logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cachoeira da Torre: roteiro de ecoturismo no Parque Caminhos do Mar é uma boa pedida para o fim de semana | Qual Viagem Logo

Cahoeira da Torre

Cachoeira da Torre: roteiro de ecoturismo no Parque Caminhos do Mar é uma boa pedida para o fim de semana

27 de fevereiro de 2024

Já imaginou ter uma experiência de ecoturismo na Mata Atlântica a menos de 30 km de São Paulo? Isso é o que o Roteiro Aventura, da trilha da Cachoeira da Torre, no Parque Caminhos do Mar em São Bernardo do Campo, promete e cumpre com maestria.

Com 9 quilômetros de extensão (ida e volta), a trilha é perfeita para os corajosos de plantão que já estão habituados a realizar caminhadas mais desafiadoras e longas. O passeio dura em média 6 horas, contando o tempo de trajeto e a parada na cachoeira.

A trilha é feita com o apoio de um a três guias, em grupos de 2 a 50 pessoas. E deve ser reservada com, no mínimo, três dias úteis de antecedência, via e-mail [email protected] ou pelo número de WhatsApp (11) 97279-5616. Com a reserva feita, é só adquirir seu ingresso pelo site do parque. Esse roteiro não é vendido presencialmente na bilheteria. Lembrando que estudantes, professores, idosos e PCDs têm direito a meia-entrada.

O trajeto

Os grupos geralmente se reúnem às 9h da manhã para receberem as instruções dos guias e realizarem um alongamento corporal para evitar possíveis desconfortos durante a caminhada. Neste momento, os funcionários explicam o grau de dificuldade do roteiro, que não é indicado para pessoas com problemas de mobilidade e cardiovasculares. Aqueles que possuem fobia de animais peçonhentos também devem repensar a participação pois, possivelmente, podem encontrá-los ao longo do trajeto.

A caminhada é feita em fila indiana e sem acelerar o grupo para que todos possam andar com tranquilidade ao longo das subidas e descidas. Você irá se deparar com trechos escorregadios e enlameados, onde somente é possível passar uma pessoa por vez. Segurar troncos de árvores, ter equilíbrio e saber onde pisar são habilidades indispensáveis.

Se puder, vá com um calçado adequado, como botas para trilha e leve um bastão de caminhada para te auxiliar nos trechos mais difíceis. Óculos de sol, boné, protetor solar e repelente não podem faltar na sua mochila. Você também pode levar lanchinhos, frutas e água.

Por estar em uma área de preservação ambiental riquíssima, é estritamente proibido fumar ou beber bebidas alcoólicas, assim como o descarte de lixo. Por isso, leve uma sacolinha para recolher embalagens, garrafas e cascas de fruta.

Em alguns trechos, é possível apreciar uma vista panorâmica da cidade de Santos. Os guias também contam fatos sobre a história local e a variedade de fauna e flora.

A cachoeira

A trilha termina na parte mais alta da cachoeira, que é formada pelo Rio do Ouro.

A primeira queda conta com dois poços: um com 7 metros de profundidade e outro com 2 metros. Os guias alertam que as pedras podem ser muito escorregadias e orientam os banhistas a ficarem no poço mais raso.

Ali conseguimos aproveitar uma hidromassagem natural nas piscinas formadas no poço. O tempo de estadia no local é de 1h30, ideal para apreciar a paisagem, recarregar as energias e se preparar para a volta.

Vale lembrar que existe a possibilidade de realizar a trilha e não se banhar na cachoeira devido ao risco de cabeças d’água por conta de chuvas em outros trechos do rio. Água barrenta e com muitas folhas são indicadores de que talvez não seja uma boa ideia se refrescar.

Entrada clandestina e multas

Não é por acaso que o passeio é feito com o apoio de guias. Na mata fechada e com animais desconhecidos, tudo pode ser mais perigoso. No entanto, algumas pessoas ainda optam por usar uma trilha clandestina até a cachoeira e acampam no local, prática que é proibida.

Quem percorre a trilha alternativa está sujeito a multas pela Polícia Ambiental. O valor a ser pago pode chegar a R$ 4 mil e varia dependendo da quantidade de pessoas que estão acampando e dos apetrechos de acampamento usados por eles.

Parque Caminhos do Mar

Além da trilha da Cachoeira da Torre, existem outros roteiros mais tranquilos disponíveis no Parque Caminhos do Mar, como o Calçada do Lorena, Monumento do Pico, descida a pé pela Estrada Velha de Santos e a Tirolesa Voo da Serra. Todos perfeitos para realizar em família, em grupo ou sozinhos. Você pode conferir todos eles aqui!

Texto e fotos internas por: Camila Rosa

Foto de Divulgação/ Parque Caminhos do Mar

Comentários