logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra locais pouco explorados na região da Costa Verde & Mar | Qual Viagem Logo

Descubra locais pouco explorados na região da Costa Verde & Mar

28 de fevereiro de 2018

Após receber mais de três milhões de visitantes entre os meses de dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, a Costa Verde & Mar, região turística de Santa Catarina, se prepara para os últimos dias da temporada de verão. Por lá estão alguns dos destinos mais movimentados do estado, como Balneário Camboriú, Bombinhas e Itajaí, com suas belas praias, trilhas e áreas de lazer. Mesmo com o grande fluxo de turistas, a região reserva também alguns locais que são pouco explorados e considerados redutos dos nativos. Selecionamos alguns destes ambientes para quem está em busca de áreas mais tranquilas para montar um roteiro diferenciado para os próximos dias.

Praias

O clima na praia Ponta do Jacques, em Balneário Piçarras, é de tranquilidade, ideal para quem busca por descanso e reposição de energias. Cercada por vegetação nativa, tem uma ampla faixa de areia dourada, com mar que varia entre dias de pequenas ondas e dias de mar agitado. Na Ponta do Jacques é possível praticar esportes aquáticos e também encarar o banho. Mas a grande atração é a Laje do Jacques, que dá nome a praia, localizada a um quilômetro da margem – a laje de pedra no fundo mar forma ondas que atraem os amantes do surf.

São exatos 563 metros de faixa de areia onde a natureza se faz presente na Praia Grossa, em Itapema. Cercada pelo verde das encostas, a Praia Grossa é o lugar para quem busca mais do que sol e mar. É ideal para quem deseja estar em contato com a natureza intocada, relaxar em meio ao verde da mata e o azul do mar. Uma praia agreste cujo acesso se dá por trilhas a pé. É uma opção certa para os aventureiros e também para a prática de surfe e trekking.

Parques e natureza

Foto por Divulgação / Gerusa Florencio

Foto por Divulgação / Gerusa Florencio

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, é ideal para quem busca relaxar em meio à natureza. São mais de 172 mil m² de área verde a menos de 3 km do centro da cidade. O espaço conta com trilhas, jardim, horto, viveiros e até um labirinto natural. Também é possível conferir a exposição ao ar livre de esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder. O parque ainda permite a realização de pesquisas da fauna e flora local e análise do ecossistema das margens do Rio Camboriú.

Já a Estrada do Encano, em Camboriú, é o destino ideal para quem gosta da prática do cicloturismo, mas procura um local mais retirado. O trecho engloba a ligação entre o município com a cidade de Itapema, tem pouco mais de 30 km e conta com estradas de terra, construções antigas, área rural, espaços de lazer com cachoeiras e até pousadas.

A área do Parque Náutico Odílio Garcia, em Itajaí, beira o Rio Itajaí-açu. De fácil acesso, com arquibancadas e diversos corrimões, permite a prática de atividades de lazer no mar. O local é muito procurado pelos apaixonados pela pesca esportiva e donos de embarcações de pequeno porte. Por contar com um grande calçadão, também se tornou referência para quem busca realizar atividades esportivas ao ar livre.

A Ponta do Araçá, em Porto Belo, é o local para quem gosta de contato com a natureza, mas busca espaços mais reservados. No final da estrada do Araçá o visitante encontra um grande mirante gramado e uma área arborizada. Além de desfrutar do visual, os mais aventureiros podem fazer uma trilha que acaba no costão. Toda a área é considerada de preservação e, por isso, conta com natureza intacta e preservada.

Cultura e monumentos

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A Costa Verde & Mar tem uma grande história que remete aos antepassados, reforça a memória da região e mantém viva a tradição. É o caso de alguns monumentos, como a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Bombinhas. Para os fãs de informações arquitetônicas e conhecimento sobre o passado, é um prato cheio. E a vista panorâmica também é linda.

Localizada em um prédio histórico da cidade de Ilhota, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Biblioteca Alice Francisco Bittencourt conta com um vasto acervo para uso da comunidade local e dos estudantes em todas as fases de ensino. Também possui sala de informática, de estudos e de pesquisa. A biblioteca foi uma conquista da comunidade local para auxiliar os mais de quatro mil alunos do município. Se tornou referência para o turismo por integrar uma casa histórica e trazer consigo o nome da esposa do poeta e escritor local Felício José Bittencourt.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Uma das principais atividades do município de Navegantes é a pesca. Por isso, os homens do mar ganharam uma homenagem especial através do monumento do artista plástico navegantino Ricardo Batista dos Santos. A estátua Homenagem ao Pescador está localizada na Praça Prefeito Manoel Evaldo Muller, no Centro, em área de fácil acesso e próxima à praia, para tornar a homenagem ainda mais real aos visitantes.

Mais informações em: costaverdemar.com.br

Texto por: Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Markito / Santur

Comentários