logo

Telefone: (11) 3024-9500

Explore os caminhos sagrados do vinho no Douro | Qual Viagem Logo

17208179661_c4c58161bc_k

Explore os caminhos sagrados do vinho no Douro

20 de janeiro de 2016

Quem poderia imaginar  que nas encostas agrestes das montanhas de xisto cresceriam seletos vinhedos responsáveis pela criação de vinho tão especial. O rio Douro foi abrindo caminho montanha adentro e o homem foi esculpindo terraços para plantar as vinhas. Foram séculos de coragem e perícia para criar a paisagem e o vinho mundialmente famoso e desejado.

Na região da vinícola do alto Douro, o aperfeiçoamento do plantio de castas, o rigoroso processo de fermentação e os raios de sol a beira do rio tornaram-se a fórmula perfeita para a excelência do vinho produzido no Douro.

Foto via Flickr José Moutinho

Foto via Flickr José Moutinho

Uma distinção que começa no ano de 1756, quase se torna a primeira região demarcada do mundo. Atualmente, além dos vinhos generosos  denominados por vinhos do Porto – saem do Douro afamados vinhos de mesa e espumantes.

Quer acompanhe o rio de carro pelas estradas sinuosas, quer decida fazer a viagem na sua histórica locomotiva,  ou através de um passeio de barco, a paisagem montanhosa, as vinhas verdes no verão e avermelhadas no outono, as quintas solares, a boa gastronomia e o vinho vão seguramente encantá-lo.

Onde ficar

Quinta do Castro – quintadocrasto.pt

Aquapura Douro Valley – winehotelscollection.com/aquapura

Quinta Nova – quintanova.com

Onde comer

Castas e Pratos – castasepratos.com

Rui Paula – ruipaula.com

Como chegar

Partindo de São paulo, a Tap (flytap.com) oferece voos diários para Lisboa e Porto diariamente dos aeroportos de Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. De Lisboa até lá, são aproximadamente 350 quilômetros. A opção mais rápida é a partir do aeroporto de Porto são apenas 55 minutos de viagem de carro em auto-estrada.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Flickr Oneterry Aka Terry Kearney

Comentários