logo

Telefone: (11) 3024-9500

Medan, um tesouro cultural escondido na Indonésia | Qual Viagem Logo

Medan, um tesouro cultural escondido na Indonésia

9 de janeiro de 2019

 

Além de ser conhecida como a cidade capital da Ilha Sumatra, na Indonésia, Medan é famosa por seus sabores exóticos e lugares encantadores. Rica em diversidade, a região reflete a pluralidade de diversos povos em seus atrativos espalhados pela cidade.

O Palácio Maimum é um dos maiores marcos de Medan. Construído pelo sultão Ma’mun Al Rashid Perkasa Alamyah em 1887, o palácio foi projetado com a ajuda do arquiteto holandês Theoodor Van Erp e é um símbolo da diversidade cultural existente na cidade. Seu interior possui um design único que une elementos das culturas malaia, islâmica e indiana, e até mesmo italiana e espanhola. Hoje, o local atua como um museu.

A Mesjid Raya Al Mashun também foi projetada pelo arquiteto Theoodor Van Erp e inicialmente fazia parte do complexo arquitetônico junto com o Palácio Maimun. No entanto Van Erp foi solicitado para fazer outro trabalho com urgência e o projeto foi passado para JA Tingdeman, que finalizou o templo em 1909, apenas três anos após seu início.  A Mesquita foi construída com materiais importados e os maiores destaques são o mármore italiano e os vitrais coloridos. O local está aberto para visitantes.

Foto via iStock por NattyPTG

Foto via iStock por NattyPTG

Outro ponto imperdível para conhecer na cidade é a Mansão de Tjong A Fie, um dos maiores comerciantes da Indonésia, que expandiu o mercado de plantações em Medan e construiu a Ferrovia de Medan até Belawan.

Reprodução da foto via http://tjongafiemansion.org/gallery-shift

Reprodução da foto via http://tjongafiemansion.org/gallery-shift

A mansão está situada em uma área de 8 mil m², possui dois andares e 35 quartos. Edificada em 1895, a casa foi construída com base nos princípios do feng-shui, além de possuir diversas influências malaias, chinesas e arte déco. O local está aberto e funciona como um museu, onde é possível ver de pertinho o mobiliário original e praticamente intocado. Os descentes de Tjong A Fie ainda se reúnem no templo dentro da mansão, durante o primeiro e o décimo quinto dia do mês lunar para rezar para seus antepassados.

Fugindo um pouco do centro da cidade, fica a maior atração turística de Medan: o Lago Toba. Com 100 km de extensão, é considerado o maior lago vulcânico do mundo, além de conter a maior ilha do mundo situada no interior de outra ilha, a Samosir.

Foto via iStock por sydeen

Foto via iStock por sydeen

Toba foi fundada a partir de uma grande erupção vulcânica que ocorreu por volta de 75 mil anos atrás.  Segundo as teorias de alguns cientistas e pesquisadores, a erupção durou cerca de 6 a 10 anos e seus efeitos foram sentidos durante mil, causando um gargalo populacional – que acontece quando um evento reduz indivíduos de uma espécie. Hoje o lago é uma das principais atrações de Medan, tanto pela história sobre sua origem, quanto por sua beleza natural.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por kiats

Comentários