logo

Telefone: (11) 3024-9500

Serra da Canastra: um dos parques mais importantes do Brasil | Qual Viagem Logo

8297954208_af849fbfee_o

Serra da Canastra: um dos parques mais importantes do Brasil

16 de fevereiro de 2016

Criado em 1972, o Parque Nacional Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais do Brasil. Por ele passa o famoso Rio São Francisco, que tem sua nascente localizada no município de Medeiros em Minas Gerais. O parque recebe durante o ano milhares de visitantes que apreciam a beleza das paisagens e atrativos naturais.

A cachoeira Casca D’anta é a mais famosa e acessível do parque. É preciso pagar uma taxa de R$ 6,50 na portaria para poder entrar e em seguida caminhar cerca de 25 minutos até chegar a belíssima cachoeira em meio a muita natureza e enorme quedas d’água. Na parte alta do parque os turistas passarão por trechos mais preservados e atrações como a nascente do Rio São Francisco e cachoeiras do Mirantes e Curral das Pedras. Existem também os roteiros que são poucos conhecidos, porém com uma beleza encantadora como a Serra da Babilônia, que passa pela Cachoeira do Taboão, um verdadeiro oásis em meio ao parque.

Foto por Leticia Zimback via Commons Wikimedia

Foto por Leticia Zimback via Commons Wikimedia

No entorno do parque existem mais de 500 km de estradas, que são muito utilizadas para o cicloturismo ou um simples passeio de bicicleta, onde se poderá apreciar uma paisagem incrível e aproveitar atrações como um banho de cachoeira. Pra quem curte fazer caminhadas na Canastra existem inúmeras opções de percursos para iniciantes ou atletas, todos esses percursos passando por paisagens fantásticas.

Uma ótima opção é a caminhada de um dia para a cachoeira da Lavrinha que fica na parte de São Roque de Minas e tem um percurso de 30 km até a parte alta da cachoeira Casca D’anta. Com a grande quantidade de cachoeiras, o parque se torna um paraíso pra quem gosta de praticar rapel. O principal ponto é a Cachoeira da Chinela, que também é conhecida como Cachoeira 7 Quedas.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr bartvandorp

Comentários