Ícone do site Qual Viagem

Airbnb e Turismo do Estado de SP promovem ação conjunta por viagem responsável no feriado

Passengers people traveler wearing face masks walking at airport gate terminal lounge traveling on holiday during pandemic outbreak. Airplanes behind glass window. New normal safe travel vacation.

O Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo promovem uma ação conjunta para conscientização sobre viagens responsáveis, especialmente nos feriados, em que a movimentação de turistas tende a ser maior.

A iniciativa, que inclui a divulgação de boas práticas a hóspedes e anfitriões nos sites, por email e em redes sociais, faz parte da parceria entre o Estado e a plataforma para apoiar a retomada do turismo e a recuperação econômica no contexto da pandemia.

Na página Retomada Consciente, do Governo de São Paulo, viajantes e empresas do setor de turismo encontram protocolos e recomendações, incluindo vídeos explicativos, que detalham aspectos específicos para hospedagem, atividades de bares e restaurantes e eventos.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, os protocolos e as fases do Plano São Paulo foram desenhados com o setor privado justamente para maior compreensão, considerando as peculiaridades de cada ramo de atividade. “A COVID-19 ainda não foi vencida. É fundamental que esses cuidados sejam mantidos e tenham a máxima adesão. O consumo responsável das viagens é parte de uma retomada segura”, diz Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

O Airbnb, por sua vez, destaca na sua plataforma o Protocolo Avançado de Higienização, desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, que é referência nos esforços de combate à COVID-19. O compromisso o Protocolo, em vigor desde junho e que inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações, passou a ser solicitado a todos os anfitriões. Além disso, em agosto, a plataforma reduziu a 16 o número máximo permitido de pessoas por acomodação, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis. E, nesta semana, lançou orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem.

“O Airbnb sempre esteve comprometido com o turismo responsável e conectado com a cultura local, que movimenta a economia das cidades de forma saudável. E as boas práticas que recomendamos, amplamente apoiadas pela nossa comunidade de anfitriões e hóspedes, são ainda mais relevantes no contexto da pandemia”, diz Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina.

Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando gastos de hóspedes em diversos segmentos relacionados ao turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas com hospedagem.

Mais Informações: www.airbnb.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por petovarga

Comentários

Sair da versão mobile