logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 parques de natureza para visitar em Campos do Jordão | Qual Viagem Logo

6 parques de natureza para visitar em Campos do Jordão

31 de julho de 2025

O turismo em Campos do Jordão ganhou um incremento nos últimos anos e as alternativas para o turista hoje vão muito além da região do Capivari. Com quase uma dezena de parques ao ar livre, é possível que a estadia na cidade se estenda por mais de uma semana, sem repetir nenhuma atração ao longo do período. Parques que reúnem natureza, arte, gastronomia e aventura garantem uma imersão nas belezas da Serra da Mantiqueira, além de atividades para todas as idades.

Parque Bambuí

Foto por Patrícia Chemin

O Parque Bambuí tem como seus pilares justamente a natureza, a gastronomia e as artes. Instalado em uma área de 100 alqueires na região do Alto Lajeado, o parque oferece uma experiência imersiva na exuberância natural da Serra da Mantiqueira, com lagos e trilhas para toda a família. Um grande diferencial é a Maria Fumaça de fabricação americana, que completou 105 anos este ano. Depois de ter sido restaurada e, inclusive ter participado de várias novelas televisivas, está agora à disposição dos visitantes para um breve passeio no parque. Outro ponto forte do Bambuí é a área da gastronomia. O parque conta com um restaurante, o Casa Bambuí, uma cervejaria artesanal, a Gärd, e a recém-inaugurada chocolateria Ybá. As áreas verdes do parque são ainda um convite irresistível para piqueniques à beira de seus lagos.

Mais informações em: parquebambui.com.br

Parque Tarundu

Foto por Divulgação

Também localizado no Alto Lajeado, o Parque Tarundu é uma festa para crianças e adolescentes. Com atividades radicais, o parque oferece de tirolesa e teleférico a patinação no gelo e arco e flecha. O Tarundu está instalado em uma área de mais de 500 mil metros quadrados e também oferece bastante contato com a natureza. Embora conte com várias atrações mais radicais, o Tarundu também oferece opções para toda a família, independente da idade. Entre as alternativas estão trilhas, jardins e espaços de relaxamento.

Mais informações em: tarundu.com.br

Parque Amantikir

Foto por Patrícia Chemin

Criado em 2007, o Amantikir conta com 700 espécies de plantas ao longo de seus 60 mil metros quadrados. Os pilares do parque atualmente são diversidade, sustentabilidade e educação. Uma de suas principais atrações é o labirinto de arbustos, considerado um dos maiores do mundo. Com paisagismo exuberante, o Amantikir oferece passeios guiados por seus jardins temáticos e conta ainda com um restaurante para os visitantes.

Mais informações em: parqueamantikir.com.br

Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal)

Foto por Patrícia Chemin

É o mais antigo parque de Campos do Jordão, fundado em 1941, e desde 2019 está sob o regime de concessão pública. A área do parque é um remanescente importante de Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Os visitantes, além de toda natureza exuberante, podem desfrutar de um espaço rico em cultura, história, atividades de ecoturismo e uma gastronomia ímpar. Entre as principais atrações estão tirolesa, pedalinho, arborismo, passeio de bike, big jump, restaurantes e diversas trilhas, inclusive com cachoeira.

Mais informações em: parquecamposdojordao.com.br

Bosque do Silêncio

Foto por Marco Ankosqui/MTur

Instalado em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, o Bosque do Silêncio tem a exuberância da natureza como seu grande carro-chefe. O local abriga uma grande variedade de árvores e pássaros, além de trilhas, jardim ornamental e lagos. Além da natureza, o Bosque do Silêncio oferece várias outras atividades e atrações, como a Cervejaria Baden, paintball, tirolesa, mini golfe, diversas trilhas e circuito de arborismo com 2 mil metros de extensão.

Mais informações em: bosquedosilencio.com.br

Prana Park

Foto por Patrícia Chemin

Localizado na estrada para o Pico do Itapeva, intitula-se como o parque mais alto do país. Conta também com o balanço infinito mais alto do Brasil e é uma boa opção para apreciar o pôr do sol. Suas atrações podem contemplar tanto o público jovem, quanto famílias e idosos. Entre os destaques estão a mega tirolesa, com um quilômetro de extensão, bicicleta aérea, arborismo, passeio a cavalo e restaurante.

Mais informações em: pranapark.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários