logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aventuras e encantos pela Costa do Dendê Logo

Foto por Tuca Moraes

Aventuras e encantos pela Costa do Dendê

1 de outubro de 2015

A região da Costa do Dendê é um das mais belas e ricas do estado da Bahia. Abençoado com praias maravilhosas, natureza impecável e uma localização privilegiada, entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, o lugar é, sem dúvida, um destino que todo viajante deve conhecer antes de morrer.

Morro de São Paulo Foto por kovgabor79 via Istock

Morro de São Paulo
Foto por kovgabor79 via Istock

Com cerca de 115 quilômetros de litoral, a Costa do Dendê guarda alguns dos lugares mais preciosos da Bahia. Nela, se encontram as regiões Morro de São Paulo, Boipeba, Marú, entre outras. As praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações variadas de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, figuram entre as melhores do país nos principais guias do gênero.

Taipu de fora  Foto por KamilloK via Istock

Taipu de fora
Foto por KamilloK via Istock

Para quem visita a região, a atividade recomendada é dentro do mar. A Costa do Dendê possui locais excelentes para mergulho, com excelente visualização e rica vida marinha. Em Morro de São Paulo, a visibilidade chega a até 20 metros de profundidade e, em Boipeba, a apenas 500 metros da praia já é possível apreciar belíssimos recifes e corais.O arquipélago fluvial do Rio Una abriga uma variedade de ilhas paradisíacas – Tinharé, Boipeba, Cairu. A estonteante Baía de Camamu abre-se em dez ilhas inexploradas, com vegetação primitiva e coqueirais. Os intermináveis manguezais servem de berçário para robalos, tainhas, caranguejos, siris, camarões, pitus, ostras e lambretas. Uma extensa contracosta de águas plácidas é ideal para navegação, vela, mergulho e pesca.

Itacaré  Foto por  deji_fisher via Istock

Itacaré
Foto por deji_fisher via Istock

Boipeba  Foto por Martinelli73 via Istock

Boipeba
Foto por Martinelli73 via Istock

As imponentes cachoeiras são picos para a prática de esportes radicais. Uma Unidade de Conservação preserva a rica fauna e flora. As abundantes árvores de dendê, tempero que dá o gosto peculiar da culinária baiana, dão o toque final no cenário local. A natureza velada neste paraíso de grande diversidade ecológica divide a paisagem com um rico acervo histórico, herança do Brasil Colônia. Os povoados primitivos preservam características culturais tradicionais.

Texto por: Andressa Volpini

Foto destacada por Tuca Moraes

Comentários