logo

Telefone: (11) 3024-9500

Santa Catarina reserva muitos encantos | Qual Viagem Logo

Florianopolis

Santa Catarina reserva muitos encantos

12 de maio de 2014

O Estado de Santa Catarina é um dos preferidos pelos paulistanos quando o assunto é férias. Principalmente quando as famosas Florianópolis ou Balneário Camboriú, e mais recentemente Bombinhas, tornaram-se redutos das famílias da capital.


Duas dicas diferentes podem servir como opção para suas próximas viagens. A primeira delas é no norte do estado. Denominado “Encantos da Serra”, o circuito que inclui as cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul até Joinville, pode ser uma experiência agradável e surpreendente. Indo de carro, em direção à Curitiba são 530 quilômetros. Já para quem preferir o sul do estado, a viagem a partir da capital paulista é mais longa: são 900 quilômetros para conhecer o circuito “Encantos do Sul”.

Sugestão de Roteiro

No sul de Santa Catarina existem cidades que formam um roteiro turístico indescritível. Praias, termas, cidades históricas e apelo ecológico ímpar. O roteiro sugerido começa pela cidade de Tubarão. Colonizada por açorianos, italianos e alemães, a região mostra belezas naturais de tirar o fôlego. A principal dica são as águas termais, instaladas em complexos hoteleiros com ótima qualidade. Thermas da Guarda, distrito de Tubarão, é uma delas. Para os amantes do surf, a cidade de Imbituba reúne nove paradisíacas praias onde o destaque internacional fica por conta da Praia do Rosa. A maioria das pousadas segue práticas sustentáveis e o centrinho pode ser percorrido a pé. Lojas descoladas, bons cafés e artesanatos em madeira e palha. O Mar del Rosa é uma casa noturna interessante que recebe DJs internacionais. Para os velejadores a praia de Ibiraquera é o local ideal.

Para quem preferir menos agito e mais relaxamento pode se restaurar na cidade de Gravatal.

É uma opção para passeio em família. Cercada por montanhas exuberantes, a cidade permite contato direto com a natureza e reserva surpresas aos que procuram descanso e paisagens bucólicas e o contato com as águas quentes, em temperaturas que chegam a 37ºC.

Laguna, bem no sul do estado, abriga praias de beleza incomparável como Itapirubá, Gil e Mar Grosso. Imperdível é ver os botos nadando nos molhes e nos canais próximos ao mar. A cidade foi importante cenário de uma revolução regional da história brasileira conhecida como Guerra dos Farrapos, que durou quase 10 anos, de 1835 a 1845. O caráter republicano da revolta logo evoluiu para um movimento separatista e, em Laguna, em 1839, foi proclamada a República Juliana, que resistiu por quatro meses até a cidade ser retomada pelo Império Brasileiro. O Museu Anita Garibaldi, no centro histórico de Laguna, preserva em seu acervo documentos e objetos da época da Revolução Farroupilha e da República Juliana.

Com famosas praias, a cidade de Garopaba fecha o roteiro. Visitadas por surfistas, a cidade abriga pousadas de charme e restaurantes de gastronomia internacional. As Dunas do Ouvidor e Siriú, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja de São Joaquim são passeios “obrigatórios”. Entre as praias, as mais indicadas são da Gamboa, Vermelha e Sambaquis.

Comentários