8 metros de profundidade, junto à abertura da nascente.

Foto por Patrícia Chemin

A área para nadar é bem grande e delimitada por boias. Leve uma máscara de mergulho ou óculos de natação, além de um snorkel, para contemplar as belezas do fundo da nascente, cardumes de peixes e até tartarugas e outros animais. A entrada é pelo Silver Glen Springs Recreation Area.

Salt Springs

Para completar o conjunto de nascentes de Ocala, Salt Springs também tem uma área bem ampla para nadar e fica dentro da mesma floresta nacional. A presença de diversos sais minerais resulta em uma certa salinidade em suas águas cristalinas – daí vem o nome da nascente. O local tem uma boa estrutura para receber visitantes.

Mais informações em: visitflorida.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários