logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 atrações para conhecer em Ubatuba além das praias | Qual Viagem Logo

Foto por istock/ Tony Monti

6 atrações para conhecer em Ubatuba além das praias

14 de janeiro de 2020

Com um extenso litoral que reúne cerca de 100 praias no Litoral Norte de São Paulo, Ubatuba é destino certo de verão entre paulistas, mineiros e até cariocas. Além de uma paisagem que integra mar esverdeado e Mata Atlântica preservada, a cidade garante uma vibe praiana cheia de vida, diversão e relax.

Com boa rede de serviços de gastronomia e hospedagens, o local torna-se visitado por famílias, grupos de amigos, mochileiros e diversos outros tipos de turistas do Brasil e do mundo. As melhores pousadas em Ubatuba se localizam nas regiões centrais, porém, é possível encontrar hotéis, resorts e hostels nas praias e bairros mais afastados, sendo ideais para quem busca total integração à natureza.

E, para quem visita o destino e quer dar uma pausa entre uma “lagarteada” e outra, apreciando atrativos histórico-culturais importantes, aqui vai uma lista de lugares para conhecer na cidade:

Aquário

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

O Aquário é parada obrigatória na cidade para quem está com crianças. Situado no bairro do Itaguá, próximo ao centro de Ubatuba, o local é pioneiro em educação ambiental e conta com 20 espaços com mais de 400 animais de 110 espécies.

Apresentando rica biodiversidade aquática e marinha, o local chama a tenção com seu tanque de toque, que permite maior interação entre os visitantes e os bichos, assim como a seção de pinguins e a Estação Planctônica, onde é possível descobrir organismos marinhos pelo microscópio.

Completam a estrutura do local: Aquabar, Museu da Vida Marinha e Aqualoja.

Projeto Tamar

Foto por Juliana Branco

Foto por Juliana Branco

Atuando na cidade desde os anos 1990, o Projeto Tamar tem ali um de seus mais importantes postos, assim como em Fernando de Noronha e na Praia do Forte. O projeto busca preservar as tartarugas e educar seus visitantes para questões ambientais.

Recebendo mais de 100 mil pessoas por ano, o local tem tanques e aquários que unem informação e diversão. Para as crianças, a parte que mais chama a atenção é a da alimentação interativa dos animais, assim como o tanque principal, que conta com 26 tartarugas marinhas – algumas podendo chegar a até 130 quilos.

O Tamar de Ubatuba, também localizado no Itaguá, tem ainda um Museu Caiçara, que abriga mais de 200 peças e informativos sobre a cultura caiçara.

Ruínas da Lagoinha

Foto por Miguel Schincariol

Foto por Miguel Schincariol

Localizadas onde antes funcionava a Fazenda Bom Retiro, de 1828, as ruínas da Lagoinha são tombadas pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico.

Distante 23 quilômetros do centro de Ubatuba, na região da praia da Lagoinha, a construção de pedra e cal chama a atenção por estar hoje, em ruínas, totalmente tomada pela natureza ao redor.

O cenário exótico lhe rendeu fama e já foi palco para diversas locações cinematográficas.

Casa da Farinha

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

A Cada da Farinha de Ubatuba fica na parte norte da cidade, no Sertão da Fazenda Picinguaba. Hoje considerado monumento histórico, o local já foi uma antiga usina de açúcar, construída por uma colônia de italianos, e depois, nos anos 1950, deu lugar a uma casa de farinha, utilizando seu grande moinho e roda de engenho.

Além de preservar a história local, o espaço também é utilizado atualmente por produtores de mandioca.

Em seus arredores há um riacho ideal para banho e trilhas como a do Jatobá, Poço da Rasa e Morro do Corisco.

Aldeia Boa Vista

Foto por Leandro Rocha/ Divulgação

Foto por Leandro Rocha/ Divulgação

A Aldeia Boa Vista, localizada no Prumirim, abriga mais de 40 famílias de índios guaranis da região.

Aberta à visitação, a aldeia oferece experiência cultural com apresentações de dança, artesanato típico, almoço tradicional e outras atividades.

Rota Gastronômica

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

Foto por Mtur/ Rogério Cassimiro

Com diversas opções gastronômicas, principalmente nos bairros do Itaguá e Centro, a cidade tem, desde lugares que oferecem o melhor da gastronomia caiçara, até casas de forte influência espanhola, portuguesa, africana e indígena.

E é justamente dos índios que veio um de seus pratos mais conhecidos, o azul marinho, feito com banana-verde e servido na maioria dos restaurantes locais.

Outras opções são arroz lambe-lambe, casquinha de caranguejo e outros pratos com frutos do mar e peixes. Destaque para os restaurantes: Perequim, Raízes, Rei do Peixe e Pizzaria São Paulo.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por istock/ Tony Monti

Comentários