logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vigo: praias, história e ostras na região da Galícia | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/  arousa

Vigo: praias, história e ostras na região da Galícia

19 de outubro de 2016

Vigo é a maior cidade da Galícia, na Espanha. Ponto de partida para conhecer as Rías Baixas, onde estão as mais belas praias da região, a cidade também conta com um dos principais portos da Europa. Combinando um vibrante cenário urbano com uma das mais belas paisagens naturais do país, é destino ideal para quem quer desfrutar da natureza sem deixar de lado o agito noturno.

Foto por IStock/ CarlosGFernandez

Foto por IStock/ CarlosGFernandez

O destino respira a partir do seu Centro Histórico, a sua carismática zona antiga: uma pequena aldeia no meio de uma cidade industrial e barulhenta. O processo de reabilitação ainda a decorrer permitiu devolver gradualmente a vida de vizinhança a este belíssimo bairro de vielas e ruas que serpenteiam até ao mar.

Hoje, novos negócios e estabelecimentos estão se instalando em ruas como Palma, Oliva ou a rua Real, que faz a ligação de O Berbés com a Colegiata, como popularmente é conhecida a Igreja de Santa Maria.

O centro de Vigo tem uma característica bastante comum em toda a região da Galícia, que é a predominância de pedras tanto nas construções quanto nas ruas.

Um passeio pelo local pode começar na Praça da Constitución, que tem grande importância histórica na cidade. Há cerca de dois séculos, a praça era um ponto onde se vendia de um tudo em seus pórticos e foi palco dos grandes acontecimentos de Vigo.

Outro destaque é o Mercado da Pedra, onde ficam bares, restaurantes e lojas de souvenirs. Não deixe de conhecer uma de suas ostreiras, que facilmente abrem essas iguarias.

Foto por istock/ Meinzahn

Foto por istock/ Meinzahn

Já a Concatedral de Santa Maria foi construída no início do século XIX e é o templo neoclássico mais importante da cidade, abrigando em seu interior o Cristo de la Victoria.

Vigo partilha o horizonte com as ilhas Cíes, um parque nacional marítimo-terrestre que um dos lugares mais bonitos da Galícia. Passeio obrigatório! As ilhas Cíes combinam as praias mais bonitas da cidade com um ambiente natural e fundos marítimos únicos em toda a Espanha. A ida até o arquipélago é feita de barco.

Ainda falando em praias, a mais procurada é a do Samil. Banhada pelo Atlântico tem areias brancas e mais de um quilômetro de extensão. É bastante visitada principalmente por famílias com crianças.

Foto por Istock/ StockPhotoAstur

Foto por Istock/ StockPhotoAstur

Para fechar uma visita a Vigo, nada melhor que o O Monte de O Castro. O lugar é a origem de Vigo, onde se instalaram os primeiros povoadores nos séculos II e III a.C., cujos vestígios ainda se conservam no Sítio Arqueológico. Mais tarde, a cidade cresceu abaixo e acima de O Castro, serpenteando para criar essa zona única que torna possível ter uma montanha em pleno centro da cidade: um luxo natural que oferece as melhores vistas da ria de Vigo e os finais de tarde mais bonitos.

Como chegar

LATAM e Air Europa fazem o roteiro São Paulo-Vigo com conexão em Madri, enquanto a TAP tem voos com conexão em Lisboa.

O que comer

Se há uma experiência gastronômica imperdível em Vigo, é uma visita à rua das ostras. A rua Pescadería é um dos pontos de maior interesse turístico da Vigo urbana, pois oferece um espetáculo único: em plena rua, as ostreiras abrem as míticas ostras da ria de Vigo e preparam incansavelmente pratos e mais pratos desta deliciosa iguaria.

A tradição é simples: os moluscos compram-se diretamente às ostreiras e degustam-se ao natural, com um bocadinho de limão e um bom alvarinho, um dos mais aclamados vinhos brancos do sul da Galícia.

Onde ficar

Gran Hotel Nagari Boutique & Spa

NH Collection Vigo

Pazo Los Escudos Hotel and Spa

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/  arousa

Comentários