logo

Telefone: (11) 3024-9500

Museu da Energia conta história de São Paulo em exposição | Qual Viagem Logo

Museu da Energia conta história de São Paulo em exposição

18 de janeiro de 2019

No próximo dia 19, sábado, o Museu da Energia de São Paulo oferecerá, ao longo do dia, a visita temática “Belle Époque na Garoa”. A ação gratuita leva o visitante ao passado da cidade de São Paulo, apresentado o cotidiano paulistano no século XIX.

“A ideia é explorar, com base no contexto histórico em que o casarão do Museu da Energia foi construído, a arquitetura, a distribuição espacial e a história social da Capital no período”, comenta Luciana Nemes, coordenadora do Museu da Energia de São Paulo. A visita temática é inteiramente inspirada no livro homônimo da historiadora Marcia Camargos.

O Museu da Energia encontra-se instalado em uma edificação localizada no bairro Campos Elíseos, construída entre 1890 e 1894 para receber a família do cafeicultor Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época. O Campos Elíseos foi o primeiro bairro planejado da Capital, residência de boa parte da elite cafeeira paulista.

O que foi a belle époque?

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a belle époque caracterizou-se por um período de crença no progresso material, simbolizada por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica na sociedade, ratificada pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

A atração acontece novamente no dia 25 de janeiro na comemoração do aniversário de 465 anos da Capital.

SERVIÇO

Data: 19/01/2019 e 25/01/2019

Local: Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos

Horários: 10 às 17 horas

Mais informações: (11) 3224-1489

museudaenergia.org.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por: Caio Mattos

Comentários