logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tradicional bar de Paranapiacaba ganha cara nova | Qual Viagem Logo

IMG_1162

Tradicional bar de Paranapiacaba ganha cara nova

1 de agosto de 2016

Um antigo almoxarifado da São Paulo Railway, em Paranapiacaba, distrito de Santo André (SP), abriga um bar que é atração turística local. O Bar da Zilda ganha cara nova com o plano de restauração de mais de 200 construções da histórica vila ferroviária. Localizada no topo da Serra do Mar, Paranapiacaba começou a ser erguida em 1860 seguindo projeto de engenheiros ingleses da antiga estrada de ferro São Paulo Railway (SPR), chegou a entrar numa lista de candidatos a Patrimônio da Humanidade e foi um dos 44 locais incluídos no programa de investimentos do PAC Cidades Históricas, destinado à preservação de patrimônios brasileiros.

Entre os vários projetos aprovados pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e demais conselhos de preservação histórica, um deles era o restauro do antigo almoxarifado da SPR para incorporar o tradicional Bar da Zilda, que teve suas antigas instalações demolidas para dar lugar a um deck panorâmico. Com 600 m², o almoxarifado centenário mais parecia um estaleiro abandonado e esquecido pela história, com paredes de madeiras deterioradas, sem piso nem divisórias.

IMG_1112

Foto por Divulgação / PCS Services

O principal desafio era preservar as características arquitetônicas originais de modo a permitir que o prédio possa atender as funcionalidades de um bar moderno. Seguindo esta preocupação, o projeto conciliou a preservação de um patrimônio histórico com as necessidades de um estabelecimento moderno que precisa oferecer serviços e conforto aos clientes. Com isto, quem visitar Paranapiacaba de agora em diante encontrará o Bar da Zilda com capacidade para acomodar até 150 pessoas, ar-condicionado, TV com tela de plasma, banheiros acessíveis e uma cozinha com equipamentos modernos.

Criado em 1984 pela ex-funcionária da ferrovia que deu seu nome ao estabelecimento, o Bar da Zilda foi conquistando a simpatia de quem visita Paranapiacaba. Servindo lanches, refeições e bebidas, o principal destaque do seu cardápio sempre foi o cambuci. Fruta típica da região, que faz parte da cultura local, é praticamente um símbolo do Bar da Zilda. A fruta está disponível em mistura com cachaça, doces, geleias, sucos e molho para tempero.

Embora seja o mais relevante até o momento, o Bar da Zilda não é o primeiro projeto concluído pela PCS Services Restauro em Paranapiacaba, que já executou 24 projetos em apenas nove meses de obras, mantendo-se dentro do cronograma estabelecido.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / PCS Services

Comentários