logo

Telefone: (11) 3024-9500

Garibaldi celebra o Dia Internacional do Enoturismo em Peterlongo | Qual Viagem Logo

Garibaldi celebra o Dia Internacional do Enoturismo em Peterlongo

29 de outubro de 2018

O vinho tem levado apreciadores da bebida a viver experiências exclusivas e inesquecíveis ao redor do mundo. O enoturismo avança, aproximando o público da bebida e seus prazeres. Esta cultura trouxe o Dia Internacional do Enoturismo, hoje celebrado em todo o mundo no segundo domingo de novembro. No Rio Grande do Sul, em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante, responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro e a partir daí dar início à história da bebida no país, as comemorações alusivas à data acontecem no mesmo dia, das 15h às 20h, na Vinícola Peterlongo. Degustação de espumantes, food trucks, exposição de carros antigos e música ao vivo integram a programação ao ar livre. A entrada é gratuita.

A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi e da Rota do Espumante, que passam a celebrar o Dia Internacional do Enoturismo de forma itinerante, envolvendo as vinícolas da cidade. Este ano, além da Peterlongo, também participam da ação as vinícolas Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno e Vitivinícola Santa Bárbara. O público terá a oportunidade de degustar espumantes destas cinco empresas. O produto estará sendo comercializado em taça e em garrafa com valores padronizados em R$ 30 o Moscatel e R$ 35 o Brut.

unnamed-1
Uma ampla estrutura será montada no entorno do Castelo Peterlongo e no jardim da vinícola para acomodar as pessoas que desejam curtir a tarde do domingo entre amigos e familiares. Bancos e paletes estarão disponíveis no gramado entre os vinhedos, além de mesas e cadeiras entre o palco e os food trucks. Cada participante receberá uma taça de acrílico da Capital Brasileira do Espumante. Para quem quiser degustar vinhos ou suco de uva, o novo varejo da Peterlongo estará aberto.

Outra atração será a exposição de carros antigos com a presença da Antigar e Veterancar. O Secretário de Turismo de Garibaldi, Paulo Salvi, acredita que a data veio para ficar. “O enoturismo é muito importante para nossas vinícolas, hotéis e restaurantes. O turismo da experiência vem crescendo e impulsionando nossa economia. O Dia Internacional do Enoturismo vem fortalecer este segmento tão importante para nossa cidade e região e, nós, exemplo de coletividade, vamos seguir com esta proposta atraindo novos olhares para incrementar o nosso trade”, destaca.

unnamed
O Dia Internacional do Enoturismo em Garibaldi será embalado por atrações musicais locais.  Às 15h, sobe ao palco o acústico de Eduardo Segabinazzi. Na sequência, às 16h, será a vez  de Lela Rosanelli e, às 17h, a banda Mad Mary fecha as atrações. Em caso de mau tempo, o evento ocorrerá no interior da vinícola. O evento conta com o apoio da Associação de Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Antigar e Veterancar.

A comemoração da data chega ao Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), presidida pela gaúcha Ivane Fávero, e com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagens por: Jeferson Soldi

Comentários