logo

Telefone: (11) 3024-9500

Três desertos para conhecer pelo mundo | Qual Viagem Logo

Tourist walking on the scenic dunes of Sossusvlei, Namib desert, Namib Naukluft National Park, Namibia. Afternoon light. Adventure and exploration in Africa.

Três desertos para conhecer pelo mundo

13 de setembro de 2018

Ao contrário do que muita gente imagina, os desertos são lugares que guardam paisagens exuberantes. E para provar, a plataforma colaborativa Lugares Pelo Mundo separou três desertos que são belíssimos cenários e ótimos destinos para aventureiros e amantes da natureza. Confira:

Namíbia

Foto por HerryB via Divulgação

Foto por HerryB via Divulgação

Acredita-se que esse seja o deserto mais antigo do mundo. Ocupa parte da Angola, Namíbia e África do Sul.  Está protegido por uma série de Parques Nacionais, Áreas de Recreação e Áreas Diamantadas Protegidas.

Um dele é o Parque Nacional Namib-Naukluft. Lá está localizado o Sossusvlei, local onde é possível  encontrar as icônicas dunas vermelhas gigantes. Suas dunas sobem até quase 400 metros – algumas das mais altas do mundo. Se revelam um espetáculo à parte durante o nascer e pôr do sol, e atraem entusiastas da fotografia de todo o mundo. Os visitantes podem também escalar ‘Big Daddy’, uma das dunas mais altas de Sossusvlei.

A parte sul do deserto é extremamente seca, o guelengue-do-deserto é o único  grande mamífero que habita o local. E lá também se encontra uma das plantas mais notáveis do mundo. Conhecidas como fósseis vivos,  a Welwitschia são as folhas mais longevas de qualquer membro do reino vegetal, estima-se que as maiores possuem cerca de 2.500 anos de idade.

Saara

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

É considerado o terceiro maior deserto do mundo, isso pois a Antártida e o Ártico são considerados desertos. Ocupa os países:  Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.

Marraquexe e Agadir são cidades de entrada pelo Marrocos para safáris no deserto. O Egito também é famoso por seus passeios e oásis, como: Bahariya Oasis, Dakhla Oasis, Farafra Oasis, Kharga Oasis e Siwa Oasis.

A Tunísia oferece vários tipos de passeios pelo deserto, como Cânions e Oásis, “The Grand Erg”, Região do Douz e vilas tradicionais. Os outros países também fazem safaris pelo deserto, e possuem locais famosos, e importantes como é o caso do Vale M’zab, da Argélia, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Atacama

Foto via iStock por filipefrazao

Foto via iStock por filipefrazao

Localizado no norte do Chile, o Deserto do Atacama reserva muitas surpresas para o visitante. É um destino para toda família!  São gêiseres, praias e vales. E inúmeras paisagens incríveis.

Além disso oferecem ainda o chamado “astroturismo”, são observatórios astronômicos abertos em que é possível ver constelações inteiras. São várias cidades que é possível se visitar no norte do país, que fazem parte ou estão próximas ao deserto, como: Arica, Alto El Loa, Iquique, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Vale de Copiapó, Limarí, La Serena, Vale del Huasco e Vale del Elqui.

Texto por Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva

Imagem Destacada via iStock por fabio lamanna

Comentários