logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cheia de charme, Ribe é a cidade mais antiga da Dinamarca | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ frankix

Cheia de charme, Ribe é a cidade mais antiga da Dinamarca

30 de outubro de 2017

A cidade de Ribe, localizada na região sudoeste da Dinamarca, guarda muita história e charme. Fundado há cerca de 1300 anos, o lugar teve grande importância na era dos vikings, funcionando como principal posto comercial do Mar do Norte. Até hoje, preserva seu centro medieval, que encanta os turistas cada vez mais ligados na região da Escandinávia.

Foto por Istock/ frankix

Foto por Istock/ frankix

A vila viking, assim como as casas medievais e a catedral – também a mais antiga do país – formam os grandes destaques a se conhecer por lá. Inscrita entre os patrimônios mundiais da Unesco (2014), a cidade conta, hoje, com pouco mais de cem casas protegidas, boa parte delas exibindo resquícios da arquitetura do século VIII.

Já a igreja, construída entre 1150 e 1175, é uma obra prima da Idade Média. De longe se avistam as três torres reinando absolutas na paisagem da cidade. Além disso, a catedral é a única da Dinamarca que possui cinco naves.

Foto por Istock/ wd

Foto por Istock/ wd

Depois de um passeio pelo centro histórico, a dica é visitar o Museu Viking, que conta a história dessa civilização – que vive no imaginário do mundo inteiro – por meio de ferramentas, objetos e barcos. Além da exposição, o espaço realiza encenações que contam um pouco mais sobre os guerreiros.

Foto por ribesvikinger.dk

Foto por ribesvikinger.dk

Outro lugar que exibe simulações de batalhas vikings é o Ribe Viking Center. O lugar, ao ar livre, criou um verdadeiro espetáculo pitoresco para apresentar a cultura desse povo. Além de vestimentas típicas e hábitos, a apresentação conta com instrutores que ensinam atividades da época, como falcoaria e arco e flecha.

Foto por IStock/ obeonline

Foto por IStock/ obeonline

Apesar de serem a grande atração da cidade, os vikings não reinam sozinhos por lá. Existem diversas atrações artísticas e naturais em Ribe que não envolvem, diretamente, essa cultura.

Exemplo disso é o Ribe Kunstmuseum, construído em 1891, que abriga obras de artistas da Era do Ouro e de modernistas clássicos dinamarqueses. O espaço é uma grande e imponente mansão conhecida pelos locais como “Castelo”.

Foto por ribekunstmuseum.dk

Foto por ribekunstmuseum.dk

E também o Parque Nacional Wadden, um dos três parques nacionais dinamarqueses. O lugar também figura na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, graças à sua grande reserva natural cheia de vida e experiências. Isso porque, quatro vezes a cada vinte e quatro horas, um bilhão de metros cúbicos de água é movido através dele. Entre os shows da natureza, o parque recebe, também, uma enorme quantidade de aves migratórias.

Como chegar

Ribe está a menos de 300 quilômetros de Copenhague, com fácil acesso de carro ou trem.

Onde ficar

Ribe Byferie Resort

Hotel Dagmar

Hotel Ribe

Onde comer

Weis Stue

Ribehoj

Dagmar

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ frankix

Comentários