logo

Telefone: (11) 3024-9500

Via Francígena: rota medieval de peregrinação a Roma | Qual Viagem Logo

Foto Divulgação

Via Francígena: rota medieval de peregrinação a Roma

10 de dezembro de 2015

Que tal percorrer a Via Francígena, rota medieval de peregrinação da Inglaterra a Roma que atualmente recuperou seu esplendor como Rota Cultural Europeia? Trata-se de uma aventura imperdível, principalmente durante o Jubileu da Misericórdia (Ano Santo extraordinário instituído pelo Papo Francisco), que começou em 8 de dezembro e segue até 20 de novembro de 2016.

O itinerário original parte de Canterbury (ou Cantuária), uma cidade no Sudeste da Inglaterra, passa pela França e entra em território italiano pelo Vale de Susa, seguindo até a tumba de São Pedro, na Basílica de São Pedro, em Roma. São 2.000 km, que podem ser percorridos a pé, a cavalo ou em bicicleta, caracterizando a Via Francígena como a maior rota de peregrinação da Idade Média.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Porém, também pode-se começar o percurso em outras cidades, como Siena, na bela Toscana. No caminho de lá até Roma, um dos destaques é a Basílica do Santo Sepulcro, na cidade de Acquapendente, uma reprodução exata da igreja de mesmo nome em Jerusalém.

A dica de hospedagem na região de Siena é o Laticastelli Country Relais, antiga fortaleza medieval cercada de bosques verdes de incomparável beleza. Trata-se de um pequeno paraíso em meio às vinícolas produtoras dos vinhos mais famosos da Toscana.

Originalmente um castelo construído no começo do século XIII, o Laticastelli foi parte de uma série de fortalezas remotas que protegiam o sul de Siena. Após ser reconstruído e transformado em hotel, agora conta com 33 confortáveis suítes equipadas com ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet Wi-Fi e telefone. Algumas delas têm ainda sala e cozinha. A mobília rústica de origem camponesa se mistura com portas e janelas antigas e muros de pedra, que contrastam com suas modernas acomodações. Além disso, em muitas tardes são oferecidas degustações de vinhos da região na adega do restaurante La Taverna.

laticastelli.com

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque Divulgação

Comentários