logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 experiências que só podem ser vividas em Riviera Nayarit | Qual Viagem Logo

5 experiências que só podem ser vividas em Riviera Nayarit

10 de dezembro de 2018

Com o novo ano chegando, o destino Riviera Nayarit convida os viajantes aventureiros que preferem criar as novas tendências de viagem ao invés de segui-las, para planejarem, em 2019, uma viagem ao “Tesouro do Pacífico Mexicano”. São mais de 300 km de costa intocada, além das incríveis montanhas da Sierra Madre e intermináveis maravilhas naturais protegidas, esse destino navega em uma variedade de experiências que só podem ser vividas em Riviera Nayarit.

Jogue golfe em uma ilha natural, no famoso e mais bonito campo de golfe do México, o 3B – Cauda da Baleia ou “Tail of The Whale”

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

A luxuosa e exclusiva Punta Mita é um paraíso para amantes de golfe. São dois campos projetados por Jack-Nicklaus: Pacífico e Bahia. Com mais de 200 hectares, o Pacífico aproveita ao máximo a sua localização na península exclusiva, oferecendo vistas do Oceano Pacífico e da Baía de Banderas. Seu buraco mais famoso é o 3B, que o próprio Nicklaus chamou de o melhor buraco que ele já desenhou. São cerca de 194 jardas da costa em uma ilha verde natural e um verdadeiro desafio para os jogadores. Na maré baixa, um caminho de bancos de areia em forma de baleia leva à ilha, apelidada de “Cauda da Baleia”. Outra opção para alcançar os buracos são os carrinhos-anfíbio de golfe. Os viajantes podem até mesmo ver baleias jubarte nadando no mar durante a migração anual do Pacífico.

Acampe por um dia ou passe a noite em Isla Isabel – casa de diversas espécies de pássaros

Foto via iStock por Bob Hilscher

Foto via iStock por Bob Hilscher

Algumas das espécies mais diferentes do mundo habitam Isla Isabel, um santuário natural da ilha vulcânica localizado em Santiago Ixcuintla, a cerca de 64 km da costa de San Blas. Embora tenha sido recentemente declarada área natural protegida pelo governo federal mexicano, suas origens são a cerca de 3.000 anos. Atualmente, é uma reserva da biosfera protegida pela UNESCO e um parque nacional com montanhas e penhascos que oferecem vistas panorâmicas do Oceano Pacífico. Uma das atividades mais cobiçadas durante o inverno é nadar com tubarões-baleia na costa principal a caminho de Isla Isabel. Estes gigantes amigáveis, considerados como os maiores peixes do planeta, nadam contra as correntes que mergulham dos estuários no oceano com muita fonte de alimento. Com quase 50 pés de comprimento e até 13 toneladas de peso, esses tubarões são enormes, mas inofensivos, e normalmente vistos de novembro a março. A ilha também abriga espécies de aves normalmente associadas às Ilhas Galápagos, incluindo o fascinante Patola-de-pés-azuis, o Patola-de-pés-amarelos e o Patola-de-pés-vermelhos. São poucas entradas autorizadas por vez na ilha, e quem for passar a noite, deve ir preparado com barracas para camping.

Comemore o Cacau no Mexicolate – Somente em San Pacho e Sayulita em Riviera Nayarit

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O feijão mágico conhecido como chocolate tem sido uma especialidade do México desde que os anciões Astecas e Maias governavam essa região. Na Riviera Nayarit, o Mexicolate faz desde misturas sonhadoras de chocolate e outros ingredientes cultivados localmente, até misturas de pimentão, baunilha, canela e outras especiarias. O processo autêntico utiliza grãos secos ao sol, totalmente livres de açúcar e leite, recriando o mais próximo possível da forma como o chocolate era apreciado em tempos pré-colombianos. Eles estão localizados exclusivamente na Riviera Nayarit, com uma loja em San Pancho e outra em Sayulita.

Experimente as maiores espigas de milho do mundo

Foto via iStock por LesslieK

Foto via iStock por LesslieK

Como o chocolate, o milho também é nativo das Américas, mas o estado de Nayarit, em particular, é o lar das maiores espigas de milho do mundo, uma conquista registrada pelo Guinness Book de Recordes Mundiais. O principal evento que celebra o milho na região é a Feira do Milho Doce na área de Jala e Xalisco, realizada em meados de agosto, na época da Festa da Assunção da Virgem Maria. No entanto, os viajantes podem experimentar um delicioso milho durante toda a época de colheita. A região fica a uma distância de carro da Riviera Nayarit, a cerca de uma hora de San Blas e a três horas de Nuevo Vallarta. A maior espiga de milho já cultivada na região tinha 50 centímetros de comprimento, mas a média é em torno de 30 centímetros, com vencedores anuais geralmente na faixa entre 35 e 40 centímetros.

Conheça a cultura local nativa da Riviera Nayarit com rituais Huichol e Temazcal

Foto via iStock por GummyBone

Foto via iStock por GummyBone

A Riviera Nayarit permite que você se conecte com a cultura nativa mexicana de várias maneiras. Entre as mais intrigantes estão a cerimônia Huichol, disponível nos rituais Grand Velas Riviera Nayarit e Temazcal no Imanta Resorts Punta de Mita. As duas propriedades incluem essas experiências em pacotes que as tornam facilmente acessíveis. A cerimônia de casamento à beira-mar de Huichol é parte da cultura única dessa tribo, que ainda vive nas montanhas de Sierra Madre. A noiva usa o traje branco tradicional Huichol adornado com flores ou bordado de veado, enquanto o noivo veste um chapéu de palmeira adornado com sementes de árvores ou penas. O ritual de Temazcal em Imanta é uma forma de experiência em estufa, uma limpeza espiritual realizada dentro de uma estrutura de cúpula de rocha vulcânica, conectando seus praticantes a antigos rituais realizados ao longo dos séculos em toda a Mesoamérica.

Riviera Nayarit é o destino ideal para uma experiência única de viagem que conecta os viajantes às culturas nativas mexicanas por meio de experiências exclusivas próprias desta região. Além disso, é facilmente acessível, já que oferece conexões paras as maiores cidades americanas e canadenses pelo Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta, que é atendido por mais de 250 vôos nacionais e internacionais por semana.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock Divulgação

Comentários